Começando com o Evernote

Introdução

Bem-vindo ao Evernote! Estamos contentes que você esteja aqui. Gaste alguns minutos utilizando este guia para aprender algumas noções sobre o Evernote. Iremos apresentá-lo a variadas funcionalidades e conceitos do Evernote que irão ajudá-lo a começar a se lembrar de tudo.

Antes que nós comecemos, estão aqui alguns termos que serão usados durante todo este documento:

Nota : Um elemento único guardado no Evernote.

Caderno : Um recipiente para notas.

Sincronizar : O processo pelo qual as notas do Evernote são mantidas atualizadas em todos os seus computadores, telefones, dispositivos e na Web.

Conta : Um nome de usuário e senha que permite ao Evernote identificar as suas notas e mantê-las disponíveis para você em qualquer lugar.

Próximo

Pronto? Vamos começar

Instalando o cliente desktop do Evernote

Nosso cliente desktop oferece uma interface completa e poderosa para gerenciar tosas as suas notas e cadernos do Evernote no seu computador Windows ou Mac. Eles gastam somente alguns minutos para instalar, então vamos fazer isso já.

Primeiro, faça download do programa de instalação. Abra seu navegador favorito e visite o site do Evernote em www.evernote.com. O site irá detectar automaticamente qual tipo de computador que você está usando e providenciar a opção de download correta:

opção de download

Usuários Windows

Faça o download do executável de instalação e salve-o em qualquer lugar do seu PC Windows. Quando o download estiver completo, dê um clique duplo no arquivo para iniciar o instalador. Se você preferir, pode opcionalmente configurar o local da instalação do Evernote.

Instalador Windows

Quando a instalação estiver completa, clique Finish. Para executar o Evernote, clique no ícone dentro da pasta do Evernote no menu Todos os Programas:

Ícone do Evernote

Próximo

Parabéns — você instalou com sucesso o cliente desktop do Evernote. Agora, vamos criar sua conta de usuário.

Criando sua conta de usuário do Evernote

Observe: se você já se registrou em uma conta do Evernote em www.evernote.com, você pode pular esta etapa. Simplesmente insira seu nome de usuário e senha que você escolheu quando completou o processo de criação da conta.

Na primeira vez que você abrir o Evernote, você será solicitado a inserir seu nome de usuário e senha, ou criar uma nova conta do Evernote. Para criar uma nova conta do Evernote, clique "Obtenha uma conta grátis do Evernote agora":

Tela de lançamento - Bem vindo ao Evernote

Clicar neste link abrirá uma nova janela onde você pode inserir suas informações e escolher um nome de usuário e uma senha:

Escolhendo um nome de usuário e senha

Uma vez que você tenha preenchido todos esses campos, clique em "Registrar". Isso criará sua conta e imediatamente entrará em sua conta no seu cliente desktop do Evernote.

Próximo

Agora que o cliente Evernote para desktop está instalado e você criou sua conta, vamos abordar rapidamente como criar notas de texto simples.

Criando sua primeira nota

O Evernote pode armazenar diferentes tipos de conteúdo, sendo o mais comum é o simples texto, seja em uma nota escrita para você mesmo, seja uma parte de uma página da web que você gostaria de salvar ou um e-mail que você recebeu e quer se lembrar, o Evernote sabe como lidar com ele. Tendo isso em mente, vamos criar nossa primeira nota.

No topo da janela principal do Evernote você encontrará uma grande botão chamado "Nova nota":

Botão Nova nota

Clique neste botão e o Evernote criará uma nova nota e colocará o cursor dentro do corpo da nota:

Corpo da nota

Você pode titular a nota como quiser. Para este exemplo, um título simples:

Título da nota

Agora, clique no corpo da nota e comece a digitar!

Texto no corpo da nota

É simples assim. Se você quiser, você pode estilizar o texto mudando a fonte, aumentando ou diminuindo o tamanho ou mudando a cor. Você também pode colocar o texto em negrito, itálico e sublinhado — todas essas opções estão disponíveis na barra de ferramentas disponível acima do corpo da nota.

Barra de ferramentas da nova nota

Uma vez que você tenha terminado de digitar sua nota, você não precisa fazer mais nada. O Evernote irá salvar e sincronizar automaticamente sua nova nota com o Evernote na Web. Esta mesma nota estará disponível em todos os seu dispositivos onde o Evernote estiver instalado.

Próximo

Há várias outras maneiras de personalizar sua nota (adicionar etiquetas, escolher o caderno de destino etc.), mas esse é um bom começo. Agora, vamos ver como é fácil adicionar imagens ao Evernote.

Adicionando sua primeira imagem

O Evernote é uma grande ferramenta para salvar qualquer tipo de informação, não apenas texto. De fotos engraçadas da sua família ou fotografias das suas etiquetas favoritas de vinho à uma pilha de cartões de negócios que você coletou numa conferência recente ou o quadro da última reunião de estratégia, o Evernote torna extremamente simples adicionar qualquer tipo de imagem à sua conta e mantê-las para sempre.

Digamos que você tenha uma imagem na área de trabalho do seu computador e gostaria de adicioná-la ao Evernote:

Imagem na área de trabalho

Abra a janela principal do Evernote, clique no botão "Nova nota" novamente, preencha o título da sua primeira nota com imagem e arraste a imagem diretamente ao corpo da nota:

Imagem no corpo da nota

A mesma técnica pode ser usada quando estiver salvando imagens pela web. Simplesmente clique e arraste sua imagem:

Imagem sendo arrastada da janela do navegador

E solte sua imagem no corpo da mensagem. Pronto!

Imagem sendo arrastada para dentro de uma nota

Você também pode arrastar imagens diretamente em um caderno específico e, se você for um usuário do Mac, diretamente no ícone no Dock.

Como o texto que criamos na última seção, a sua nova imagem na nota será sincronizada com o Evernote na Web automaticamente dentro de alguns minutos. Depois disso, será acessível de qualquer lugar onde você tenha instalado o Evernote — incluindo o seu smartphone.

Próximo

Agora que aprendemos a adicionar imagens ao Evernote, vamos demonstrar como a sincronização do Evernote as torna (e todas as suas outras notas) disponíveis em qualquer lugar.

Entendendo a sincronização do Evernote

Apesar do Evernote ser imensamente útil como um agregador de notas desktop, seu verdadeiro poder está na sua habilidade em sincronizar suas notas com o Evernote na Web. Isso permite que você crie e encontre suas memórias em virtualmente qualquer computador, navegador ou telefone.

Isto significa que você pode capturar uma receita de pão de milho na web a partir do seu Mac, lê-la no seu iPhone quando estiver na mercearia comprando os ingredientes e consulta-la no PC com Windows do seu amigo quando estiver na casa dele preparando-se para fazer o pão de milho. O Evernote na Web está constantemente atualizando todos os seus computadores e dispositivos com a última versão das suas notas, por isso onde quer que esteja, você terá sempre a informação certa.

Todos os aplicativos do Evernote estão em contato regularmente com o Evernote na Web. Sempre que uma nova nota é criada ou editada em qualquer um dos seu dispositivos com o Evernote, a nota é enviada para o Evernote na Web, de onde todos os seus outros dispositivos irão baixa-las na próxima sincronização.

Diagrama de sincronização

O Evernote para Windows ou Mac irão sincronizar automaticamente suas notas com o Evernote na Web a cada poucos minutos, mas você pode sincronizar manualmente a qualquer hora clicando no botão "Sincronizar":

Botão Sincronizar (no Mac)

Próximo

Salvando conteúdo da Web

Salvar conteúdo da Web

Salvar conteúdo da web para a sua conta Evernote é rápido e fácil com o Evernote Web Clipper. Funciona de maneira diferente dependendo do navegador que você usar, mas é tão fácil como destacar parte da página web que está visualizando e clicar num botão na barra de ferramentas do seu navegador. Vemos ver um exemplo rápido:

Aqui está um conteúdo que realcei em uma página da Web e gostaria de salvar em minha conta do Evernote:

Texto seleccionado na página web

Apenas clico no botão Evernote na barra de ferramentas do meu navegador:

Botão Evernote na barra de ferramentas do Firefox

E uma nova nota é criada para mim, com o conteúdo que destaquei:

Nota capturada

A funcionalidade Evernote Web Clipper está disponível em todos os navegadores da Web modernos. Para instalar o Web Clipper em seu navegador preferido, visite a página Produtos. Independente do navegador utilizado, a instalação levará apenas um minuto e facilitará salvar conteúdo da Web.

Próximo

Definindo lembretes

Definindo lembretes

Lembretes são uma ótima maneira de acompanhar notas que contenham informações sensíveis ao tempo ou que que precisem ser concluías para tarefas futuras.

Defina um Lembrete para qualquer nota ao abri-la e clicar ou tocar no ícone Lembrete.

uma nota mostrando o botão de lembrete
um seletor de data

Para Lembretes sensíveis ao tempo, você também pode definir uma data de conclusão.

Lembretes são exibidos na Lista de pendências na parte superior da sua Lista de notas, onde eles podem ser armazenados, classificados, editados e muito mais.

lembretes listados acima de miniaturas de notas

Abra um caderno para exibir somente esses Lembretes ou criar novos lembretes dentro desse caderno.

lembretes listados dentro de um caderno

Você pode optar por receber emails nos dias em que lembretes foram definidos.

lembretes listados dentro de um caderno

Após concluir uma tarefa associada a um Lembrete, marque-a na lista de Lembretes. Marcar um Lembrete não exclui a nota original. Para marcar um Lembrete, basta clicar na caixa de seleção ou deslizar para a direita no iPhone, iPad e iPod Touch.

marcando um lembrete como concluído

Próximo

Próximos passos

Próximos passos

Agora que você já instalou com sucesso o Evernote e já o utilizou um pouco no seu computador, aqui estão alguns dos próximos passos para integrar totalmente o Evernote na sua vida digital:

Se você tiver quaisquer perguntas, esteja certo de procurar na coleção crescente de perguntas frequentes e artigos de suporte na nossa Base de Conhecimento oficial. Se você precisar de ajuda, nós temos um grupo de suporte dedicado pronto para responder às suas perguntas.

Obrigado por usar o Evernote!