Productivity • Using Evernote

Os 4 Ds para criar um hábito

Na postagem de blog recente do Evernote “4 maneiras simples de acabar com seus maus hábitos“, você aprendeu sobre o Ciclo do Hábito e o papel que ele desempenha na sua vida. Compreender a Deixa, Desejo, Resposta e Recompensa do Ciclo do Hábito pode ajudar você a identificar padrões de comportamento negativo que se tornaram automáticos na sua vida, geralmente sem você perceber.

Porém, quando um hábito é automatizado, é muito difícil de quebrá-lo, porque ele ocorre na parte mais primitiva do cérebro: os núcleos basais. Na vida real, a maneira mais eficaz de romper com um mau hábito para sempre é substituí-lo por um hábito positivo.

Então vamos aprofundar um pouco mais na criação de hábitos e como você pode mudar seu comportamento para ter hábitos positivos, como planejar sua semana, limpar sua caixa de entrada, ou até se tornar uma “pessoa matinal” de maneira mais fácil e mais consistente a cada dia.

21 dias: mito ou verdade?

Você já deve ter ouvido que leva 21 dias para formar um hábito; acontece que isso não é totalmente verdade. A ideia foi sugerida por um cirurgião plástico que observou que seus pacientes levavam em média 21 dias para se acostumarem aos seus novos rostos. Só que pesquisas mais recentes sobre o assunto feitas por Philippa Lally et al. na Universidade de Londres, descobriram que as pessoas levam uma média de 66 dias para criar um novo hábito, com os resultados variando de 15 a 254 dias. Porém, uma coisa se mantém como verdade: quando mais repetimos um hábito sob as mesmas circunstâncias, mais fácil fica.

Enquanto que o domínio do Ciclo do Hábito vai ajudar você a construir hábitos melhores a curto prazo, isso não leva em conta todos os elementos que você precisa levar em consideração antes de fazer uma mudança de vida; elementos estes que, se ausentes, podem sabotar seu sucesso.

Então, aqui estão meus 4 Ds de Criação de Hábitos, também conhecidos como o Método de Hábito: Desejo, Decisão, Design e Disciplina.

Existe Desejo?

Desejo é a primeira, e talvez mais importante, parte da criação de um hábito. Você precisa ter um grande desejo pelo novo hábito, e entender o porquê você quer.

Qual é a meta que você busca atingir? Por que ela é tão importante na sua vida? Sem o desejo verdadeiro, sua determinação será fraca quando as coisas ficarem difíceis. Seu desejo é o que vai dar combustível pro fogo quando ele começar a apagar.

Normalmente, nossos pensamentos trabalham contra nós, danificando nossas tentativas antes mesmo de começarmos. Mas quando você foca no desejo e tem consciência do que quer atingir e do motivo, seus pensamentos e crenças estarão alinhados, te apoiando na hora de você mover na direção das suas metas.

Experimente manter um diário para capturar seus pensamentos diários em relação ao seu novo hábito, para se certificar que eles estejam impulsionando seus esforços. Seus pensamentos positivos serão o sistema de apoio para o seu desejo, levando você rumo ao seu novo hábito.

A Decisão foi tomada?

Tomar a decisão de seguir adiante transformará seu desejo em ação. Quando você decide que vai fazer algo, isso precisa ser um compromisso. Saia de decisões pela metade e faça uma promessa própria que você fará o que for necessário para atingir as metas que você definiu.

Decidir o que você quer e se certificar que é sua prioridade principal é essencial para o sucesso. Mas, geralmente nos confundimos com qual direção tomar e o que fazer depois. A Matriz Eisenhower pode ajudar você a identificar suas prioridades e garantir que a direção que você escolheu é a certa para sua vida agora. Assim que você tomar a decisão, essa clareza ajudará na hora de seguir adiante sem medo.

Separe um tempo para fazer o Design do seu hábito

Agora que você sabe o que quer e se comprometeu a chegar até lá, precisa fazer um plano. Como você vai conquistar esta meta? O que você precisa para começar? Quem te dará apoio? Separar um tempo para esclarecer isso agora deixará menos oportunidades para interromper seu progresso mais tarde.

Pensar no seu plano com antecedência e ter ferramentas e técnicas ajudará você a iniciar sua ação. A Tela do Hábito é um recurso que pode ajudar você a planejar seu novo hábito, prestar atenção aos 4 Ds e aumentar suas chances de sucesso.

Você tem a Disciplina?

Só a força de vontade e disciplina não são suficientes para formar novos hábitos, mas esta desempenha um papel importante no processo. Até que seu hábito se torne natural, você precisará confiar na disciplina para ajudar você a estabelecer as novas rotinas. Usar o modelo Acompanhador de Hábito do Evernote manterá você motivado enquanto trabalha rumo à automatização do seu hábito.

Para que a disciplina dê certo, ela também requer um bom comando sobre os seus pensamentos. A meditação pode ajudar você a segurar a ‘mente do macaco‘ e gerenciar melhor seus pensamentos negativos que não contribuem pra nada. Insight Timer é uma ótima ferramenta para meditadores iniciantes e avançados que diz ter a maior biblioteca grátis de meditações guiadas no mundo.

BONUS: O seu Ambiente é o certo?

É um elemento que é sempre deixado de lado, mas seu ambiente tem uma grande influência sobre o seu estado mental e estado de ser. Até Charles Darwin admitiu que ele não colocou ênfase suficiente no ambiente em sua teoria da seleção natural!

Quando seu ambiente é desenhado de maneira otimizada, fica mais fácil para você realizar as ações regulares necessárias para criar seus novos hábitos. Porém, um ambiente desafiador não é uma desculpa para parar ou desistir. Talvez seja necessário mais planejamento e adaptação, e um pouco mais de design criativo e disciplina, mas se você tem os 4 Ds, suas ações ainda te levarão ao sucesso. Não importa o que aconteça, realize ações diárias para garantir que o seu ambiente está te dando suporte ao invés de te sabotar.

Alguns hábitos positivos para começar

Se você está em busca de inspiração, aqui estão alguns hábitos poderosos que podem transformar sua produtividade e impactar de maneira positiva outras áreas de sua vida.

  1. Comece uma revisão semanal. Use o modelo Revisão Semanal do Evernote para ajudar você a ficar no controle de sua carga profissional e de sua vida. Crie uma tarefa recorrente no seu calendário na sexta-feira à tarde para revisar a semana e planejar a próxima. Você encontra o checklist de revisão semanal de David Allen aqui.
  2. Planeje sua vida. Crie o hábito do planejamento com os modelos de planejamento diário, semanal, mensal e anual do Evernote para manter seu trabalho em ordem e levar foco às suas metas. Separar um tempo para planejar reduzirá o caos na sua vida e deixará mais fácil para você atingir suas metas.
  3. Conquiste a caixa de entrada zerada. Pare de usar sua caixa de entrada como sua lista de tarefas, e armazene suas tarefas e metas diretamente no Evernote. Integrações para Gmail e Outlook permitem que você encaminhe e-mails da sua caixa de entrada diretamente para o Evernote, dando um lugar para você armazenar todas as suas coisas, e ter mais organização e controle. Merllin Mann, o cara que nos fez acreditar que caixa de entrada zerada é uma possibilidade, tem várias dicas no seu site sobre como ajudar você a atingir esta meta até então fugitiva.

Criar hábitos positivos é mais do que coragem e determinação; existe um método comprovado que você pode seguir para aumentar bastante suas chances de sucesso. Com mais reflexão e um pouco de planejamento, você estará no bom caminho para criar os hábitos positivos que sempre desejou.

Organize seu trabalho e desafogue sua vida com o Evernote.

Cadastre-se Gratuitamente