Usando o Evernote

5 dicas para se organizar na segunda-feira

Quem nunca passou por essa situação? Você começa a segunda-feira preocupado com a quantidade de coisas para organizar em casa e no trabalho e promete que, a partir da próxima, vai ser mais organizado, acordar mais cedo, não se atrasar, arrumar o guarda-roupa… mas chega a semana seguinte e a desordem continua.

A falta de planejamento e organização nos obriga a dar mais atenção às coisas urgentes que surgem ao longo da semana, adiando o que já era para ter sido feito, como pequenos consertos em casa, ou organização de arquivos no trabalho. Além disso, nos faz gastar mais tempo do que o necessário com algumas tarefas.

Deixar a semana mais produtiva e organizada logo na segunda-feira pode parecer difícil, mas algumas dicas bem simples podem causar um efeito muito positivo em sua vida. Abaixo, listamos algumas delas.

 

CASA

Defina as tarefas domésticas

Você pode levantar um pouco mais cedo na segunda-feira, ou, se preferir, dedicar poucos minutos do domingo para definir quais tarefas domésticas devem ser executadas durante a semana para, em seguida, definir qual o melhor dia e horário para cada uma delas. Ao dividir as tarefas de casa ao longo da semana, você otimiza seu tempo após o trabalho e aproveita melhor as últimas horas do dia.

Faça uma lista de compras

Após definir a lista de tarefas, certifique-se de que você tem em casa o material necessário para executá-las. Em seguida crie uma lista para incluir tudo o que você precisa comprar durante a semana. O ideal é que você compartilhe a lista com seus familiares ou roomates para facilitar na elaboração da lista e compra dos produtos. Por isso, crie uma nota em um caderno compartilhado.

Dicas:

1. Renove a lista a cada semana, incluindo produtos no momento em que eles acabarem, assim você não se esquece de comprá-los quando estiver no mercado!

2. Separe a lista por estabelecimento, como supermercado, quitanda, padaria, loja de departamentos, petshop, etc…

TRABALHO

Agende suas atividades

Ao começar a semana, crie uma lista das pendências que precisa resolver durante a semana, definindo prazos e nível de prioridade para cada uma delas. É importante determinar quanto tempo você vai gastar com cada uma, para evitar se frustrar ao fim de um dia pouco produtivo.

Evite agendar muitas reuniões em um mesmo dia e sempre considere o tempo de deslocamento para reuniões externas. E antes de agendar, pense: essa reunião é realmente importante? Alguns assuntos podem ser alinhados por meio de um caderno compartilhado, pelo Work Chat do Evernote, ou por meio de ferramentas como o Google Drive, agora integrado com o Evernote.

 

Dedique-se a uma coisa de cada vez

Ao definir suas tarefas e prioridades, fica mais fácil conciliar o seu tempo com seus afazeres, incluindo aqueles que surgem de última hora. Uma dica para que o planejamento funcione bem é dedicar-se a uma tarefa de cada vez.

Organize sua caixa de e-mails

Manter a caixa de e-mails sempre limpa e organizada é essencial para evitar gastar tempo procurando um e-mail importante justamente no momento em que você mais precisa dele. Por isso, dedique-se apenas uma vez a organizar sua caixa de mensagens e aproveite os benefícios da organização.

Se você usa Outlook em seu trabalho, aproveite as vantagens do Evernote para Outlook. Com essa ferramenta, você pode adicionar qualquer conversa ao Evernote e separar por cadernos de acordo com os assuntos e clientes.

Dica: Aplicativos como o GotDone e FacileThings sincronizam com o Evernote e te ajudam a se manter produtivo e organizado.

Faça um upgrade nas suas notas com o Evernote Premium.

Seja Premium