40% off Evernote Premium. Limited time offer.

Last chance! Get 40% off Premium. Expires 9/16.

Get Premium

Notícias Evernote

Atualização de 2020: Nosso progresso e o caminho à frente

É janeiro, um novo ano começou, então é um momento apropriado para uma atualização sobre onde estamos em nossos esforços para levar um Evernote melhor para você.

Um ano atrás, nos meus primeiros dias como CEO da Evernote, disse que para levar o Evernote para frente, precisávamos começar através da melhoria de suas bases. Defini três metas como nossas prioridades para 2019:

  1. Queríamos criar uma experiência Evernote mais coerente e mais consistente; uma experiência que corrija os recursos essenciais dos quais todos nós dependemos.
  2. Decidimos alterar a maneira que desenvolvemos e entregamos software, para que possamos enviar melhorias e novos recursos mais rapidamente e com qualidade melhor.
  3. Estamos comprometidos em melhorar a infraestrutura de base que impulsiona o Evernote, para que possamos entregar um serviço com a velocidade, confiabilidade e escalabilidade que todos nós esperamos.

Estou feliz em dizer que tivemos um progresso significativo em todas estas metas, até mesmo além do progresso que compartilhamos regularmente ao longo do ano. Já vou chegar nisso.

Mas primeiro, é importante ser muito honesto sobre onde estamos. Conforme entramos em 2020, ainda não atingimos tudo que buscamos conquistar um ano atrás. Ainda temos que atingir alguns grandes marcos na entrega das três metas acima. Não estamos onde nenhum de nós (a equipe Evernote, nossos clientes, nossa comunidade ou nossos parceiros) gostariam que o Evernote estivesse neste momento.

O buraco mais visível em nosso plano de entrega foi nossa falha em enviar novos aplicativos móveis e de desktop em versão geral. Minha melhor estimativa é que estamos com 3 a 4 meses de atraso nos planos. Certamente não é por falta de tentativa ou de foco. Mas, alguns obstáculos acabam sendo mais difíceis de superar do que você pensa quando inicia uma jornada, e tivemos muita superação até agora em nossa jornada.

O resultado é que muitas das melhorias que demonstramos em nossos vídeos Bastidores ainda não estão prontas para você usá-las. Isso é decepcionante para você, e é decepcionante para nós. Continuaremos a trabalhar duro para levar estas melhorias ao mercado, para que todos possamos desfrutar de um Evernote melhor, e começar a inovar rapidamente sobre esta base aprimorada.

Mas, o ano passado não ficou totalmente sem conquistas significativas. Vou recapitular por um momento alguns dos destaques que tivemos juntos em 2019:

A reação coletiva de vocês ao novo editor de notas, disponibilizado em nossa experiência web, foi muito positiva. O processo metódico que seguimos para fazer testes beta, reunir feedback, fazer melhorias, e lançar de maneira incremental o novo editor de notas foi muito efetivo. E o primeiro lançamento do novo editor de notas é só o começo, planejamos continuar a melhorá-lo durante os meses que seguem.

Nossa nova experiência de pesquisa, também foi disponibilizada no aplicativo web, e teve uma resposta extremamente positiva. Modelamos este processo de lançamento no que aprendemos com o editor. Durante o beta da pesquisa, fizemos mudanças na funcionalidade e melhorias nos algoritmos de relevância, além de encontrar e corrigir erros. Continuamos a receber feedback dos clientes sobre como eles imaginam que esta interface de pesquisa se encaixa na sua experiência desktop. Continuaremos investindo em pesquisa nos próximos meses.

Criamos um novo canal de comunicações usando nossos vídeos dos Bastidores, equilibrando a transparência sobre no que estamos trabalhando com a realidade pragmática de onde estamos no processo. A empresa inteira ficou inspirada pela maneira construtiva que você recebeu, reagiu a, ou abordou estes vídeos; em muitos casos, fornecendo feedback que refinou a trajetória do trabalho antes ainda de nossos lançamentos iniciais no mercado.

E do ponto de vista de negócios, o Evernote continuou a crescer. Encerramos 2019 com mais assinantes do que quando entramos, gerando fluxo de caixa positivo para o ano. Um balanço patrimonial saudável pode não parecer inicialmente um destaque, mas uma Evernote financeiramente sensata é uma empresa na qual você pode confiar por muito tempo.

Se você está seguindo o ano inteiro, nada do que eu disse é novidade. Então, agora vou falar sobre algumas conquistas recentes que ainda não falamos muito:

  • uma experiência web moderna e redesenvolvida,
  • o primeiro lançamento em prévia de nosso cliente móvel refeito, e
  • uma migração de dados bem-sucedida na nuvem.

Em dezembro, lançamos uma versão completamente redesenhada de nossa moderna experiência web para um pequeno grupo de clientes. E, como planejado, ninguém percebeu. De fora, esta versão é quase idêntica ao que a maioria de nós usa diariamente. Mas por dentro, sua base de códigos foi substancialmente renovada em cima de uma nova biblioteca de códigos que governa as comunicações entre cliente e nuvem (mais sobre isso mais tarde). Isso foi uma grande entrega na segunda meta que defini para o Evernote no começo de 2019. Nosso objetivo com esta iniciativa era trocar algumas sustentações velhas e enferrujadas por uma nova base brilhante, sem ninguém perceber. E por enquanto, tudo certo. Continuaremos a fazer lançamentos nos próximos meses até 100% de nossos clientes web estarem na nova e aprimorada infraestrutura do cliente.

Novamente em dezembro, lançamos a primeira versão de nossos aplicativos iOS e Android completamente reconstruídos para um pequeno grupo de testadores beta. Estes aplicativos (exibidos em um vídeo Bastidores de dezembro) demonstram como estamos tentando entregar nossas duas primeiras metas, com design móvel e funcionalidade consistente com as inovações que fizemos no cliente web. Isso inclui adaptar o novo editor de notas e nova pesquisa para a tela pequena, pistas de navegação consistentes, e melhorias feitas em uma plataforma aplicadas a ambos aplicativos móveis (por exemplo, etiquetas agora são cidadãs plenas no iOS e Android).

Nada do que ocorreu acima teria sido possível sem nossos testadores do Programa Beta. O feedback de vocês é crucial para nos ajudar a construir aplicativos que atendam suas necessidades. Então, por favor, continuem. Ainda temos muito trabalho a fazer tanto na funcionalidade quanto na performance, mas continuaremos a fazer lançamentos nos novos aplicativos móveis nos próximos meses.

Como indiquei acima, tanto o novo lançamento web redesenhado e os clientes móveis reconstruídos compartilham a mesma biblioteca de códigos que governa a comunicação entre aplicativo e nuvem. Apesar disso não parecer relevante para você como usuário, alinhar nossas bases de código e arquitetura interna por todos os aplicativos Evernote é um grande passo rumo a uma melhor experiência Evernote para todos. Isso resulta em um comportamento de serviço que é previsível e consistente entre as plataformas (por exemplo, a sincronia deve funcionar da mesma maneira em dispositivos diferentes). Isso também minimiza os bugs ao reduzir o volume de códigos que precisamos testar e simplifica e acelera nossa capacidade de encontrar e corrigir bugs quando ocorrem.

E finalmente, o que ninguém percebeu (e, de novo, isso é uma coisa boa!) é que desde o final de novembro, 100% do seu conteúdo de nota agora é sincronizado e servido por um sistema de armazenagem completamente novo em nossa nuvem. Isso é um passo incrível rumo à nossa terceira meta. Mover mais de 9 bilhões de notas em um serviço corrente de uma arquitetura de armazenagem para outra, sem ninguém perceber, e sem ficar fora do ar, é como trocar o pneu de um ônibus enquanto ele está andando. Foi necessária uma migração cuidadosa da (atenção para linguagem de geek a seguir) arquitetura legado que, durante anos, formou a base da arquitetura do servidor Evernote, para uma implementação escalável horizontal e na “nuvem”. Ainda há mais coisa a ser fazer pela frente (próximo: compartilhar permissões), mas quando concluirmos esse processo, teremos eliminado um dos grandes bloqueios da nossa capacidade de inovar; uma restrição que estava prendendo o Evernote há anos.

Estas conquistas mais recentes são blocos de construção de base para entregar as três metas que definimos para a Evernote no começo de 2019. Naquela época, pedi para você ser paciente conosco, e como disse acima, estamos atrasados. Nenhum de nós está feliz em entrar 2020 ainda pedindo para você ser paciente. Mas a boa notícia é que agora temos nós mesmos (e você!) na plataforma de lançamento.

O cliente web redesenvolvido (em lançamento limitado), os novos clientes móveis (em prévia), e os (até agora não-lançados) novos clientes para Windows, Mac e (SIM!) Linux, junto com as contínuas migrações de dados e rearquiteturas que estamos fazendo na nuvem, prepararão o Evernote para conseguir inovar e ser distribuído com qualidade, e em uma velocidade que não vemos há muito tempo.

E o que é mais emocionante para mim (e, espero que para todos vocês), é que a linha de “chegada” para corrigir o básico, não é uma linha de chegada. É o ponto de partida de uma nova corrida: a corrida rumo a uma nova geração de inovação e melhoria na experiência Evernote. Em alguns cantos silenciosos do Evernote, já começamos essa corrida, e estou ansioso para compartilhar esse trabalho com você quando chegar a hora.

Obrigado por sua paciência e apoio constantes. Estamos continuando a trabalhar bastante para encher você de orgulho, para corresponder e continuar ganhando a confiança que você coloca em nós, e entregar um Evernote pelo qual todos nós poderemos nos apaixonar novamente. Junto, vamos deixar o Evernote #everbetter.

Organize seu trabalho e desafogue sua vida com o Evernote.

Cadastre-se Gratuitamente