As férias de julho passaram voando, e por incrível que pareça, as crianças já voltaram às aulas. Para alguns, será a primeira vez em um novo ambiente, mudando do ensino fundamental para o ensino médio, ensino médio para faculdade, ou mudando para uma nova escola. É claro que essas são experiências novas, que podem ser ao mesmo tempo empolgantes e intimidadoras para os alunos, mas também pode ser o mesmo para os pais e responsáveis. E, se você é um desses que tem um adolescente nessa faixa etária, pode ser útil saber que vocês não estão sozinhos nas suas preocupações. Então, estamos deixando a temporada de volta às aulas bem mais fácil ao fornecer algumas dicas e truques para guardar na sua manga.
O que faz esta temporada escolar ser diferente?
O planejamento de volta às aulas sempre foi um ritual idêntico todos os anos, mas a pandemia acabou com isso em 2020. Agora, as coisas que os pais e responsáveis achavam normais na experiência volta às aulas podem estar bem diferentes. Recomendações de saúde provavelmente continuarão evoluindo, e sem dúvida que sempre haverá a possibilidade de mudança a qualquer momento, então a melhor maneira de seguir adiante é reconhecendo que a imprevisibilidade faz parte do novo normal. Espere o inesperado e incorpore essa preparação no seu guia de sobrevivência escolar. Isso pode incluir coisas como:
- Ter um plano caso ocorra outra onda ou uma questão de saúde parecida. Prepare-se caso seja necessário manter seu filho em casa tendo aulas à distância.
- Manter-se em contato com outros pais e responsáveis na escola do seu filho para ter acesso a informações e suporte. Eles podem avisar sobre novidades e fornecer ajuda como carona, grupos de estudo e recursos compartilhados similares.
- Certificar-se que você está bem inteirado com os protocolos e exigências atuais da escola.
- Falar com seus filhos sobre quaisquer preocupações que eles possam ter sobre como será este ano escolar para eles.
Ajudar seus filhos a se ajustarem às mudanças.
O COVID-19 mudou a vida diária, e em muitos aspectos, ainda estamos nos recuperando. Mesmo se a escola dos seus filhos já tiver voltado ao ritmo pré-pandemia, as coisas ainda podem parecer diferente apenas porque estamos um pouco destreinados. As crianças lidam com mudanças do jeito delas, e só você sabe como a sua vai se ajustar. Mas sempre fique de olho, pois mesmo se as coisas parecem estar de voltar ao “normal”, seus filhos podem ter pensamentos e sentimentos que não são nada comuns.
Certifique-se que seus filhos se sintam confiantes em expressar o que sentem para você e que saibam que podem conversar com você se estiverem com dificuldades, e não se esqueça de dar apoio para que eles possam resolver quaisquer problemas que apareçam. Entenda que talvez seja necessário mudar sua agenda de repente para se preparar para aulas online e perturbações parecidas. Preparar um calendário de aprendizado virtual com antecedência, mesmo se você não for usá-lo, pode ajudar você e seus filhos a lidarem com o impacto de eventos inesperados de maneira mais fácil.
Implemente medidas de saúde
Com o COVID-19 ainda circulando, novas doenças aparecendo, sem contar com aquelas mais comuns como gripes e resfriados, a probabilidade de ficar doente ainda é alta neste ano. Apesar das restrições estarem sendo removidas em muitos lugares, ainda há protocolos de saúde que você e sua família devem ficar atentos. A maioria é bem simples: lavar as mãos sempre que possível, manter distância social na escola, e usar uma máscara e outras medidas de proteção fora de casa. Manter estes padrões para sua casa pode ajudar a se proteger contra doenças não só para a saúde da sua família, como para a estabilidade e previsibilidade de sua rotina, mesmo se os calendários escolares mudarem do nada.
Dica especial: Protocolos de saúde são muita coisa para crianças absorverem, especialmente se eles vêm junto com dever de casa e outras coisas que eles precisam acompanhar. Listas de verificação detalhadas no Evernote podem ajudar você a apresentar esta informação de maneira clara e lógica para que entendam exatamente o que precisam fazer para se manterem seguros e com saúde.
Nós entendemos!
A temporada de volta às aulas neste ano pode parecer frustrante. As circunstâncias ainda são muito novas, e não há muito precedente para servir de apoio. Mas, como vimos diversas vezes nos últimos anos, seres humanos são resilientes e podem se ajustar rapidamente. Apesar de termos esperança que as circunstâncias só melhorem, sempre é bom antecipar e se preparar para o inesperado. Um guia de sobrevivência escolar que leva em consideração coisas como fechamento surpresa, ensino virtual e outros aspectos do novo normal pode ser essencial na hora de navegar pelos desafios.
A volta às aulas não deve ser a volta ao stress
Mudar pode ser assustador, mas os desafios dos últimos anos não necessariamente precisam interferir com o aprendizado dos seus filhos. Apesar de situações desafiadoras continuarem aparecendo, novas tecnologias existem para ajudar você a enfrentá-las, colocando a capacidade organizacional superior na ponta dos seus dedos para você enfrentar situações desafiadoras. Aplicativos como o Evernote ajudam você a comunicar mudanças rapidamente e manter todos no circuito com relação às mudanças súbitas. A única forma de navegar o período de volta às aulas em 2022.