Produtividade

Quebre a Monotonia para Acender a Inspiração

Às vezes, grandes ideias aparecem do nada. Talvez você esteve focando em um problema difícil durante dias, sem conseguir enxergar o fim, e aí do nada uma solução criativa cai no seu colo.

Estes flashes de brilhantismo raramente acontecem quando você estaciona na sua mesa o dia inteiro, com foco completo em um único projeto. Apesar de ser importante focar, fazer isso demais em uma única coisa pode causar uma limitação de visão mental, fechando você para novas ideias. O resultado disso é que seu trabalho pode começar a se sentir mundano e sem inspiração.

Com prazos se aproximando rapidamente ou colegas te cutucando em busca de atualizações de status, sempre há um motivo para permanecer com a cabeça baixa e a mente fechada. É por isso que estamos oferecendo quatro estratégias simples para estar mais aberta/o à inspiração, cada uma com sua própria “otimização do tempo” para que você consiga encaixar na sua vida, sem preocupações.

1. Convide alguma coisa nova

De acordo com os psicólogos Todd Thrash e Andrew Elliot, as pessoas tendem a se inspirar mais quando estão abertas a novas experiências. Então é só uma questão de se afastar do problema atual, e seguir rumo a algo fora da sua rotina normal para liberar sua mente de maneira deliberada e abrir caminho para ideias novas.

Fazer intervalos no seu dia de trabalho encoraja a ebulição de novas ideias. Enquanto sua mente relaxa, mantenha um diário livre onde você capture suas ideias, não importa se sejam aleatórias ou não. Ninguém mais vai ler isso, então não se preocupe em editar ou censurar a si.

Quando você quer algo mais fisicamente ativo, saia para uma dar uma volta e tire fotos de coisas que capturem sua atenção. Se você usar o Evernote, mantenha sua escrita à mão e imagens no mesmo caderno e consulte-os a qualquer momento se você ficar preso/a em um projeto e quiser uma corrente de novas ideias.

As ideias e imagens que você captura podem não se relacionar com o trabalho que você faz, mas esta prática pequena de consciência plena ajudará você a pensar em novas maneiras, o que pode levar a mais inspiração em tudo que você faz.

  • Dica de tempo: Crie tarefas de tamanho mínimo

Para criar seus tempos de interrupção de diários, experimente o Método de Ação desenvolvido pela Behance:

Divida cada um dos seus projetos de trabalho em pequenas tarefas gerenciadas chamadas “passos de ação”. Por exemplo, digamos que você precisa criar uma apresentação. Alguns dos seus passos de ação podem ser: Definir os pontos principais, juntar as imagens necessárias, escrever a introdução.

Após concluir um passo de ação, faça um intervalo de 5 a 15 minutos. Isso pode te dar alguns intervalos durante o dia, com pelo menos um deles sendo usados para adicionar ao seu diario.

2. Busque perspectivas diferentes

Já aconteceu de você pegar seu telefone para fazer algo relacionado ao trabalho e acabar perdendo meia hora nas redes sociais?

Se sim, não se sinta mal. Vamos te dar uma desculpa para fazer isso mais vezes.

Psicólogos na Universidade de Texas A&M descobriram que as pessoas se sentem mais inspiradas quando estão olhando trabalhos de outros que são parecidos só que mais bem-sucedidos. Isso não é uma questão de se comparar com ninguém. É mais de buscar conteúdo de qualidade no seu campo que venha de perspectivas diferentes.

Para fazer isso, pratique a consciência plena nos seus feeds de redes sociais. Quanto do seu tempo de tela as pessoas que postam memes de celebridades e fotos de gatos merecem? Experimente misturar algumas vozes ao buscar profissionais que façam ou digam coisas interessantes relevantes ao seu tipo de trabalho. Talvez encontre alguém que ajude você a aprender mais sobre a história da sua arte ou disciplina.

Purifique suas contas para que da próxima vez que você pegar seu telefone, acabe vendo conteúdo inovador relacionado à sua área de trabalho. Desta maneira, você ainda estará aproveitando um intervalo de redes sociais, mas com o bônus de ver materiais inspiradores. Salve qualquer coisa que acende uma ideia para um de seus projetos no Evernote, não importa se você está no seu computador ou dispositivo móvel.

  • Dica de tempo: 5 a cada 25

Se você já faz intervalos de redes sociais durante o dia, pode começar a fazer isso sem culpa. Mas, se você quer intervalos mais estruturados, experimente a Técnica Pomodoro. Recomendamos esta técnica antes devido à sua grande simplicidade:

Configure um cronômetro para 25 minutos. Quando o alarme tocar, faça um intervalo de 5 minutos. Após o intervalo, outro cronômetro de 25. Repita várias vezes.

3. Pratique sem pressão

De acordo com Thrash e Elliot, pessoas inspiradas tendem a ter suas melhores ideias após terem trabalhado em dominar suas habilidades. Em outras palavras, construir sua habilidade no que quer que você queria conquistar é como preparar o caminho para a inspiração que está por vir.

Isso não significa que a inspiração pode ser forçada ao forçar seus projetos. Significa que refinar sua arte pode ajudar você a extrair a inspiração mais facilmente.

Por exemplo, se você trabalha com design visual e luta com ilustrações, talvez você trabalhe em um pequeno projeto pessoal que foca em ilustração. Ou, se você é um gerente que tem dificuldades em motivar sua equipe, leia sobre psicologia da motivação. Não tem tempo de ler? Ouça um audiolivro no carro ou enquanto faz suas tarefas de casa.

Separar um tempo para esta prática deliberada longe das pressões do trabalho permite que você desenvolva no seu campo sem se preocupar em cometer erros.

  • Dica de tempo: marque a si mesmo

Para criar um bloco de tempo onde você pode trabalhar nas suas habilidades, dê uma olhada no seu calendário no começo de cada semana de trabalho. Encontre pelo menos 30 minutos de tempo livre e coloque na agenda, para que seus colegas de trabalho vejam que, durante aquele tempo, você está indisponível. Fácil assim, você tem um espaço sagrado na sua semana onde você pode refinar suas habilidades de trabalho.

4. Quando a inspiração bater, dê boas-vindas a ela

Uma das melhores maneiras de ter um estado aberto à inspiração é não estar fechado a ela.

Parece óbvio, mas pense em todas as grandes ideias que você já teve em momentos inconvenientes: a introdução perfeita para aquela apresentação que chegou para você na fila do mercado, a explicação para a anomalia nos dados financeiros que apareceu no meio da noite.

Se você falhou em capturar um insight fugitivo, não se preocupe. Isso acontece nas melhores famílias. Seus dias provavelmente são cheios de coisas que ocupam sua atenção, quase que impossibilitando você se separar quando a inspiração bate.

Para lidar com isso, mantenha suas ferramentas para capturar o brilhantismo inesperado sempre à mão. Sincronize sua conta Evernote em todos os seus dispositivos e use atalhos para manter as notas onde você captura inspiração sempre na ponta dos dedos. Se você prefere ficar offline depois do trabalho, carregue um caderno físico com você, ou coloque alguns em ambientes diferentes onde você mora. O que for mais fácil para você extrair as ideias na hora que elas aparecem.

  • Dica de tempo: sinta o poder do “não”

Coloque um espaço de manobra no seu calendário para ter mais liberdade para capturar boas ideias, mesmo se elas chegarem em momentos inconvenientes. Para fazer isso, proteja seu tempo dizendo “não” com mais frequência. É mais fácil falar do que fazer, mas lembre-se que você não tem obrigação de deixar outras pessoas explorarem seu cérebro quando quiserem, de aceitar todos os convites de reunião de última hora.

Se você tem dificuldade em recusar estes tipos de pedidos, experimente usar uma declaração de eu não em vez de eu não posso ou eu não vou. Estudos mostram que explicar porque você não faz algo é mais empoderador para você e mais provável de ser aceito por outras pessoas.

Por exemplo, se um colega de trabalho pede para você entrar em uma conference call com dez minutos de antecedência, você pode explicar que você não interrompe momentos de concentração agendados, exceto se for uma emergência, mas adoraria fazer um check in no fim do dia para saber como foi. Você pode descobrir que eles aceitam seu limite sem problemas.

Apesar de você não poder controlar quando a inspiração bate, pode controlar sua abertura a novas experiências, sua vontade de buscar perspectivas diferentes, e sua dedicação à sua arte, tudo isso pode fazer com que a musa da inspiração fique com mais vontade de te visitar.

Organize seu trabalho e desafogue sua vida com o Evernote.

Cadastre-se Gratuitamente