Produtividade

Destruindo lendas e construindo hábitos

Bons hábitos são importantes. Eles nos ajudam a resolver as necessidades de nossas vidas diárias com eficácia e facilidade. Trabalhar para ter bons hábitos todo dia para que se transformem em rotinas de longo prazo pode ajudar você a conquistar coisas incríveis.

Então, por que bons hábitos são tão difíceis de adotar? Há diversas explicações possíveis e, infelizmente, a maioria são lendas. Quando você está tentando construir uma nova rotina, é importante ir além destas lendas inúteis para definir práticas fortes.

Fonte: Shutterstock

Lenda: Construir hábitos leva X dias

A “Regra de 21 dias” é um grande exemplo de uma máxima aceita que não possui nenhuma base real. O ditado geralmente diz que leva 21 dias de prática para formar um hábito, mas o número exato varia de acordo com quem diz, geralmente indo de 28 a 60 dias. Há um bom primeiro sinal que a informação é suspeita.

Esta lenda parece ter originado com uma má compreensão de Dr. Maxwell Maltz, que realizou uma pesquisa abrangente sobre a percepção própria. Ele não descobriu o desenvolvimento de bons hábitos ligados a um calendário específico, mas as pessoas atribuem a ideia a ele mesmo assim.

A regra de 21 dias é simples e fácil de lembrar, e certamente três semanas de prática diária em um bom hábito pode ser útil. Mas a verdade é que as pessoas formam novos hábitos por conta própria e por motivos próprios. Em vez de correr atrás de uma conquista específica de calendário, procure as melhores formas de sustentar um hábito diariamente, e adapte-o às suas necessidades particulares. Você verá que a linha do tempo será feita por conta própria.

Dica especial: Independente de como você constrói hábitos melhores, você pode usar as Tarefas no Evernote para ajudar a manter o novo plano: incluindo definir prazos, prioridades e lembretes.

Lenda: perder um só dia pode atrapalhar todo o seu plano!

Muito mais do que um calendário ou uma tabela, a prática regular é importante para construir hábitos saudáveis. Quanto mais você pratica, mais fácil a manutenção, até que isso vai se tornar uma parte nata da sua rotina regular. Porém, isso gerou uma nova lenda: se por algum motivo você perder um dia aqui e ali, isso vai ser um desastre. Isso não é verdade.

Fonte: Shutterstock

Alguns conhecem essa ideia como o método “Não quebre a sequência”. Você deve garantir que vai passar pelo menos um pouco de tempo a cada dia no seu novo hábito. Geralmente é atribuído a Jerry Seinfeld, mas é igualmente conectado aos nomes de várias pessoas famosas.

A chave é a consistência. Quando aplicado de maneira inconsistente, os hábitos são muito difíceis de serem mantidos. Mas descansar e se recuperar são igualmente importantes. Forçar-se a participar de uma atividade apesar de cansaço ou sobrecarga mental pode levar a burnout. Não se culpe se você perder um dia ou precisar de uma pausa. É só acompanhar com que frequência você faz isso e aplicar os dados quando trabalhar rumo a consistência.

Dica especial:  o modelo Acompanhador de Hábitos do Evernote é uma ótima forma de ajudar você a observar sua consistência e progresso e fazer intervalos na construção do hábito quando você precisar. Isso permite que você defina seu próprio ritmo e mantenha sua rotina sem o burnout.

Lenda: todos os novos hábitos devem levar a algo maior

Fonte: Shutterstock

Metas são importantes, especialmente quando o assunto é criar hábitos. Mas há um pequeno segredo também: um hábito é uma prática, não uma conquista.

Um bom hábito não termina só quando você atinge uma meta. É um processo contínuo. Ele não leva a nenhum grande fim, os benefícios estão na própria jornada.

Metas podem ajudar, mas não faça delas a sua meta final. Em vez disso, defina marcos menores que podem ajudar você a marcar seu progresso. Que passos serão necessários a cada dia? O que constitui praticar seu hábito com sucesso? Que marcos você usará para marcar o progresso? Responda estas perguntas da maneira mais prática que puder e incorpore-as nos seus esforços.

Dica especial. Dividir sua formação de hábito em pedaços é uma ótima maneira de trabalhar em sua direção com passos graduais. Use o modelo Planejador diário para escrever seus passos e defina prazos para concluir. Dessa forma, você sabe o que precisa conquistar em cada dia e porquê.

Lenda: você deve substituir hábitos antigos pelos novos

Geralmente, as pessoas acham que construir um bom hábito começa ao identificar e eliminar um hábito ruim. Por exemplo, quem quer comer melhor geralmente diz que precisa parar de comer fast food no almoço primeiro.

Fonte: Shutterstock

Claro que isso ajuda, mas os dois não são parecidos. Você pode parar de comer fast food no almoço, mas se não melhorar seus hábitos alimentares, não vai resultar em uma melhora necessariamente. Não conecte os dois na sua mente, ou assuma que começar um bom hábito significa tirar um hábito ruim. Apenas comece e resolva os maus hábitos por conta própria.

Agora é a melhor hora para começar!

Começar um novo hábito é muito mais difícil sem um plano a seguir e um sistema para avaliá-lo em termos práticos. Com um sistema pronto, é muito mais fácil, não apenas construir os hábitos do começo, como também fornecer uma ajuda quando você escorregar. Livre-se das lendas e procure maneiras melhores de construir hábitos saudáveis. Um bom planejamento e a prática regular te levarão até lá.

Organize seu trabalho e desafogue sua vida com o Evernote.

Cadastre-se Gratuitamente