Produtividade

Como evitar que a produtividade se perca

Esse post foi originalmente escrito por: Joshua Zerkel, Diretor Mundial de Gerenciamento de Contas e Treinamentos do Evernote, um Organizador Profissional Certificado, e o autor do livro best-seller “Evernote at Work”. Nós não temos absoluta certeza de onde veio a foto do gatinho. É melhor que continue assim, Josh acredita que “cute animals” (animais fofinhos) ajudam a chamar a atenção do leitor.

Percorra o LinkedIn, Facebook ou o feed do Twitter. Em um determinado dia, é provável que você veja títulos como:

“Envie este e-mail e você vai economizar horas de trabalho!”
“Faça mais em menos tempo com estas 3 dicas!”
“5 segredos para aderir novos hábitos!”

E assim por diante. Eu vejo isto como iscas para produtividade (como a imagem do gatinho acima!), com as quais eu realmente não tenho problema se elas efetivamente o ajudarem a aumentar a sua produtividade e a trabalhar de forma mais eficaz.
Como um Profissional de Organização Certificado por 13 anos, eu vivo e respiro a produtividade e tenho como objetivo ajudar as pessoas a alcançar mais fazendo as coisas certas, sem acrescentar mais stress ao processo. Infelizmente, mensagens como as que eu mencionei acima são perigosamente redutoras, fazendo a produtividade parecer algo que você pode conseguir magicamente lendo um post de 250 palavras ou baixando o aplicativo mais recente. Você acaba atribuindo muito poder a ferramentas e truques em vez de enfrentar a raiz do problema.

Você não se torna mais produtivo ao fazer outra lista de tarefas no último aplicativo da moda ou ao realizar todas as suas reuniões sem cadeiras. Para mim, isso é como reorganizar as cadeiras no convés do Titanic – o navio segue afundando, independentemente de quão bonita ficou a sua arrumação.

Eu tenho trabalhado com muitos clientes que sucumbiram ao dilúvio de dicas e ferramentas de produtividade, e eles acabaram mais desorganizados e frustrados do que eram no início. Eles desperdiçaram horas e horas meticulosamente reordenando as tarefas, reorganizando formatos de reunião e os arquivos em seu computador – ironicamente, tudo na esperança de economizar de tempo. Isto confunde a produtividade. Ferramentas e atalhos não o tornam produtivo.

Então, o que torna você produtivo? É bastante simples: Você tem que romper os maus hábitos e desenvolver as habilidades, foco e determinação para o sucesso a longo prazo. Pequenos passos. Aqui estão algumas maneiras simples para você se tornar mais produtivo e, o mais importante, sustentar isto a longo prazo:

Ter um único local para gerenciar suas tarefas. Pode ser um pedaço de papel, uma folha de cálculo ou uma lista de verificação no Evernote. O formato não importa, contanto que seja algo útil e que você se sinta confortável usando regularmente. Quanto mais simples, melhor. Quanto à definição de prioridades, descobri que a maioria das pessoas tendem a pensar demais nisso. Se você é honesto com você mesmo, você provavelmente sabe quais são as suas maiores prioridades. Basta colocar essas coisas no topo da lista.

Centralize suas informações de suporte. A maioria das tarefas têm detalhes aos quais você precisa se referir, e esses detalhes também precisam de um lugar. Assim como com a sua lista de tarefas, este lugar deve ser conveniente e fácil de usar. Pessoalmente, eu mantenho tudo no Evernote, mas escolha o sistema que funciona melhor para você. Não se preocupe em organizá-lo meticulosamente. Você pode facilmente encontrar o seu material? Se sim, é bom o suficiente. Não consegue encontrar o seu material? Gaste um pouco mais de tempo organizando até que seus conteúdos estejam mais facilmente acessíveis.

Mais importante ainda: Faça! Este é o lugar onde a maioria das pessoas têm problemas. Estou convencido de que, quando as pessoas pensam em produtividade, elas não estão realmente procurando uma maneira mais eficiente de completar tarefas—o que elas realmente querem é que as tarefas simplesmente desapareçam. Desculpem, amigos, mas vocês não podem simplesmente organizar as suas tarefas à distância. Vocês precisam realmente fazer o trabalho. Separem um tempo para realizar essas coisas e riscá-las de sua lista de uma vez por todas.

Ser produtivo não deve ser complicado e, portanto, não deve exigir truques ou atalhos extravagantes. Na verdade, quanto mais diretas são suas estratégias, mais probabilidade você tem de continuar com elas a longo prazo.

 

Faça um upgrade nas suas notas com o Evernote Premium.

Seja Premium