Produtividade

Como fazer a criatividade fluir?

Nós da Evernote somos comprometidos em fazer com que você tenha as melhores ideias e faça o máximo com elas a qualquer hora e em qualquer lugar. Por isso, temos nos empenhado a tornar a ferramenta mais eficiente para que você use cada vez mais sua criatividade e seja produtivo em seu dia a dia.

Por isso, trazemos uma série de dicas para você estimular sua criatividade. Confira abaixo:

As melhores ideias vêm à noite

Você sente que costuma ter as melhores ideias à noite? Há uma explicação científica para isso: nesse período o cérebro tem menores níveis de orexina, neurotransmissor responsável pela clareza do raciocínio.

Com isso, nos distanciamos da consciência e estamos mais próximos do inconsciente, favorecendo um pensamento mais amplo, ou seja, mais criativo.

Por isso, tenha o Evernote sempre por perto – seja no smartphone ou no tablet – para não deixar nenhuma boa ideia escapar.

Dica: algumas das pessoas mais criativas do mundo costumam anotar seus sonhos assim que acordam, pelo breve período em que ainda se lembram dos detalhes mais ricos. Uma delas é o cineasta Federico Fellini, cuja prática rendeu o a obra “Livro dos Sonhos” em que o diretor italiano anotou todos os sonhos que teve entre 1960 e 1990.

Durma bem

Por falar em sonhos, uma boa noite de sono é essencial para que o cérebro funcione com toda sua capacidade. O sono reparador favorece não apenas a capacidade de concentração, como também a memória e ainda deixa o raciocínio mais afiado, ou seja: é certeza de boas ideias.

Mas não pense que dormir bem é apenas dormir muito. Um adulto precisa em média de 7 a 8 horas de sono de qualidade. Ter horários regulares ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Outras dicas são: dormir em um ambiente arejado, com pouca luz, pouco barulho e manter-se afastado de aparelhos eletrônicos. Por isso, use o celular apenas para anotar uma ideia boa em seu Evernote 😉

Exercite corpo e mente

Se você gosta de correr, está um passo à frente dos sedentários em relação à criatividade. Uma pesquisa da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, apontou que correr aumenta o número de células cerebrais: mais células = mais sinapses = mais agilidade de pensamento.

Exercitar a mente com leituras também é fundamental: ler todos os dias estimula o cérebro, aumenta a capacidade de concentração e amplia o conhecimento do mundo e de novas palavras, possibilitando ter novas ideias.

Conheça outras culturas

Ampliar os horizontes é uma ótima forma de sair do lugar comum e pensar diferente. Por isso, busque sempre novas experiências: prove novas comidas, visite novas cidades e países, pratique atividades que não conhecia, assista a filmes e peças. A rotina pode ser uma grande inimiga da criatividade, por isso, fuja dela!

Observe tudo

Uma pessoa criativa é antes de tudo observadora. Prestar atenção às pessoas ao seu redor e ouvir o que elas dizem é uma forma de exercitar o cérebro para a absorção de novas informações. Da mesma forma a leitura de materiais diversos traz informações que alimentam o conhecimento.

Dica: Uma boa forma de capturar informações relevantes para você é usar o Web Clipper sempre que se deparar com um conteúdo interessante ao ler materiais na internet.

Trabalhe em equipe

Um estudo já clássico dos pesquisadores norte-americanos Michael Diehl e Wolfgang Stroebe apontou que as pessoas tendem a ser menos criativas trabalhando em grupo pois são menos ousadas nessas situações.

Uma forma de superar esse obstáculo é incentivar os colegas de equipe a se sentirem mais à vontade em compartilhar ideias, o que nem sempre precisa ser feito em um brainstorm pessoal.

Que tal, em vez disso usar o work chat ou mesmo um caderno compartilhado com a equipe para anotar as ideias coletivas?

Faça um upgrade nas suas notas com o Evernote Premium.

Seja Premium