Usando o Evernote

Como iniciar um diário

Às vezes, a vida pode parecer um pouco demais. Você precisa equilibrar um trabalho, crianças, trabalhos acadêmicos, compromissos pessoais, e mais todos os dias. Além de tudo, todo mundo tem seus próprios desafios únicos de saúde mental. Mas, você não precisa enfrentar tudo isso por conta própria. Há diversos recursos, estratégias para lidar com isso, e ferramentas para você priorizar seu bem-estar mental.

Uma tática que pode beneficiar bastante sua saúde mental é fazer um diário. Separar cinco minutos do seu dia para fazer um check in consigo mesmo e seus sentimentos pode ajudar você a estar mais presente e consciente. O diário é bom para você se conectar consigo mesma, liberando sua criatividade e identificando tendências e gatilhos.

“Diários podem ajudar a lidar com o stress, gerenciar a ansiedade e diminuir sensações de tristeza ou depressão. Isso pode ajudar a processar pensamentos e sensações negativas e monitorar sintomas de doenças mentais. Diários podem ajudar a identificar gatilhos e aumentar o conhecimento sobre causas de stress e como elas podem impactar a pessoa. É uma ferramenta efetiva para manter um estilo de vida saudável e ter uma abordagem efetiva para lidar com problemas.”—Bisma Anwar, LMHC

Benefícios de diários para saúde mental

Há uma longa lista de benefícios da saúde mental conectados aos diários. De acordo com Insider, fazer diários é comprovado que vai ajudar com:

  • Reduzir stress
  • Acalmar a ansiedade
  • Aliviar a depressar
  • Melhorar a memória
  • Aumentar o otimismo
  • Lidar com trauma

E isso não é tudo. Há ainda mais benefícios para os diários para a saúde mental, alguns dos quais talvez você não reconheça.

Como iniciar um diário

Nunca fez um diário antes? Tudo bem! Sempre é uma boa hora para começar. Estes pequenos passos vão ajudar você a fazer do diário um hábito quotidiano.

Cerque-se com energia positiva

Diário não é só o que você escreve, mas como você se sente quando escreve. Então, quando se preparar para escrever a cada dia, coloque-se em um local confortável, cercado de energia positiva.

Escolha um lugar onde você se sente confortável, não importa se é o seu quarto, sala, ou algum outro lugar na sua casa. Talvez você prefira fazer um diário em um café ou no parque. Não importa onde seja, coloque-se em um local sem distrações, onde você pode separar um momento para si.

Se você está no seu próprio espaço, ajuda ter motivação e inspiração ao seu redor. Não estamos falando daqueles pôsteres bregas “Você consegue!”, mas qualquer coisa que faça prevalecer o melhor que você tem. Talvez você está deitado no seu travesseiro preferido, ou sentada num cantinho de leitura cercada por livros e arte. Onde quer que esteja, cerque-se fisicamente e emocionalmente com positividade.

Estar em um ambiente físico confortável é um ótimo começo, mas onde você guarda suas ideias também pode ser um espaço positivo. Escolha um diário que traz felicidade, seja ele físico nas suas cores preferidas, ou virtual personalizado de acordo com seu gosto. Também pode ser útil escrever suas ideias usando sua cor preferida e adicionar adesivos ou imagens para ajudar você a visualizar suas ideias.

Dica especial: Coloque como plano de fundo no seu Início no Evernote uma imagem que te traga alegria, que te centralize ou motive. Você pode escolher alguma obra de arte que gosta, uma citação preferida, ou até uma foto que te traga felicidade. Clique em Personalizar no canto superior direito do seu painel de controle do Início, depois, em ‘Imagem de fundo’, clique em Alterar e faça upload da sua imagem. Agora, cada vez que você abrir o Evernote, não importa se para fazer um diário ou olhar outras coisas, você receberá uma imagem que te dá alegria e energia positiva.

Separe um tempo para fazer um diário todos os dias

Construir um hábito leva tempo. Mas para fazer um hábito pegar, você vai precisar separar tempo para praticá-lo. Para fazer um diário, é útil escolher um momento que funciona melhor para você, não importa se são cinco minutos, uma hora, ou mais.

Tente manter este espaço de tempo todo dia para que você possa integrá-lo no seu calendário. Ao separar um tempo designado para fazer um diário todo dia, você aumenta sua probabilidade de priorizar seu momento de diário, permitindo que você o transforme em hábito.

Dica especial: Conecte sua Google Agenda com o Evernote para manter seu diário e calendário no mesmo lugar. Separe um tempo no seu calendário todo dia para capturar suas ideias e conectar sua nota de diário ao evento. Depois, quando for a hora de escrever, é só clicar na notificação e começar!

Confie nos comandos de diário

Alguns dias você pode não saber o que escrever, e em outros, as palavras vão transbordar na página. Se você não sabe exatamente onde começar, experimente usar comandos de diário. Em alguns dias, estes comandos podem dar o empurrãozinho que você precisa para colocar tudo na página.

Pronto para começar? Baixe nosso modelo Diário de Saúde Mental, feito em parceria com a Talkspace!

Este modelo foi feito para ajudar você a criar um hábito de fazer diários para melhorar sua saúde mental, diminuir coisas que te estressam, e ajudar você a se sentir mais centrado.

A importância de um pequeno check-in diário pode fazer uma grande diferença na sua mentalidade e como você está se sentindo a cada dia. Ao fazer um check-in próprio duas vezes ao dia, você pode ver como seu humor muda ao longo do dia e como isso pode impactar seu bem-estar.

Este modelo de diário dá a você espaço para refletir, e possui comandos para fazer você pensar sobre mudanças acionáveis. Você também deve focar nas coisas positivas que você vive diariamente. É por isso que incluímos comandos para focar em gratidão, metas e destaques.

Dica especial: Use o modelo de Diário de Saúde Mental para construir seu próprio jornal digital. Para fazer isso, basta criar um novo caderno, dar o nome de ‘Jornal Diário’, e salvar o modelo. Depois, para cada dia que você escrever, crie uma nova nota, copie no modelo Diário de Saúde Mental, construa seu espaço positivo, e escreva!

Faça do diário um hábito

De acordo com especialistas, leva em média 66 dias para um comportamento se tornar automático. Porém, não deixe esse número impedir você de investir em si mesmo. A chave para construir um hábito e mantê-lo, é seguir os passos certos. Separar tempo para si para focar, criar um espaço positivo e impulsionar o uso de comandos de diário levará você mais perto da sua meta de fazer um diário, ajudar a focar na saúde mental, e por fim, ajudar no seu bem-estar geral.

Dica especial: Para ajudar a construir seu hábito de diário, adicione uma tarefa no Evernote para fazer check-in próprio uma ou duas vezes ao dia. Dessa forma, você pode acessar rapidamente o modelo de diário sempre que precisar.

Baixe o modelo Diário de Saúde Mental e comece a escrever hoje mesmo!

Organize seu trabalho e desafogue sua vida com o Evernote.

Cadastre-se Gratuitamente