Usando o Evernote

4 maneiras de fazer a faxina geral digital do jeito Evernote

Não existe a hora ou tempo certo pra fazer uma faxina geral, então é você quem decide quando é a hora de deixar sua vida limpa e organizada.

Mas, na hora de fazer a faxina geral, diferente da faxina de todo dia, é necessário dar um capricho a mais na limpeza e na organização. A faxina geral é ótima para nossos espaços físicos, mas e os espaços digitais?

Como muitos de nós, você provavelmente tem centenas de e-mails sinalizados, artigos salvos pra mais tarde, notificações que não foram lidas, e talvez até uma conta Evernote desorganizada. Então, quando você se preparar para a faxina digital esse ano, certifique-se de fazer duas listas: uma para a faxina física e outra para a faxina digital.

Vamos dar uma olhada em quatro táticas para a faxina geral digital que ajudarão você a desafogar seu espaço digital.

1. Mantenha sua caixa de entrada sob controle

Você sabia que em média, um trabalhador recebe 121 e-mails por dia? Provavelmente você tem mais do que uma conta de e-mail, uma para o trabalho e uma para o uso pessoal. Isso significa muitos e-mails para ficar de olho!

Organizar sua caixa de entrada é mais fácil do que você imagina. Você pode arquivar ou excluir qualquer coisa que não precisa, adicionar etiquetas e criar um sistema de pastas que dá certo para você. Dessa forma, aqueles mais de 121 e-mails que você recebe todo dia não serão tão sobrecarregadores.

Dica especial: Dê um passo a mais na sua limpeza na caixa de entrada com um fluxo de trabalho Evernote.  Salve e-mails diretamente no Evernote para e-mails essenciais como itinerários de viagem, voos e informações do seu chefe que você gostaria de armazenar para mais tarde. Com este recurso, você pode enviar estes e-mails diretamente para sua conta Evernote e etiquetá-los com termos como @caderno ou #etiqueta para que estejam exatamente onde você precisar quando precisar.

2. Desafogue suas contas de redes sociais

Redes sociais podem ser sobrecarregadoras. Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, e a lista não acaba. Você simplesmente precisa reconhecer que não consegue acompanhar a velocidade das informações e mensagens que estão sendo jogadas na sua direção.

No nível pessoal, acreditamos que é melhor gastar tempo nas plataformas que você acha mais divertidas e onde você realmente se conecta com amigos e pessoas queridas. No nível profissional, é importante entender que você deve estar em plataformas onde sua comunidade é mais ativa, ao invés de estar em todas as plataformas que existem.

Personalize sua experiência de redes sociais

  1. Faça uma lista das plataformas que você está usando e porque está usando elas. Qual é o valor que você recebe de cada plataforma? Continue e desative qualquer plataforma que tira mais do que dá.
  2. Faça uma curadoria das contas que você está seguindo. Se a conta não te traz felicidade, ou se ela impacta de maneira negativa sua saúde mental, não se segure na hora de apertar o botão deixar de seguir.

Menos contas = menos coisas que você precisa se preocupar em se atualizar, dando mais tempo para focar no que realmente importa.

Defina limites

Notificações de redes sociais podem ser viciantes além de gerar muita distração. Quanto mais você vê uma notificação, maior a probabilidade de clicar em um aplicativo e ficar preso nele eternamente. Aqui estão algumas maneiras que você pode reduzir notificações e seu tempo nos aplicativos.

  • Desative suas notificações de redes sociais—No seu telefone, desative as notificações push ou em balões. Isso pode ajudar você a reduzir a quantidade de vezes que você olha para um aplicativo esperando ver algo novo.
  • Defina limites de tempo—Agora, a maior parte dos dispositivos possuem limite de tempo de tela. Você pode definir limites de tempo para aplicativos sociais como um todo, aplicativos específicos, ou sites.
  • Remova aplicativos da sua tela inicial—O que os olhos não veem… Você pode remover seus aplicativos de redes sociais da sua tela inicial para que quando você sinta vontade de olhar para eles ou de fazer um post, você precisa dar um passo a mais para encontrá-los.

Dica especial: Faça um desafio pessoal de passar menos tempo nas redes sociais ou reduzir o tempo de tela completamente. Faça um check-in pessoal todo dia e acompanhe seu progresso com o modelo Acompanhador de Hábitos Evernote.

3. Limpe os marcadores do seu navegador

Você sabe bem como funciona: cada vez que você visita uma página da internet e acha algo interessante, coloca ela nos favoritos. Na hora, você achava que ia voltar para aquela receita ou para assistir aquele TEDTalk. Mas você de fato já fez isso?

Sinceramente, você provavelmente deve até ter esquecido o motivo de ter salvado isso. Passe pelos seus favoritos, exclua aqueles que você sabe que não vai precisar de novo, e organize o resto das suas pastas que você consegue navegar facilmente quando necessário.

Dica especial: Livre-se de todos aqueles favoritos de sites que você não visita com frequência usando o Web Clipper para enviar as coisas importantes para sua conta Evernote. O Web Clipper é como um botão de ‘salvar’ para a internet, permitindo que você capture perfis do LinkedIn inspiradores, receitas, vídeos do YouTube, artigos de pesquisa—o que você quiser, diretamente nos cadernos designados.

4. Organize sua conta Evernote

Acabamos de mostrar três maneiras de limpar seu espaço digital e trazer alguns dos seus arquivos digitais importantes para o Evernote. Agora, você precisa limpar sua conta Evernote para se certificar que tudo está exatamente onde você quer.

Sua conta Evernote é um lugar sagrado. Mas às vezes, você pode colocar coisas lá quando está com pressa, esquecer de excluir notas que não são mais relevantes, ou simplesmente se esquecer de notas. Fora da sua faxina geral digital, uma limpeza no Evernote de vez em quando é útil para manter as coisas atualizadas para que você possa manter a organização o ano todo.

Aqui estão algumas sugestões para limpar seu Evernote:

  • Atalhos—Exclua atalhos irrelevantes e substitua-os com atalhos atuais.
  • Pilhas de cadernos—Crie uma pilha “Arquivo” para cadernos que você quer manter, mas não quer ver todos os dias.
  • Cadernos—Exclua cadernos que só tem umas duas notas ou junte cadernos que tem poucas notas se os assuntos forem similares.
  • Tarefas—Revise suas tarefas abertas. Existe algo que você esqueceu de marcar ou de fazer? Exclua tudo que não é mais necessário.
  • Bloco de rascunhos—Você tem mensagens antigas no seu bloco de rascunhos? Exclua elas ou converta em notas para que você possa revisitar mais tarde.
  • Notas “Sem título”—Pesquise por “intitle:sem título” e coloque um título em todas as notas que precisem de um. Exclua notas vazias.
  • Notas—Quando você tiver um tempo livre, trabalhe nas notas por caderno. A cada dia, revise, digamos, cinco cadernos e livre-se de todas as notas que não são mais relevantes.
  • Lixeira—Se você tem obsessão em organizar-se, provavelmente vai querer olhar para seu caderno de Lixeira com frequência para se certificar que não tenha excluído nada importante por acidente. Depois, esvazie-o. Frequentemente.

Desafogar seu espaço digital é tão importante quanto desafogar seu espaço físico. Pequenos passos como organizar sua caixa de entrada, limpar suas contas de redes sociais, favoritos de navegador e arrumar sua conta Evernote ajudarão você na sua jornada de faxina geral digital.

Organize seu trabalho e desafogue sua vida com o Evernote.

Cadastre-se Gratuitamente