Produtividade

Seu passo a passo para encontrar o trabalho dos sonhos neste ano

Não importa se sua resolução de ano novo é encontrar um emprego, ou se você vem pensando nisso faz um tempo, mudar de empregos não é tão difícil quanto você acha; contanto que você tenha um sistema confiável.

Existe um ditado antigo que diz que, ao procurar um novo trabalho, você deve se permitir um mês para cada $10 mil de salário anual. Mas, neste mercado, não vai levar esse tempo todo. Ainda assim, certifique-se de ter tempo o suficiente para encontrar o trabalho certo; é melhor do que aceitar o trabalho errado e ter que começar de novo em alguns meses quando as coisas não derem certo.

Aqui estão algumas dicas testadas e que funcionam para ajudar você a encontrar aquele novo trabalho perfeito, de maneira fácil e rápida.

Pense grande

Encontrar um novo trabalho pode ser muitas coisas, como por exemplo uma promoção ou um aumento, mas acima de tudo é um novo começo. Aproveite esta oportunidade para levar em consideração para quem você quer trabalhar e o que é importante para você neste estágio da vida. Podem ser os benefícios que uma empresa oferece, ou o tipo de produto ou serviços que ela vende. É útil definir suas prioridades antes de escolher onde focar seus esforços.

Comece fazendo uma lista das empresas para as quais você gostaria de trabalhar, o número vai depender de onde você está na sua carreira. Se você está no meio da carreira, deve listar entre dez e vinte empresas. Pessoas mais no começo da carreira podem ter até mais, enquanto que nos estágios mais avançados você pode começar com três a cinco. Adicione-as ao seu Evernote e… voilà! Agora você tem uma lista de contatos pronta.

Que empresas você mais respeita? Candidate-se e faça um networking destas empresas primeiro. E não se esqueça, muitas funções agora são remotas devido à pandemia, então pense em ampliar sua pesquisa além da sua região imediata.

Dica especial: mantenha suas principais empresas bem no centro ao adicionar o widget de notas filtradas ao seu painel de controle do Início. Você pode filtrar por uma etiqueta como “empresa principal”, ou colocar todas as empresas em uma única nota e simplesmente filtrar por aquela nota. Depois, adicione o widget de Tarefas e crie tarefas para fazer um follow up, pesquisa ou network.

Faça um currículo de primeira

Seu currículo é como você se apresenta para empregadores em potencial, muito antes de eles falarem ou conhecerem você pessoalmente. Então, certifique-se que seu currículo está atualizado antes de entrar em contato com a pessoa responsável pela vaga. Em muitos casos, eles nunca lerão a carta de apresentação ou o seu e-mail, mas pelo menos vão passar o olho pelo seu currículo.

Aqui estão algumas dicas para fazer um resumo vencedor:

  • Use números para qualificar suas conquistas. Você pode dizer que gerenciou uma equipe ou que “gerenciou três pessoas”, sendo este é mais informativo para a responsável da vaga. Se você economizou dinheiro para uma empresa ao refinar um processo, é mais concreto dizer que “Economizou $1,3 mi. ao melhorar o fluxo de trabalho no sistema de gerenciamento de conteúdo.”
  • Tente não passar de uma página, especialmente se você está no início de sua carreira. Mas, se precisar de mais, duas páginas devem ser o máximo. Isso é mais do que suficiente para mostrar à pessoa responsável pela vaga o porquê você merece uma entrevista.
  • Mesmo se você tiver muita experiência, tente mostrar mais ou menos os últimos 12 anos para manter a experiência fresca e relevante, e para aumentar as chances de não considerarem você com “muita experiência”, o que pode ser mortal em algumas empresas.
  • Finalmente, mas o mais importante, faça a VERIFICAÇÃO ORTOGRÁFICA no seu currículo! Um erro de digitação pode causar muitos danos à sua imagem profissional cuidadosamente cultivada.

Dica especial: se você for cliente Evernote Personal, Professional ou Teams, pode visualizar o histórico de uma nota para que, conforme você remove itens da versão mais recente do seu currículo, você não perderá nada do passado. Você também pode armazenar currículos específicos criados para cada função, no corpo de uma nota ou como anexo PDF. De qualquer forma, todo o seu texto é pesquisável para que você não perca tempo procurando em um milhão de locais diferentes datas ou contatos que você precise.

Mantenha uma pontuação

Correr atrás de um emprego pode ser assustador. Quanto tempo você deve gastar na sua busca? Se você está sem emprego, como consegue aproveitar também este momento? Como você sabe se está fazendo o suficiente para encontrar um trabalho? Um sistema de pontos é a resposta para todas estas perguntas.

Procurar emprego é praticamente um emprego. Então, se você está sem emprego, seu “emprego de tempo integral” agora é procurar um. Mesmo se você ainda está trabalhando em tempo integral, este sistema mantém a máquina de caça ao emprego trabalhando constantemente.

Para começar, estabeleça o número de pontos que você precisa conquistar em cada ‘dia de trabalho’ enquanto busca; por exemplo, pode ser 20 pontos por dia, de segunda à sexta, ou 100 pontos por semana. Agora, designe um valor de pontuação para cada ação específica, assim:

  • E-mail = 1 ponto
  • Candidatar-se a um emprego em um site = 1 ponto
  • Ligação que resulte em uma conversa de networking = 2 pontos
  • Entrevista por telefone = 10 pontos
  • Participar de um evento de networking = 20 pontos
  • Entrevista pessoal/vídeo = 20 pontos
  • Entrevista, e-mail de agradecimento = 1 ponto
  • Fazer pesquisa, como escrever sua lista de empresas ideais (3 horas de trabalho) = 20 pontos (se dê crédito por fazer o trabalho difícil de encontrar novas oportunidades)

Veja porque isso é uma ótima ideia:

  1. Na maior parte dos dias, você vai conseguir atingir seus pontos em 2 ou 3 horas. Então você pode desfrutar do tempo sem trabalho nas horas restantes, sem sentir aquela culpa!
  2. Ao final de uma semana qualquer, você terá feito uma combinação de até 100 e-mails, 50 telefonemas, 10 entrevistas por telefone ou cinco entrevistas pessoais. Neste ritmo, é só uma questão de tempo até você conseguir um emprego.
  3. Digamos que você decida ir à praia na segunda-feira em vez de procurar emprego. Sem problemas! É só conquistar mais pontos nos outros dias da semana para que o seu total ainda seja 100 pontos no sábado. O objetivo é manter o embalo na busca por emprego.

Se você seguir o sistema de pontuação de maneira consistente, vai olhar para o seu resumo após o primeiro mês e ele terá 400 marcas positivas. Imagine como vai ser empolgante saber que você entrou em contato com tantas pessoas assim! E se você enviou 400 e-mails, empresas vão ligar, você vai fazer entrevistas, e seu novo trabalho estará ainda mais perto da realidade.

Certifique-se de ajustar este sistema de pontos para que seja realista para você. Por exemplo, se você ainda está trabalhando, talvez consiga atingir apenas 20 pontos por semana em vez de 100; ou, se você estiver mais no começo da carreira e quiser investir mais tempo na busca, talvez queira aumentar sua meta de pontos.

Não importa o que você faça, lembre-se que cada ponto te deixa mais perto de um trabalho. Ninguém quer passar mais tempo do que precisa procurando emprego, então, mantenha sua meta de pontos ambiciosa e você conquistará suas metas de carreira mais cedo do que esperava.

Dica especial: Use o widget do bloco de rascunhos no Início para lembrar quantos pontos cada atividade vale. Depois, crie tarefas com lembretes e prazos para ter certeza que você vai atingir o número certo em cada semana.

Entre em contato com as pessoas certas

Durante os primeiros dias de sua busca por emprego, fique de olho em anúncios online e no LinkedIn para ver se alguma das empresas na sua lista possuem empregos que interessam. Anúncios são mais fáceis de encontrar, então comece nisso.

Assim que você souber quais empresas estão contratando e quem pode ter um trabalho que você queira, pergunte para qualquer pessoa que você conheça nestas empresas se ela pode te apresentar à pessoa responsável pela vaga, para ajudar a se destacar no processo. Peça uma entrevista de informação de 10 minutos. É claro que a conversa pode durar mais, afinal, é difícil pessoas bem-intencionadas recusarem um pedido de dez minutos.

Se você não conhece ninguém nas empresas-alvo, não se desespere! Você ainda pode fazer seu network para ter contato com a empresa. Seu único objetivo agora é entrar em contato com os responsáveis pela vaga na empresa-alvo para dizer que você está mal pode esperar pela oportunidade de trabalhar lá, e que você gostaria de uma entrevista de informação. Com sorte, essa entrevista de informação se transforma em uma entrevista real em algum momento.

Usando o Google ou Linkedin, encontre duas ou três pessoas em cada empresa com títulos profissionais relevantes; procure pessoas que trabalhem no mesmo departamento que você deseja trabalhar. Mande um e-mail ou um LinkedIn Inmail para todas as três (separadamente) e peça 10 minutos do tempo de cada uma para discutir onde você pode começar se quiser trabalhar nesta empresa ou departamento. Você só precisa que uma destas 3 responda para você ter sucesso. Confie em mim, essa abordagem funciona!

E não se esqueça, estes e-mails e entrevistas te dão pontos!

Dica especial: use o Web Clipper para salvar os perfis LinkedIn de pessoas relevantes nas suas empresas-alvo na sua conta Evernote. Depois, adicione etiquetas para conectar estes perfis a uma empresa ou trabalho específicos para ficarem mais fáceis de serem encontrados mais tarde. O Web Clipper até aplica uma formatação especial ao capturar do LinkedIn para ter uma experiência melhor de visualização.

Dicas de entrevista

Se você está trabalhando bastante na sua busca por emprego, vai acabar por conseguir entrevistas nas empresas que você deseja. Não perca sua chance agora, depois de todo o trabalho feito! Certifique-se de estar no topo para estas premiadas entrevistas com estas dicas:

  • Treine suas respostas para perguntas de entrevistas. Há vários sites com listas de perguntas de entrevistas. Dê uma olhada nelas contando com a ajuda de um amigo profissional confiável, e peça um feedback honesto das suas respostas. Continue a treinar até ter a resposta para perguntas comuns como: “se contratarmos você, qual sua expectativa de crescimento em nossa empresa?” e, “qual é a sua maior falha?” Pessoas responsáveis pela vaga são especialistas nos seus trabalhos, mas não são especialistas em entrevistas, então, geralmente eles usam uma lista de perguntas padrão.
  • Dê um Google na pessoa que vai te entrevistas. Veja qual onde se formou, onde trabalhou, quais são seus hobbies, etc. Isso dará assunto para a entrevista, e mostrará que você fez o dever de casa e tem um interesse sincero na vaga.
  • Prepare-se para fazer suas perguntas também. A maioria dos entrevistadores gosta quando você faz perguntas, então tenha cinco perguntas prontas caso precise. Algumas ótimas opções são: “como é trabalhar com (nome da pessoa responsável pela vaga)?” e “como você descreveria a cultura profissional no departamento (x)?”
  • Mande um e-mail de agradecimento após a entrevista. Ajuste-o o quanto você puder para as discussões da entrevista, já que é a sua última oportunidade de criar uma conexão com quem te entrevistou.

Dica especial: Crie uma nova nota com suas questões para cada entrevista, suas respostas para perguntas comuns, e qualquer informação que você conseguir encontrar sobre a pessoa com quem você estará falando. Depois, conecte o Evernote com sua Google Agenda e conecte sua nota à entrevista no widget de calendário. Isso vai facilitar bastante para se preparar para estas entrevistas merecidas.

Continue!

Um dos maiores erros que as pessoas cometem é parar de procurar empregos quando começam a fazer entrevistas para um que realmente queiram. Mas, o emprego não é seu até você ter uma oferta assinada em mãos! Não diminua seu embalo por causa de algo que ainda não é realidade. Assim que você receber a oferta assinada com data de início, aí sim você pode sentar e relaxar.

E como esse dia vai ser maravilhoso! Pense no orgulho que você vai ter por conta de todo o trabalho feito pra chegar até lá. Imagine a satisfação com seu trabalho e salário, o bom convívio com os novos colegas, e a expectativa de muitos bons anos na empresa que você estará!

Isso vale muitos pontos.


Leslie Drate é uma profissional de marketing que se aposentou depois de uma carreira recompensadora no ramo de TI. Ela encontrou seu primeiro emprego na Apple em 1991 ao ligar para o departamento onde queria trabalhar, usando um telefone de verdade. Por isso, ela ganhou dois pontos, e uma grande oportunidade.

Organize seu trabalho e desafogue sua vida com o Evernote.

Cadastre-se Gratuitamente