Produtividade

Home Office: como se manter produtivo

A pesquisa Home Office Brasil 2016, divulgada em maio deste ano, indicou que 68% das empresas brasileiras já adotam algum nível de trabalho remoto, e esse número está em rápida ascensão. Em comparação com a edição da mesma pesquisa realizada em 2014, houve um aumento de 50% no número de companhias que adotam a prática.

Soma-se a isso o alto número de pessoas que estão empreendendo ou trabalhando como freelancer – muitas vezes deixando um emprego tradicional – passando a trabalhar em suas próprias casas, contando com a comodidade de estar no conforto do lar, de evitar o trânsito – que pode toar mais de duas horas por dia – e ainda aumentar a produtividade.

Mas a produtividade realmente aumenta quando fazemos home office? Este é um problema enfrentado por muitas pessoas que mudam de rotina e que não estão acostumadas com o trabalho remoto, bastante diferente do cotidiano das empresas.

Por isso, listamos algumas dicas úteis e práticas para garantir a produtividade no home office e não deixar nenhum empreendedor desanimar!

Crie um ambiente focado no trabalho

A primeira medida que deve ser adotada por quem planeja fazer home office – ou mesmo por quem já trabalha de casa – é criar um ambiente totalmente voltado para o trabalho. O ideal é reservar um cômodo especificamente para isso – especialmente se você mora com familiares –pois o ambiente isolado ajuda a evitar distrações.
Se você mora em um apartamento pequeno, uma opção viável é transformar parte da sala ou do quarto em um pequeno escritório, adequadamente equipado para suprir suas necessidades profissionais. Neste caso, certifique-se de manter a televisão desligada.

Dica: invista em um mobiliário adequado para o trabalho, afinal, você vai passar uma grande parte do dia nesta estação de trabalho.

Estabeleça uma rotina

Você não tem mais hora para entrar, nem sair do trabalho, tampouco precisa se preocupar com o rodízio, isso deixa você livre para trabalhar a hora que quiser, certo? Errado! Este é um erro muito comum, cometido por aqueles que querem aproveitar mais o tempo em casa, após se dedicar por anos à vida nos escritórios.

Se você cometer esse erro, logo vai perceber que o seu rendimento não vai ser dos melhores. A solução é estabelecer uma rotina com horários e tarefas que condizem com a realidade. É claro que você vai ter mais flexibilidade – podendo ir à academia no meio do dia, por exemplo – desde que as quebras não se tornem constantes.

Dica: experimente vestir-se para o trabalho todos os dias após o café da manhã. Isso vai te ajudar a “entrar no clima” e se dedicar melhor às suas tarefas.

Mantenha arquivos acessíveis

Essa dica é especialmente essencial se você presta serviços de forma remota para uma agência ou empresa. Para facilitar a troca de informações e edição de documentos comuns, como relatórios, planilhas e textos.

Uma boa dica é salvar todos os documentos usados em seu dia a dia em cadernos no Evernote, que podem ser nomeados de acordo com clientes, projetos ou parceiros. Com as funcionalidades do Evernote, você e seu time podem incluir comentários em PDFs, editar tabelas e textos, e pesquisar por informações em documentos do Office, PDFs e imagens.

Dica: recentemente anunciamos a integração direta do Evernote com o Google Drive, permitindo que você edite documentos salvos no drive, sem sair do Evernote.

Use ferramentas de comunicação

Além do telefone, é importante estar disponível para colegas de trabalho, clientes e fornecedores em meios de troca de mensagens virtuais. Uma dessas opções é o próprio Work Chat do Evernote, onde você pode inserir comentários sobre os documentos compartilhados.

Outros aplicativos, como o Slack e Google Hangout também são opções para uma comunicação mais fluida com todas as suas interfaces.

Como gerir melhor seu tempo?

Definir prioridades, organizar a estação de trabalho, criar uma agenda e fazer pequenas pausas ao longo do dia são medidas que ajudam a aumentar sua produtividade e aproveitar melhor seu tempo. Confira as dicas que publicamos aqui.

 

Evernote Business: Todo o trabalho da sua equipe em um único lugar.

Iniciar trial gratuito