Sempre é hora para uma boa faxina! E apesar da maioria das pessoas fazer fazer uma faxina geral pelo menos uma vez por ano, não há nada que impeça de ser feito mais do que uma vez.
Limpar sua casa, escritório ou empresa é importante tanto para sua saúde física como para a saúde mental. Um espaço que é limpo com frequência ajuda a manter os arredores saudáveis e higienizados, afasta insetos, melhora a concentração e o seu humor. A longo prazo, um espaço limpo e organizado economiza tempo e dinheiro, deixa sua vida e o trabalho mais eficientes e diminui o stress.
Por outro lado, uma lista feita às pressas, ou bagunçada pode resultar em tarefas importantes sendo deixadas de lado ou simplesmente evitadas. Por isso, como cautela, aqui está como NÃO fazer sua lista de verificação de faxina geral. Ao evitar estes quatro erros, você estará a caminho de criar um espaço mais limpo e organizado.

Erro nº 1: Incluir tarefas quotidianas
Como a faxina geral é uma tarefa que acontece muito de vez em quando, reserve sua lista de verificação de faxina geral para atividades de limpeza profunda que não fazem parte das rotinas diárias. Adicionar tarefas diárias ou semanais (como lavar roupa ou louça) só vai deixar sua lista mais longa sem necessidade, e vai te distrair da importância da limpeza profunda. Em vez disso, coloque tarefas mais raras como lavar cortinas, sofás e tapetes, limpar o forno e os lustres. Você também vai querer limpar atrás de eletrodomésticos como geladeira e máquina de lavar para tirar a poeira do motor, orifícios e do chão.
Todo mundo tem uma “gaveta da bagunça”, aquela pra onde qualquer item que não tem um lugar vai. Sua gaveta da bagunça, gaveta de remédios e garagem podem acabar rapidamente virando coleções de itens velhos, vencidos, não usados ou quebrados. Limpe estas três áreas de acumulação e jogue fora remédios vencidos e itens quebrados e não usados. Esvazie, separe, limpe e reorganize o que sobrar.
Dica especial: para evitar confusão, use as Tarefas para designar todas as responsabilidades de faxina geral em uma lista dedicada, separada das tarefas diárias e semanais.
Erro nº 2: Não envolver as crianças
Ensinar as crianças a ajudar em casa não só é uma maneira valiosa de mostrar responsabilidade, mas também pode ser muito útil na sua empreitada de limpeza. Crianças nunca são jovens demais para começar tarefas básicas de cuidar da casa, seja ficar de olho nas datas de vencimento na geladeira ou aprender sobre temperos enquanto limpam e organizam a gaveta dos temperos. Além disso, quando você está limpando a casa toda, toda ajuda é bem-vinda!
Para realmente trazer suas crianças para o processo, designe responsabilidades próprias para eles na faxina geral. Se eles estiverem responsáveis por uma tarefa, vão cuidar dela de maneira muito mais cuidadosa.
É claro que você deve manter suas tarefas limitadas a coisas que eles realmente podem fazer. Dê a eles a responsabilidade de limpar caixas de brinquedos e estantes, reorganizar materiais escolares, e limpar armários. Eles também podem limpar rodapés nos seus quartos e organizar o que não cabe mais. Dê a eles suas próprias listas de verificação da faxina com as tarefas, e marque quando estiver concluído.
Dica especial: Use o modelo Mapa de Tarefas para criar sua lista de verificação, e compartilhe-a com outros membros da família para fazer um projeto de casa colaborativo.
Erro nº 3: Incluir grandes reformas
Quando você decide fazer uma faxina geral, sempre bate a inspiração pra fazer alguma reforma também. Porém, reformas são uma tarefa imensa. Desde contratar mão de obra, comprar materiais, até o trabalho em si, elas são um monstro próprio. Estes projetos necessitam de sua própria lista de verificação de gerenciamento que você possa seguir.
Pegar este conjunto gigante de tarefas complicadas e lentas na sua lista de verificação da faxina geral vai tirar o foco e rapidamente sobrecarregar seus planos de limpeza. Tarefas de limpeza parecerão mais atingíveis e terminarão mais cedo sem atividades de remodelagem pairando no fundo.
Dica especial: Use Modelos para organizar todas as tarefas da faxina geral em um ponto central. Crie um modelo separado para qualquer projeto de reforma e complemente suas notas digitais com capturas de tela de áreas que precisam de atenção.

Erro nº 4: Fazer tudo sem pedir ajuda
Os pais sempre esquecem de delegar tarefas, pegando toda a responsabilidade para si próprios. Não sobrecarregue seu calendário quando você tem pessoas disponíveis para ajudar em casa! Algumas tarefas podem ser mais apropriadas para crianças mais velhas (ou mais fortes), enquanto que cargas menores podem ser delegadas para os menores. Mas, não importa qual seja, existe uma tarefa para cada membro da casa.
Separe tempo no seu calendário para crianças arrumarem seus pertences. Conecte este evento à uma nota no Evernote para que membros da família possam marcar suas tarefas conforme as concluem. Você pode até priorizar tarefas com sinalizadores e emojis para adicionar mais uma camada de diversão, e garantir que as tarefas importantes sejam concluídas primeiro.
Durante os primeiros dias da faxina geral, por exemplo, todo mundo pode olhar seus livros, revistas e papeis espalhados. Reorganize o que você planeja manter, e designe tarefas para reciclar e doar outros itens. Depois, você pode dedicar o tempo da semana seguinte para separar roupas, e depois brinquedos, e por aí vai.
Dica especial: designe Tarefas no Evernote para delegá-las entre membros da família e acompanhar o progresso de cada um.
Veja o que você pode fazer ao invés disso…
Não importa se suas tarefas de faxina geral sejam grandes ou pequenas, separe tempo no seu calendário e configure lembretes para concluí-las. Isso ajudará você a passar pela sua lista rapidamente, em vez de adiar as coisas para “quando você tiver tempo mais tarde”. Grandes tarefas como limpar a garagem podem ofuscar coisas menores como brinquedos e torneiras.
E quando você chegar no final de sua lista, aqui estão algumas tarefas de limpeza menores (mas ainda assim essenciais) a serem levadas em consideração:
- Esfregue dentro do box e use vinagre para limpar o acúmulo de minerais nas duchas
- Use limão para remover manchas de água das torneiras
- Limpe o interior e exterior do microondas
- Esfregue a sanduicheira, torradeira, cafeteira e bule
- Seus animais também precisam de uma faxina geral: separe brinquedos, lave suas camas e cobertores, e dê uma boa limpeza nos recipientes de água e comida
- Limpe aparelhos de ar condicionado e ventiladores
- Gire seu colchão e lave protetores de colchão

Preparar, pronto, limpar!
Com uma casa inteira para ser limpa, a faxina geral pode parecer um projeto interminável. Porém, com alguns auxiliares e boas habilidades (e ferramentas) de organização, você pode transformar isto em um projeto anual familiar divertido.
Sua lista de verificação do Evernote ajuda todos a acompanharem o que precisa ser feito, o que foi feito e quem é responsável pelo quê. Isso evita confusão, procrastinação, e brigas desnecessárias durante sua maratona de limpeza. Marque tarefas conforme são feitas e designe recompensas para todos (incluindo você mesmo!) para comemorar um trabalho bem feito.