40% off Evernote Personal. Limited time offer.

Economize 40% no novíssimo Evernote Personal. Termina em 03/10.

Adquira agora

Productivity • Using Evernote

Como Criar um Plano e Conseguir o Que Você Quer na Vida

Imagine que você acordou um dia e decidiu construir uma casa.

Como você começaria? Pegaria um martelo e uns pregos e cairia dentro? Ou faria projetos, prepararia o solo e faria uma base sólida antes?

Se a ideia de começar sem um plano parece ridícula, você tem razão. É uma receita que leva ao desastre, ou pelo menos uma estrutura instável. Mas é exatamente o que você está fazendo se não criar um plano de ação para sua vida.

Esclarecendo, ter um plano é diferente de ter um objetivo. Muitas pessoas possuem objetivos, como encontrar um novo emprego, ter mais dinheiro, ou perder peso. Mas sem um plano para atingir estes objetivos, pesquisas dizem que 92% deles vão acabar falhando.

O que os 8% que têm sucesso entendem que o resto de nós (aparentemente) não entende? Eles descobriram que “Um objetivo sem um plano é apenas um desejo.”

Os benefícios de planejar

Criar um plano pode parecer uma inconveniência quando você quer que sua jornada para uma vida melhor comece agora. Mas atravessar um novo território é mais fácil quando você tem um mapa; seja para tirar férias, ganhar uma promoção, ou começar um novo negócio.

Aqui estão quatro benefícios específicos do planejamento:

  • Produtividade aprimorada. Quando você saber chegar de um ponto ao outro, é menos provável que você sofra de “paralisia por análise”. O planejamento impede que você desperdice sua energia em tarefas desnecessárias e, como diz o autor Brian Tracy, “cada minuto gasto planejando economiza 10 minutos de execução”.
  • Concentração melhorada. O planejamento ajuda você a focar na tarefa imediata: o que você precisa fazer hoje, e porque. Isso ajuda você a se sentir mais no controle, mostrando o que você pode mudar e o que está fora do seu controle.
  • Maior autoconfiança. Se seus objetivos sempre estiveram longe do alcance, talvez seja porque você nunca criou um plano eficaz para atingi-los. Assim que você tiver estabelecido um plano, se surpreenderá com o quanto consegue conquistar.
  • Maior autoconhecimento. Criar um plano é começar a entender a si mesmo/a. Isso ajuda você a descobrir suas paixões e prioridades, e se elas refletem seus valores verdadeiros. Você descobre mais sobre suas tendências, inclinações e aversões pessoais; e como superá-las!

Quando você cria um plano, está fazendo o projeto para chegar de onde está agora para onde você quer estar no futuro. Isso tira o seu objetivo do mundo da fantasia, e dentro da realidade.

Como construir um plano que funciona

Agora que a importância de ter um plano está clara, aqui estão quatro passos que você pode dar para criar sua própria base para ação.

Escreva seu objetivo

Assim que você decidir qual será seu objetivo, escreva-o. A Dra. Gail Matthews da Dominican University da Califórnia descobriu que simplesmente escrever um objetivo aumenta sua probabilidade de conquistá-lo em 42%.

Comece imaginando seu objetivo. Veja-o na sua mente… sinta-o, saboreie-o. Agora, capture-o no máximo de detalhes que você conseguir usando a fórmula S.M.A.R.T.:

  • eSpecífico. Isso é o “quem, o quê, quando, onde e porquê” do seu objetivo. Descreva exatamente como você define o sucesso, e as ações que você está pronto/a para fazer para conquistá-lo.
  • Mensurável. Como você vai medir seu progresso? Por exemplo, se seu objetivo é economizar, em quanto você precisa cortar seus gastos? Como diz o escritor Paulo Coelho, “Ninguém consegue atingir seu alvo com os olhos fechados”.
  • Atingível. Você tem as habilidades necessárias para atingir seu objetivo? Se não, consegue adquiri-las? Isso não serve para tirar sua coragem, em vez disso, deveria motivar você a definir objetivos realistas, e buscar ajuda se necessário.
  • Relevante. Você realmente quer este objetivo? Ele se encaixa nas suas ambições mais amplas? Criar um ‘mapa de vida’ usando a Abordagem Suíça PDP pode ajudar você a reconhecer o que realmente importa.
  • Tempo. Quando você vai concluir seu objetivo? Sem um prazo, sempre haverá mais tempo, então não há uma noção de urgência. Definir um limite de tempo motiva você a agir agora, antes que seja tarde demais.

Dicas Especiais:

  • Assim que você definir um objetivo, capture-o usando o modelo Metas Anuais do Evernote. Ou, se você escreveu em um papel, digitalize-o no Evernote para conseguir consultá-lo a qualquer momento.
  • Use o Web Clipper para salvar qualquer conteúdo que você encontrar online que motive e ajude você a chegar mais perto do seu objetivo.

Crie um plano ao dividir seu objetivo em blocos

Identificar seu objetivo é um primeiro passo crucial. Mas, grandes objetivos podem ser sobrecarregantes, e pode parecer que você ainda não sabe como chegar lá. Infelizmente, é aí que muitas pessoas desistem.

Em vez disso, agora que você sabe onde quer terminar, divida em blocos. Se sua meta é ter um negócio bem-sucedido em dois anos, onde você quer estar dentro de um ano? Seis meses? Semana que vem?

Crie um plano que divide seu objetivo em passos menores e progressivos. Escreva cada passo e defina um prazo para sua conclusão. Dessa forma, você não sentirá a sobrecarga da montanha que está subindo, você está só colocando um pé na frente do outro. Toda manhã, quando você levantar, saberá o que precisa fazer naquele dia e porque.

Dica Especial:

  • Use os modelos Planejador Diário e Planejador Semanal do Evernote para dividir seu objetivo em blocos gerenciáveis. Crie um registro para cada passo que você precisa dar, e não se esqueça de se recompensar pelo progresso que tiver no percurso!

Revise seu plano diariamente

Um projeto não serve de nada se você nunca olha para ele. Para permanecer no caminho certo, certifique-se de revisá-lo com frequência; diariamente, se possível.

Leia seu objetivo em voz alta todos os dias, de preferência, assim que levantar da cama. É uma ótima forma de definir suas intenções para o dia e manter seu foco onde ele deve estar: no plano que você desenvolveu, e nas ações específicas que te levarão mais perto do seu objetivo.

Dicas Especiais:

  • Defina um lembrete para o seu objetivo, na mesma hora todos os dias. Quando você receber o lembrete, separe um momento para revisar sua nota e pergunte a si mesmo/a o que você pode fazer para ter progresso no seu plano.
  • Adicione seu plano aos seus atalhos no Evernote. Dessa forma, ele sempre estará visível perto do topo da lista no lado esquerdo da sua tela.

Continue focado

Se o seu objetivo é grande o suficiente, você precisará de foco para consegui-lo, afinal, estamos falando de um plano para a vida toda.

Conforme você conclui cada ‘bloco’ do seu plano, separe um momento para reconhecer o marco. É uma oportunidade de comemorar seu progresso e reavaliar seu plano: ele ainda é prático? Há ajustes que você precisa fazer? Refocar no seu objetivo, lembrará você de porquê começou com ele, e dará um impulso de energia muito necessário.

Dicas Especiais:

  • Compartilhe seu plano com um amigo. Ter alguém para prestar contas pode ajudar você a permanecer com motivação quando a tentação de desistir for grande, e dá a você alguém para lhe dar apoio durante os momentos difíceis.
  • Junto com seu objetivo, revise seus planejamentos diários e semanais todos os dias para garantir que você está desfrutando ao máximo o seu tempo valioso.

Uma vida inteira de conquistas não acontece por acidente; é o resultado de um planejamento cuidadoso e determinação para ter sucesso. Assim que você criar um plano sólido para atingir suas metas, vai se surpreender em como sua motivação cresce. Então, as conquistas passam a ser uma questão de tempo.


Nota do autor: Apesar de não citá-lo neste artigo, devo muito ao clássico livro de Napoleon Hill, “Quem Pensa Enriquece” pela inspiração. Apesar de ter sido escrito em 1937, muitos dos princípios identificados como essenciais para conquistas permanecem válidos hoje. A linguagem pode ser anacronista de acordo com os padrões modernos, mas enxergado pela lente do tempo, ainda é um grande guia sobre como planejar sua vida para o sucesso.

Organize seu trabalho e desafogue sua vida com o Evernote.

Cadastre-se Gratuitamente