Um novo ano geralmente traz uma onda de contratações, já que empresas ficam de olho no próximo ano fiscal, e 2022 parece ser o ano dos candidatos. A Grande Renúncia já deixou empresas com necessidade extrema de trabalhadores qualificados, e muitos empregadores estão dispostos a oferecer benefícios consideráveis para atrair novos talentos.
Uma pesquisa recente da CNBC descobriu que 55% dos americanos estão querendo mudar de empregos no próximo ano. Se você está neste número, nunca houve uma melhor hora para começar. Mas, você deve a si mesmo para aproveitar ao máximo suas chances, e o plano certo mais alguns macetes de busca de emprego pesarão a balança a seu favor.
Avaliar o mercado
Não importa se você está buscando mudar de carreiras, ou quer coisas novas no seu campo, agora é a hora de sair em busca de um emprego. Com tantas pessoas em busca de oportunidades melhores, as chances de conseguir aquela posição ideal nunca foram maiores. Mas, para fechar o negócio, você precisa de um plano sólido, uma estratégia acionável para avaliar suas chances e o nível de competição para a posição em questão.
A boa preparação começa ao examinar estes empregos e buscar pelos tipos de habilidades e experiência necessários. Isso define um mínimo que você pode esperar. A partir daí, você pode avaliar suas próprias habilidades e experiência, e como elas se comparam. Isso deve ser o mais objetivo e baseado em fatos quanto for possível.
Mesmo não podendo dar aquela aprumada nas experiências pra esconder falhas, ainda assim você não deve ignorar qualidades significativas e reais que fariam de você um bom candidato pra posição. Isso deve incluir coisas como uma habilidade técnica que pode não ser comum entre seus concorrentes, ou experiência que não seja em ambiente profissional que seja pertinente ao cargo (como gerenciamento de pessoas).
Dica especial: anúncios em sites de emprego estão nas centenas, às vezes milhares, e com empresas híbridas deixando o trabalho remoto ainda mais uma opção, você pode expandir sua pesquisa de trabalho como nunca antes. É aí que o Web Clipper entra em ação. Use-o no desktop ou mobile para salvar postagens interessantes no Evernote e acessá-las quando você estiver pronto ou pronta para enviar seu currículo.
Lance uma grande rede
Sites de empregos e similares vem sendo boas fontes de oportunidades, mas a maioria dos candidatos estão em massa nestes sites, o que significa que explorar opções alternativas pode levar a posições interessantes que não foram já devastadas.
Lance uma grande rede ao explorar oportunidades usando outros canais. Você pode curtir se juntar a uma rede de profissionais ou se reconectar com amigos e colegas. Por exemplo, faça um esforço de encontrar um antigo colega de trabalho ou amigo a cada fim de semana para almoçar. Em algum momento, você pode mencionar que está em busca de um novo trabalho e descobrir se essa pessoa conhece alguém que esteja contratando.
Dica especial: fazer conexões pode ser útil, e é por isso que o Evernote se conecta com sua Google Agenda. Para cada entrevista ou evento de networking, crie uma nota com informações adicionais como detalhes da vaga e quem estará presente, e conecte-a ao evento do calendário. Dessa forma, ela vai aparecer na hora certa para que você possa entrar na reunião preparado para qualquer coisa.
Quanto mais informação, melhor
Na hora de buscar um emprego, é importante fazer sua pesquisa. Aprender tudo que você sabe sobre a empresa ou interesse garante que (a) seu empregador em potencial tem as qualidades que você busca, e (b) você tem uma ideia melhor do que eles podem esperar de você. Isso começa com olhar para a empresa em questão em sites como LinkedIn e Glassdoor, mas como mencionado acima, tais sites já são muito visitados.
Uma boa busca por empregos vai além disso. Certifique-se que seu processo de aquisição de informações vá além dos já conhecidos e leve em consideração outros canais para que você possa arrebentar na entrevista. Talvez você precise dar uma de detetive para garantir que estará bem preparado.
Experimente buscar notícias (especialmente notícias locais) e revistas especializadas por historias e trechos sobre a empresa, olhando coisas como salários agregados e retenção de funcionários. Se alguém na sua rede tem experiência com a empresa ou conhece alguém que tenha, mais confiança você terá, e melhor será sua posição para determinar como suas habilidades combinam com as demandas do trabalho.
Dica especial: modelos Evernote são uma ótima maneira de ficar por cima de todos esses detalhes ao buscar empregos. Você pode usá-los para acompanhar para onde enviou currículos, os detalhes pertinentes de cada empresa, as várias habilidades e experiência necessárias para o trabalho, e seus próprios pontos fortes e fracos para melhoria.
Comece a caçada
O mundo do trabalho em mudança chegou no seu limite. Com o mercado de trabalho expandindo continuamente e novas oportunidades aparecendo, agora é a hora perfeita para pensar no seu próximo passo.
Não importa qual estágio você está na sua carreira, dê um passo para trás e pense para onde que você gostaria que ela evoluísse. Pergunte-se: Onde quero estar? O que é importante para mim pessoalmente? Quero continuar no mesmo caminho de carreira, ou mudar para algo novo? Com estas perguntas em mente, será mais fácil pensar em um plano para avançar sua carreira.
Assim que você tiver esse plano, certifique-se de dar os passos certos no caminho. Ao se preparar com o conhecimento e fazer os esforços para destacar suas habilidades no meio da multidão, você aumentará suas chances de conseguir o emprego dos sonhos. Isso pode significar pesquisar tendências atuais, aumentar sua rede de contatos e participar de eventos com o foco de atingir suas metas. Mas se você tiver motivação, flexibilidade e organização, a oportunidade vai bater à porta.