Productivity • Using Evernote

5 Comandos de Escrita Diária para Autorreflexão e Descoberta

A maioria de nós não rabisca qualquer ideia que entra em nossas mentes, o que provavelmente é algo bom. Mas, só porque você não compartilha certas ideias ou pensamentos, não significa que não deve expressá-los. Escrever diários permite que você explore coisas que normalmente não exploraria. Esta autorreflexão pode melhorar seu humor e sua capacidade de solução de problemas.

Infelizmente, a liberdade de dizer qualquer coisa pode ser paralisante. Para muitas pessoas, encarar uma folha em branco é tão assustador que eles nem começam a escrever de fato. Então aqui estão cinco comandos de escrita diária para ajudar você em sua jornada rumo à autodescoberta.

Uma frase por dia

Sim, exatamente isso: uma frase por dia. Pode ser uma descrição breve do seu estado emocional ou uma lembrança de infância que fica entrando na sua consciência. Este comando é útil se você quer escrever com frequência, mas não consegue encontrar tempo. De acordo com James Clear, autor de “Hábitos Atômicos”, manter a carga de trabalho leve pode ajudar a estabelecer a escrita diária como algo que você faz dia sim, dia não sem muito esforço. Assim que você estabelece a escrita diária como um hábito, pode acabar achando fácil escrever mais do que sua uma frase obrigatória.

Se você está com muito pouco tempo, experimente manter seu diário no Evernote. Dessa forma você pode adicionar sua frase diária onde estiver, em qualquer dispositivo, sem precisar carregar um caderno físico com você. Já que cada registro é curto, você pode digitar no seu telefone sempre que tiver um minuto sobrando.

Dica especial: você pode gravar sua frase diária como um lembrete de voz. Isso permite que você escreva mesmo quando escrever não é uma opção. Teve uma ideia enquanto passeava com o cachorro ou cozinhava o almoço? Grave-a no Evernote, e ela é salva no seu diário automaticamente.

Páginas matinais

Escreva três páginas assim que você acordar. Sim, antes de tomar banho, antes do seu espresso duplo, e definitivamente antes de você enfrentar o trânsito de todo dia. Esta estratégia vem de Julia Cameron, autora de “O Caminho do Artista“. Ela explica que a maioria de nós possui defesas mentais que impedem pensamentos e sentimentos negativos. Assim que são ativadas, estas defesas precisam de esforço para serem mantidas, exigindo que você gaste energia mental preciosa durante o dia.

Páginas matinais são uma forma de expurgar esta negatividade antes de suas defesas conseguirem entrar. Com estes pensamentos negativos fora do caminho (ou pelo menos afastados), você pode descobrir um novo estado mental que é melhor para você.

Três páginas parecem muito, mas esta escrita é estritamente um fluxo de consciência. Mude os tópicos, repita a mesma coisa, cometa erros de grafia horrendos. A polícia gramatical não estará presente. Se ainda assim for assustador atender uma meta de páginas, um limite de tempo pode ter a mesma eficácia. Experimente configurar um cronômetro de cinco minutos e escreva o quanto puder antes dele zerar.

Recarga diária

Se as manhãs estão fora de questão, ou se você quer algo mais estruturado, experimente fazer uma autorreflexão durante a noite com uma recarga diária. Isso envolve escrever sobre eventos específicos que ocorreram durante o seu dia. Você pode abordar suas conquistas, desafios, relacionamentos, ou quaisquer descobertas que ocorrem enquanto você escreve.

A psicoterapeuta Maud Purcellrecomenda reler estes tipos de registros diários mais tarde, dizendo que “certas partes do diário parecerão mais relevantes para sua vida como um todo, e o acesso fácil a estas áreas será útil, especialmente durante momentos de confusão ou perturbação de vida.”

Para começar rapidamente, dê uma olhada no modelo recarga diária da Evernote . Ele configura vários comandos para você, para que você não tenha que confrontar o abismo da página vazia. É só aplicar o modelo a qualquer nota e começar sua escrita diária.

Dica especial: após escrever um registro no Evernote, coloque etiquetas com alguns dos tópicos que você cobriu. Quando estiver pronto/a para reler seu diário mais tarde, você pode ver cada registro de menciona uma ideia, questão, ou emoção em especial.

Diário de gratidão

Escreva cinco coisas pela qual você possui gratidão para cada dia. Isso pode ir desde os prazeres mais simples até as pessoas e eventos mais importantes da sua vida. Por exemplo, você pode listar coisas que fizeram você rir durante o dia ou descrever algo que um amigo ou membro da família fez que você admirou.

Estudos da Universidade de Minnesota e da Universidade da Flórida sugerem que listar eventos positivos que ocorreram ao final de acada dia pode ajudar a reduzir o stress e promover uma sensação de calma durante a noite. Então isso pode ser uma boa prática se pensamentos ansiosos sobre os eventos do dia tendem a deixar você sem sono.

O modelo de diário de gratidão Evernote convida você a refletir sobre as pessoas e eventos que fizeram alguma diferença na sua vida e aprender lições sobre suas experiências.

Dica especial: além de sugestões para escrever ao final do dia, o modelo também inclui um comando de gratidão matinal, para que você possa reunir pensamentos do começo e final do seu dia em um lugar.

Aborde o negativo (em doses)

Escrever diariamente sobre pensamentos, sensações e experiências negativas pode ajudar você a superá-las. De acordo com o psicólogo James Pennebaker, escrever sobre experiências perturbadoras ou traumáticas pode melhorar seu humor ainda mais do que escrita diária sobre tópicos corriqueiros. Mas ele não é a favor  de criar um hábito de ruminar sobre sua negatividade.

Ele explica que fazer uma escrita diária sobre uma experiência difícil várias vezes da mesma maneira, normalmente não ajuda as pessoas a se sentirem melhor. Para a escrita diária destes tópicos funcionar, James diz que “deve haver crescimento, mudança, ou encerramento na maneira que as pessoas enxergam suas experiências”. Ele recomenda escrever sobre experiências ou pensamentos negativos durante 15 a 30 minutos por três ou quatro dias. Se você não começar a se sentir melhor, procure outras maneiras de lidar com isso.

Manter um diário e fazer sua releitura periodicamente pode ajudar você a identificar padrões no seu comportamento e observar como você cresce ao longo do tempo. De acordo com Maud Purcell, o benefício deste tipo de autorreflexão é que “quando as circunstâncias atuais parecerem insuperáveis, você conseguirá olhar para dilemas anteriores que já foram resolvidos”. Aplique estes cinco comandos de escrita diária hoje para fazer com que a escrita expressiva e autodescoberta sejam parte da sua vida diária.

Organize seu trabalho e desafogue sua vida com o Evernote.

Cadastre-se Gratuitamente