Usando o Evernote

Marketing Digital, desenvolvimento pessoal, e-books e Evernote!

Felipe Spina se define como “um apaixonado por ajudar empresas otimizarem seus resultados”. Com mais de 14 anos dedicados à Comunicação – especialmente à comunicação entre marcas e consumidores.

Hoje ele é um especialista em desenvolvimento pessoal e sobre Marketing Digital, tema sobre o qual escreveu dois e-books, ambos com total apoio do Evernote.

Confira abaixo o papo que tivemos sobre organização, produtividade e desenvolvimento pessoal!

Felipe, como você conheceu o Evernote?

Em 2011, recebi um convite de um amigo. Era sobre um tal de Evernote para organizar as anotações e algumas tarefas que fazia e logo percebi que poderia ser acessível na “nuvem” tanto no trabalho como usar no computador pessoal.

Você tem dois e-books escritos. Poderia falar um pouco sobre eles?

As oportunidades apareceram quando pediram para eu fazer um planejamento de Facebook, isso em 2011, quando o canal não era tão popular. Então comecei a montar um plano e tive um insight: “Isso aqui pode virar um livro ou um e-book!”

O primeiro foi lançado de uma forma simples, somente um PDF que a pessoa recebia após comprar pelo site. E foi bem na linha de MVP (produto mínimo viável), que surgiu meu primeiro livro “Facebook Marketing”, que vendeu 1.500 downloads na época.

Já o segundo e-book criei quando completei 10 anos de profissão e fiz questão de compartilhar os aprendizados de estratégias de Marketing Digital; por continuar na linha de escrita técnica, nomeei o livro de Technical Marketing e lancei também em formato impresso e independente.

Como foi o processo de redação? Como o Evernote te ajudou nessa tarefa?

O processo consistiu em coletar as informações, sempre anotando cada parte para virar um capítulo. Eu fazia um “outline”, uma parte breve de informações importantes, e depois complementava com mais informações detalhadas.
Como o tema dos meus livros são técnicos, eu adicionava anotações de imagens e screenshots no Evernote para depois escrever sobre cada parte; ajuda muito ter a extensão do Chrome para salvar.

Além dos e-books, você trabalha com cursos e participa de eventos… Como você se organiza?

Atualmente eu faço a compra de mídia com foco em geração de leads no time de Growth Hacking da Resultados Digitais; neste processo usamos o nosso próprio software RD Station para aquisição de clientes e organização das ações em Marketing Digital. Também colaborou o “out-teach” com o time produzindo e-books, webinars e participação em eventos. Tenho um Kanban organizado em tarefas semanais.

Minha dica é: não dependa só da produtividade, ter momentos diferenciados ajuda no processo criativo, mas a organização é essencial para acompanhar a entrega.

Você é um especialista em desenvolvimento pessoal: considera que a capacidade de organização e produtividade são fatores importantes para esse processo?

Acredito que com disciplina e foco é possível alcançar o seu objetivo, uso como exemplos meus livros: comecei e fui até o final. Minha dica é: não dependa só da produtividade, ter momentos diferenciados ajuda no processo criativo, mas a organização é essencial para acompanhar a entrega.

Que recurso do Evernote você mais usa?

Gosto muito de capturar sites, imagens, fotos do celular e arquivos em PDF… Isso me ajuda a dar mais contexto nas minhas anotações; dessa forma consigo me preparar para escrever artigos.

Que dica daria para empreendedores que precisam se organizar melhor e ainda não conhecem o Evernote?

Uma dica para ganho de produtividade? Use o Evernote para salvar suas anotações e conecte-o com seu celular e computador para que você faça anotações com fotos de eventos que você foi (e sobre os quais precisa fazer relatórios).

Faça um upgrade nas suas notas com o Evernote Premium.

Seja Premium