Usando o Evernote

Mídias Sociais: faça melhor com o Evernote

Esse texto foi originalmente escrito por Lolitta Gevorkova, responsável por Mídias Sociais na Evernote.

Sou uma mulher visual e adoro trabalhar em ambientes organizados e esteticamente agradáveis. Isso vale para minha casa, meu ambiente de trabalho físico e ambiente de trabalho digital. E sem dúvidas, é algo valioso na hora de me certificar que minhas responsabilidades de trabalho estão bem organizadas.

As mídias sociais se movem rapidamente e há muita informação para ser absorvida, interagida e amplificada. É difícil ter um bom desempenho se você não se mantiver organizado. É aí que entra o Evernote.

Aqui estão cinco maneiras que o Evernote pode lhe ajudar a estar sempre no seu melhor:

1. Crie um Calendário de Conteúdos

Content CalendarCalendar with Content

 

Como gerente de mídias sociais com pouca tolerância para desorganização, tive dificuldades para encontrar a ferramenta perfeita para um calendário de conteúdo. Experimentei algumas opções, mas nenhuma delas oferecia um processo de compartilhamento sem esforço. Quando vi que uma companheira de trabalho da Coreia havia criado modelos polidos de calendários, tive que salvá-los na minha própria conta do Evernote. Agora eu uso estes modelos de calendário diários, semanais, mensais e anuais para quase todos os meus calendários de mídias sociais. Um calendário de conteúdo editorial é uma ferramenta excelente para gerenciar o conteúdo social da sua marca. Com um calendário editorial, você consegue facilmente planejar temas, identificar buracos no planejamento de mídias sociais e acompanhar a consistência de sua cadência de publicação.

Boa parte do conteúdo de mídias sociais que produzimos na sede do Evernote é relevante em uma escala global. Ao manter os calendários editoriais no Evernote, todas nossas imagens, textos e links de mídias sociais estão disponíveis prontamente num piscar de olhos para as equipes regionais. Desde que implementei os calendários de conteúdo no Evernote, minha vida profissional se tornou bem menos caótica quando o assunto é colaboração, o que imagino ser o objetivo de todos que trabalham no espaço social.

Dicas Adicionais do Evernote:

    • Use e abuse dos links de notas. Este recurso ajuda a conectar notasdiferentes no Evernote. Por exemplo, se estou destacando uma história de um influenciador no Instagram, vou adicionar um link de nota no espaço do calendário que leva até a nota de perfil do influenciador.
    • Personalize suas tabelas para criar uma legenda ou chave para o calendário. Isso lhe ajudará a identificar postagens que fazem parte de uma campanha, conteúdo perene, lançamentos de produtos, promoções e outras categorias.
    • Use o recurso do Color Picker para organizar por cores seu calendário de conteúdo ou editorial. Atenção: Este é um recurso exclusivo para Mac.

2. Gerencie uma Biblioteca de Ativos Criativos

Social Media Content Library

Para contar a história da sua marca de maneira atraente, você precisa de mais do que palavras. Precisa de imagens de apoio que possam ser acessadas e compartilhadas com facilidade.

Eu organizo nossos ativos digitais de mídias sociais em um caderno designado onde cada nota é intitulada de acordo com um tema. Por exemplo, tenho notas com os seguintes títulos: Vídeos de 15 Segundos, Vídeos de 30 Segundos, Logos do Evernote, Fotos do Escritório do Evernote, GIFs e Infográficos. Eu uso tabelas para organizar as imagens dentro de cada nota e adicionar explicações sobre qual imagem deve ser usada no Facebook, no Twitter, no Instagram e no LinkedIn.

Ter uma biblioteca de mídia centralizada tem sido especialmente crucial ao trabalhar com equipes internacionais. Quando meus companheiros de equipe de mídias sociais do outro lado do mundo precisam de um ativo, podem acessar este caderno diretamente e encontrar a imagem certa durante seus expedientes.

Quando preciso pegar uma imagem específica para uma postagem no blog, consigo compartilhar rapidamente a nota certa. É bem mais fácil do que ficar vasculhando para saber onde a imagem está.

3. Organize a Correspondência de Influenciadores

Influencer Correspondence in a Note

Nossa comunidade é o sangue da nossa marca. Uma das melhores coisas em gerenciar uma comunidade é a interação com pessoas que compartilham histórias brilhantes de usuários e apresentam-nas aos nossos fãs do Evernote. Ao destacar estas histórias nas mídias sociais, eu organizo as informações de contato do narrador, comunicação e coisas a serem feitas em uma nota de perfil do influenciador que fica no caderno de Correspondência do Influenciador.

Neste caderno, eu mantenho um modelo de nota de perfil de influenciador que economiza tempo e é específico do Evernote. Quando entro em contato com alguém que expressou seu amor pelo Evernote online, adiciono o nome deles, informações de contato básicas, uma captura de tela do seu post mencionando nossa marca e adiciono uma cópia da minha mensagem de contato inicial em uma tabela. Assim que a comunicação começa a fluir, colo o caso de uso original e a história que eles forneceram, uma versão editada/parafraseada, e uma lista de coisas para serem feitas onde uso caixas de verificação; tudo isso na mesma nota.

Se eu não fizesse isso, meus colegas de equipe e eu teríamos o problema de entrar em contato com o mesmo influenciador diversas vezes fazendo as mesmas perguntas. Este caderno vale ouro na hora de trabalhar com a nossa equipe de comunidade na correspondência de influenciadores.

Dicas Adicionais do Evernote:

  • Adicione links a textos e imagens: Forneça acesso rápido a sites de influenciadores e perfis de mídias sociais. Para criar links, clique com o botão direito em uma imagem ou texto selecionado, depois escolha Link > Adicionar… a partir do menu de contexto.
  • Adicione um lembrete: Defina um lembrete para uma nota de um perfil de influenciador para uma história que você está esperando a resposta de um influenciador, ou onde há alguma ação que você precisa fazer.
  • Coloque prefácios nos títulos de notas com “[Publicado]”: Adicionar “[Publicado]” ao começo do título de uma nota de perfil de influenciador assim que sua história for levada ao mundo. Ao organizar as notas por título, todas as notas que começam com “[Publicado]” aparecerão em primeiro lugar na sua lista de notas, gerando uma exibição organizada perfeitamente.

4. Construa sua Bliblioteca de Recursos

Eu só mantenho o que mais importa para mim no Evernote. Tenho um caderno de recursos de mídia social dedicado ao conteúdo que capturei da internet com o Web Clipper, tais como sites com fotos stock sem royalties, listas de dimensões de imagens atuais em mídias sociais, guias e regras para planejamento de promoções, conhecimentos de estratégia e outras coisas boas que referencio com frequência.

5. Planeje uma Estratégia de Mídia Social

Social Media Strategy Notebook
Sou uma nerd de estratégia e planejamento. Amo pesquisar e buscar o que deveríamos estar fazendo como uma marca e onde deveríamos estar fazendo. Uma estratégia de mídia social bem pensada e pesquisada leva a uma percepção melhor do público, atende às demandas de marketing gerais, e enriquece a comunidade online. No Evernote, tenho notas para insights, estratégias e inteligência competitiva para cada plataforma com a qual trabalhamos. É importante juntar estratégias de plataforma individuais, bem como uma estratégia de mídias sociais geral, já que cada plataforma possui um tipo de público diferente que merece sua própria estratégia de conteúdo sob medida.

Também mantenho uma nota resumo para nossas auditorias anuais de mídias sociais (com ajuda do Hootsuite!) para compartilhar com gerentes. Os objetivos primários destas auditorias é nos certificar que nossos perfis estão seguros e de acordo com a marca. É uma regra nossa sempre terminar uma auditoria antes de mergulhar em uma estratégia.

Dica Adicional: Utilize as dicas do Mauricio Aizawa para planejar e acompanhar suas metas com o Evernote.

O Evernote facilitou muito a minha vida e eu não me canso de recomender para outros profissionais que trabalham com mídias sociais e pessoas que querem ficar mais organizadas.

Já mencioneu que eu AMO organização?

Evernote Business: Todo o trabalho da sua equipe em um único lugar.

Iniciar trial gratuito