Usando o Evernote

Sua lista de verificação de mudança para gerenciar aquilo que é difícil de gerenciar

Mudar-se para uma nova casa ou apartamento pode ser assustador, independente se for do outro lado do país ou do outro lado da rua. A combinação de organização, colocar tudo em caixas, pensar na logística e dirigir depois, além de todo o resto do processo quando chegar no destino é o suficiente pra você dizer “Nunca mais!”

Nem sempre temos o luxo de ficar no mesmo lugar. Mas um bom plano pode fazer uma grande diferença, detalhando o que precisa ser feito e quanto tempo cada tarefa vai levar. Uma lista de verificação detalhada na hora de fazer a mudança vai te deixar pronta para o que der e vier quando o dia chegar.

“Desfazer a bagunça de uma vida inteira pode levar tempo. Separe um tempinho todo dia para concluir o trabalho. Escolha uma área específica (armário, gaveta, cômodo) para trabalhar e fique ali!”

—Especialista Evernote e Organizadora Profissional Certificada Amy Payne

Como começar

Todo mundo tem necessidades diferentes para a mudança, então a sua lista de verificação vai ser única. Por isso, só você pode decidir o que vai nela. Porém, quase toda mudança tem datas e decisões críticas, que podem servir como base para sua lista, independente das particularidades. Estas podem incluir, mas não são limitadas a:

  • Definir a data da mudança, horários de saída e chegada, com um plano B para sua chegada caso ocorra atrasos.
  • Determinar se você quer contratar um serviço de mudanças (geralmente recomendado) ou fazer a mudança por conta própria.
  • Encontrar uma empresa de mudanças. Solicite um orçamento no local por escrito de cada empresa que você fizer contato, e certifique-se que eles são verdadeiros ao fazer uma pesquisa pelo CNPJ.
  • Determinar o orçamento. Sempre peça valores concretos ao solicitar orçamentos de empresas de mudanças, e certifique que você possui espaço no seu orçamento para o inesperado, como mais caixas, itens esquecidos ou tempo adicional com uma van alugada.
  • Falar com o trabalho e escola sobre sua mudança. Você pode organizar para transferir as informações necessárias (como histórico escolar e vacinação) para novas escolas, se necessário. O departamento de RH da sua empresa também pode ter outras exigências.
  • Fazer um inventário de tudo que você tem, para garantir que cada item chegue na nova casa. Isso também é uma boa oportunidade de se livrar de qualquer coisa que você não precisa levar com você.

Dica especial: Save e organize capturas de tela e informações similares para empresas de mudança em potencial com o Web Clipper—e mantenha tudo com o resto de sua lista de mudança.

Preparando-se para a mudança

Com as datas definidas e uma boa ideia do básico envolvido, você pode passar o resto do tempo fazendo preparações formais. Assim como seu planejamento inicial, os específicos vão variar, mas quase sempre incluem:

  • Finalizar os planos com a empresa de mudanças, incluindo confirmar os pontos específicos e garantir que o contrato está bem feito.
  • Certificar-se que você terá todas as caixas e suprimentos que precisar, incluindo fitas, plástico bolha, cobertores, etc.
  • Escrever tudo. Durante a mudança, tentar lembrar-se de tudo de cabeça pode ser impossível. Um arquivo organizado, especialmente um acessível em um aplicativo como o Evernote, pode ser a diferença que você precisa na hora de lembrar-se de algo quando precisar.
  • Limpe a casa inteira, livrando-se do que você não precisa ou não pode levar na mudança. Bazares, instituições de caridade e locais similares são boas maneiras de livrar-se de itens desnecessários.
  • Meça toda a sua mobília junto com os acessos da nova casa. Você precisa se certificar que vai conseguir colocar tudo para dentro! Se não conseguir, livre-se deles antes de se mudar.
  • Mude o seu endereço nas contas e prestadores de serviços públicos. Certifique-se que empresas pertinentes saibam que você está se mudando.

“Nunca é cedo demais para começar a encaixotar as coisas! Você pode começar ao colocar “itens similares” no cômodo ao qual pertencem para que quando você organizar tudo, estará fazendo isso de maneira ordenada. Evite misturar itens de cômodos diferentes na mesma caixa, sempre que possível.”

—Especialista Evernote e Organizadora Profissional Certificada Amy Payne

Mais notas antes de se mudar

Conforme a mudança fica mais próxima, é uma boa ideia revisar os detalhes pequenos porém críticos para garantir que tudo está em ordem. Você pode adicioná-los à sua lista de mudança e incorporá-los aos seus planos. Isso pode incluir detalhes como:

  • Notificar sua empresa de momentos específicos que você precisa estar ausente.
  • Fazer uma revisão geral no seu carro, se você vai se mudar para longe.
  • Termine de encaixotar as coisas com alguns dias de folga. Depois, coloque roupas em malas que sejam suficiente para alguns dias, como se você estivesse saindo de férias.

Dica especial: Digitalize documentos importantes para garantir contratos, recibos e outros itens de papel de maneira instantânea, para que você nunca os perca de vista.

Encaixotando tudo

A ideia de colocar toda sua vida em caixas pode ser assustadora, mas estas dicas da Especialista Evernote e Organizadora Profissional Certificada Amy Payne vão deixar o processo muito mais fácil:

  • Faça uma lista de cada cômodo na sua casa atual e mapeie como isso se traduz na sua nova casa.
  • Encha uma caixa até o topo. Se houver espaço vazio ela será esmagada com o peso de outras caixas
  • Se você tem um item pequeno para ser embalado, escreva no jornal com um marcador para quando você desembalar saber que há um item dentro do papel.
  • Embale itens cortantes em papel e escreva “Cortante” para saber que você precisa tomar cuidado na hora de desembalar.
  • Mantenha o peso de cada caixa em no máximo 20kg, para você conseguir levantar cada uma facilmente.
  • Faça um inventário de suas caixas usando o Sistema de cores definitivo para mudanças de May, depois use estes modelos no Evernote para acompanhar o que está em cada caixa. Você também pode usar este sistema para definir a prioridade na hora de desembalar para saber exatamente quais caixas abrir primeiro.

No dia da mudança

Esperamos bastante que tudo dê certo no dia da mudança, ou pelo menos que sua lista de mudança mantenha os imprevistos no mínimo. Essa é a hora de ver alguns detalhes de última hora:

  • Confirme que a empresa de mudança é a mesma do orçamento. Isso vai ajudar a impedir golpes ou roubo.
  • Dê uma última olhada para ver se esqueceu de algo, depois desligue as luzes, água, gás e ar condicionado; feche todas as janelas e deixe as chaves em um local seguro.

Após a mudança

Assim que você chegar e se acomodar na nova casa, você pode terminar o processo com alguns itens finais na sua lista de mudança:

  • Limpe sua nova casa e deixe ela brilhando antes de desfazer as caixas.
  • Crie uma lista de todos os serviços que você tinha na casa antiga para acompanhar os serviços que você precisa se cadastrar, e prepare-os logo assim que você chegar.

Dica especial: Tirar tudo das caixas e organizar após uma mudança pode ser tão estressante quanto a própria mudança. Tarefas no Evernote podem ajudar você com as tarefas de tirar tudo das caixas com a mesma eficiência que o resto da sua lista de mudança.

“Deixe um saco de lixo ou caixa vazia por perto para colocar o papel que você está descartando das caixas. Designe um local para caixas vazias. Separe as caixas em uma pilha plana. Isso pode ser logo do lado de fora do cômodo que você está desfazendo as caixas.”

—Especialista Evernote e Organizadora Profissional Certificada Amy Payne

Acomodar-se em uma nova casa não precisa ser uma bagunça

Mudar-se pode ser uma grande e intimidadora aventura. Mas com uma lista de mudança e uma boa preparação, você pode garantir que tudo vai correr bem e sem problemas. Usar as ferramentas e estratégias organizacionais corretas pode ajudar a transformar aquilo que é impossível em possível de gerenciar, para que você possa se mudar sem o stress adicional.

Organize seu trabalho e desafogue sua vida com o Evernote.

Cadastre-se Gratuitamente