Usando o Evernote

Organize sua viagem com o Evernote

Escolher o destino, elaborar o roteiro, anotar endereços, separar documentos, comprar ingressos, imprimir passagens e vouchers. Viajar é uma delícia, mas exige muita preparação.

O Evernote pode ajudar durante todo esse processo prévio, e ainda pode ser um ótimo acompanhante de viagem. Abaixo, elencamos algumas dicas que podem ajudar a utilizá-lo durante o antes, o durante e quem sabe até no depois.

Elabore um caderno – offline!

O primeiro passo para organizar uma viagem é criar um caderno no Evernote. Lá, podem ser armazenadas todas as informações importantes para o passeio. Etiquetas ajudam organizar e encontrar as notas mais facilmente quando precisar. Um ponto super importante é que esse caderno esteja disponível offline, assim, independentemente de ter um pacote de dados de internet para a viagem, será possível acessar todo o conteúdo salvo. Mas lembre-se: isso precisa ser feito diretamente de seu dispositivo móvel!

DICA: Uma outra dica é criar um sumário de notas com as notas mais importantes, facilitando a localização delas quando precisar.

Pesquise seu destino

Para decidir o destino da viagem, o que fazer quando estiver lá, onde comer, o que visitar, etc., é necessário fazer muita pesquisa. Com a extensão Web Clipper, é possível salvar todas as páginas que contêm informações interessantes diretamente no caderno da viagem. Ainda, é possível escolher entre salvar apenas o link ou fazer também uma foto da tela.

Compartilhe com seus companheiros de viagem

Se a viagem for em turma, é imprescindível compartilhar o caderno com todos que participarão da aventura. Assim, todo mundo terá acesso a todas as informações e o roteiro poderá ser elaborado de forma colaborativa. Todos podem contribuir na organização da viagem, dividir tarefas, dar ideias, encontrar lugares, entre várias outras coisas.

DICA: Converse diretamente com seus companheiros de viagem por meio do Work Chat!

Faça o roteiro, com uma nota por dia

O roteiro também pode ser criado diretamente no caderno da viagem. Uma das maneiras de montar o itinerário é criar uma nota para cada dia da viagem, assim, fica mais fácil de encontrar as informações que estiver buscando. Além de endereços, é possível fazer anotações como horários de apresentações e de reservas de restaurantes, por exemplo.

Salve mapas dos lugares que serão visitados

Se perder também nunca é uma boa ideia. Para evitar que isso aconteça, é possível salvar mapas dos lugares que serão visitados no caderno e acessá-los offline sempre que necessário.

Armazene documentos, ingressos e vouchers

Perder documentos também pode ser uma grande dor de cabeça durante a viagem. Para evitar que esse tipo de problema tenha graves consequências, é possível tirar fotos de todos os documentos e mantê-los salvos, com segurança, no aplicativo. Dá para fazer a mesma coisa com ingressos de teatro, museus, shows, vouchers de hotel e de aluguel de carro, e ainda com passagens de avião, ônibus ou trem.

DICA: É possível usar a câmera do aplicativo no smartphone para escanear tudo isso. E se houver a necessidade de encontrar alguma informação dos documentos, o Evernote reconhece o texto e faz a busca na imagem.

Tenha e-mails e informações importantes a mão, mesmo sem internet

Às vezes, recebemos e-mails com informações importantes para a viagem. Para ter certeza que eles estarão disponíveis – mesmo que offline – é possível encaminhá-los para o Evernote e adicioná-los ao caderno da viagem.

Listas, listas e mais listas

Para quem gosta de listas, aqui é possível montar várias. Lista de coisas para fazer, de coisas para levar na mala, coisas para trazer da viagem, compras e metas. Ainda, essas listas podem ser checklists e os itens podem ser checados a medida em que foram sendo realizados, mantendo os dados da viagem ainda mais organizados. É possível ainda copiar o link de uma nota com lista para incluir em outra nota.

Mantenha um diário da viagem

Depois de embarcar, é só aproveitar – e utilizar o Evernote para manter um diário de viagem. Escrever o que deu certo, o que deu errado, anotar dicas, salvar fotos e endereços pode ser uma forma de guardar tudo de bom que rolou durante a viagem. Quem sabe na volta, as anotações não viram um post de blog, ou ainda um livro sobre um destino legal?

Faça um upgrade nas suas notas com o Evernote Premium.

Seja Premium