Usando o Evernote

Organize sua viagem de férias com o Evernote

Depois de tanta correria com o encerramento de projetos, final do ano letivo, preparativos para as festas e presentes, a melhor parte finalmente chega: as merecidas férias!

No decorrer da semana #Tchau2015, você viu diversas dicas para tornar o final de ano menos caótico e iniciar 2016 de forma organizada. Fechando esta série com chave de ouro, compartilhamos as nossas dicas para tornar a sua viagem de férias organizada – afinal, este é o projeto mais importante do ano! – pelo menos neste momento. 🙂

Passo 1: Definindo o destino

No Evernote, crie um caderno chamado “Viagens” para guardar tudo o que encontrar de interessante. Você pode capturar informações para este caderno de várias maneiras.

Na internet:
Com o Web Clipper, capture o conteúdo e selecione o caderno “Viagens” para que ele seja armazenado diretamente neste caderno. Veja como fazer isso aqui.

Em revistas:
Aproveite para reduzir a pilha de revistas capturando somente o que interessa – incluindo as revistas e artigos sobre viagens. Com o app Evernote para Android, iOS ou Windows Phone, é só fotografar a página da revista e selecionar o Caderno para que o conteúdo já fique guardado no local correto. Faça o mesmo com folhetos, jornais, cartazes ou qualquer outro local de onde você queira capturar a informação.

Passo 2: Organize!

Conforme você captura a informação, é conveniente incluir tags nas notas para que você selecione apenas o que deseja, considerando local, atividades, período… Eu, por exemplo, organizei o meu caderno com as seguintes tags:

Dessa forma, você pode (e deve!) incluir mais de uma tag em cada nota:

(Veja como trabalhar com tags aqui).

Você pode, então, utilizar a busca avançada para localizar exatamente o que você deseja:

(Veja como trabalhar com pesquisas avançadas aqui.)

Passo 3: Monte o roteiro!

Dizem que descansar não é ficar sem fazer nada, mas sim fazer algo diferente. E de fato: a viagem é muito mais revigorante quando realizamos atividades diferentes do nosso dia a dia. Para isso, planejamento é fundamental.

Veja abaixo o planejamento que fiz em minhas últimas férias:

Dica 1: não leve este planejamento tão a sério – afinal, você estará de férias! Mas tente ao menos manter os planos que demandem reserva antecipada – nesse sentido, o planejamento evita que a gente perca a oportunidade de conhecer coisas incríveis porque não sabíamos como chegar, porque a fila de ingressos estava grande demais ou simplesmente porque ficamos com preguiça.

Dica 2: veja como criar tabelas no Evernote aqui.

Passo 4: Documentos à mão!

Se você já definiu o destino e o roteiro e já fez as reservas de passagens, hotéis e ingressos, guarde as informações no Evernote. Veja como:

1. Crie um caderno novo: “Viagem para a Europa”, por exemplo. Guarde seu roteiro de viagem nele para ficar à mão.

2. Crie uma nota com um checklist do que é necessário: passaporte ou RG (incluindo os dos filhos), voucher de hotel, etc.

3. Com o WebClipper, capture vouchers de reservas de hotéis ou companhias aéreas diretamente do Gmail para este caderno. Se a informação veio em papel, é só fotografa-la com Evernote. Acrescente dados de contato, endereço e até print de mapas em cada uma destas notas.

4. Inclua cópias de ao menos um documento pessoal neste caderno. Neste momento, aproveite para separar os documentos físicos necessários da viagem (Passaportes, por exemplo) em uma única carteira e já deixá-los separados para o dia de embarque.

5. Na véspera do embarque, verifique em seu checklist se não há nenhum documento faltando em seu caderno.

6. Com tudo completo e organizado, é só sincronizar o caderno “Viagem para a Europa” no celular para acessar os documentos no aeroporto, hotel ou qualquer outro lugar – mesmo estando offline (no Evernote Plus, Premium e Business, é possível pode acessar as notas mesmo sem acesso à internet). Esse simples hábito de manter tudo à mão já me salvou muitas vezes.

7. Uma outra dica é criar em seu caderno de viagens uma nota com informações rápidas e necessárias: número do localizador, endereço do hotel, roteiro. Para ajudar, preparamos uma nota-modelo para você começar a se organizar. ?
Basta clicar a aqui e copiá-la para sua conta Evernote:
Modelo de roteiro de férias

Ter tudo organizado e à mão fará toda a diferença. Você poderá relaxar com a certeza de que nada foi esquecido – e poderá transformar suas férias em uma experiência muito mais rica!

E você? Quais as suas dicas para organizar suas viagens? Conta pra gente aí embaixo!

Faça um upgrade nas suas notas com o Evernote Premium.

Seja Premium