Com tantos títulos atualmente à disposição, fica difícil decidir qual série assistir e a quantas assistir. Quem nunca se perdeu entre um episódio e outro, sem saber em que ponto da trama parou?
A situação pode ficar ainda mais complicada para quem acompanha diversas séries ao mesmo tempo de forma mais profissional, como jornalistas, blogueiros, youtubers e críticos.
Uma solução prática usada por alguns deles é criar uma planilha que pode servir como base para todos os episódios assistidos na semana. Neste post, levamos a ideia um pouco adiante, usando o Evernote para aprimorar essa organização e deixar mais tempo para você se divertir.
Crie uma tabela
O primeiro passo para organizar suas maratonas é listar todas as séries que você acompanha atualmente, cruzando informações básicas como título e episódio. Conforme for assistindo, basta checar os campos relacionados. Isso facilita acompanhar várias séries ao mesmo tempo, em episódios intercalados.
Caso você acompanhe séries cujos episódios estão todos disponíveis em serviços de streaming, o foco do controle está no último episódio assistido. Já para séries que você acompanha semanalmente nos canais de TV a cabo, o foco está no lembrete para a data e horário específico de cada episódio (ou mesmo das reprises) para que você não perca nenhum capítulo e não seja impactado por spoilers.
O ideal, então, é criar duas planilhas: uma para séries de streaming e outras para TV a cabo ou aberta.
Anotações
Se você escreve sobre séries, tem um canal online em que fala sobre cultura pop, acompanha podcasts ou mesmo adora discutir o tema com amigos, aqui vai outra dica importante: anote todas as informações que você considera relevante enquanto assiste ao episódio.
Em seguida, inclua etiquetas contendo nomes de personagens, título do seriado, número do episódio, canal, ou o que considerar relevante. Sempre que precisar saber em que episódio ocorreu aquele fato importante, basta digitar no campo de busca.
Indicações
Outro dilema muito comum enfrentado por quem é apaixonado por séries é a quantidade de indicações feitas por amigos, muitas delas descritas como “imperdíveis”. O mesmo acontece quando vemos uma lista com as melhores séries de todos os tempos: sempre tem uma que ainda não vimos.
Quando isso acontecer, não perca tempo, inclua na mesma hora na sua nota com “séries para assistir”. Assim, você já tem à sua disposição a substituta para quando uma de suas séries for cancelada ou para aproveitar o mid-season.
O mesmo vale para matérias interessantes que encontrar na internet. Para guardar essas informações, basta usar o Web Clipper e salvar o conteúdo diretamente no caderno de séries.
Ficha técnica
Mas, se você é de fato um grande entendedor do assunto, pode ir mais além. Que tal criar uma ficha técnica para cada uma das séries que acompanha, incluindo elenco, diretor, produtores, ano de produção, etc.? Isso, claro, é facilmente pesquisável!