Conforme o mundo começa a normalizar novamente após mais de dois anos de pandemia COVID, as pessoas estão se coçando para sair e ver o mundo de novo, e com razão! Os acontecimentos recentes tiraram o mundo dos eixos, e cada vez mais as pessoas estão sentindo a vontade de parar um pouco, dar uma fugidinha e redescobrir um tempo e férias com a família.
Mas, sem uma boa maneira de se concentrar, você pode se perder facilmente no labirinto de opções disponíveis. Você precisa equilibrar os desejos de sua família com as realidades do seu orçamento e garantir que terá tanto o tempo quanto os recursos para tudo que deseja fazer. Pode parecer assustador, mas as ferramentas certas podem fazer toda a diferença, permitindo que você planeje férias em família sem se perder nos detalhes. Quanto mais eficaz for seu plano, mais suave serão suas férias, e mais você poderá relaxar e aproveitar as oportunidades de conexões familiares.
Planeje cada detalhe
Fonte: Shutterstock
Uma viagem “espontânea” pode parecer uma opção divertida como conceito abstrato, mas geralmente pode causar grandes problemas, especialmente para uma família ou grupo de mais de uma ou duas pessoas. O planejamento apropriado, cobrindo datas, itinerário, custos previstos e todo o resto, pode impedir dores de cabeça quando sua viagem começar, e garantir que você mantenha o orçamento e não perca nada no seu itinerário.
Comece falando com sua família sobre as coisas que querem fazer na viagem. Crie uma lista de locais e eventos, depois busque os que são convenientes, e mais importante, atraentes para todos. Certifique-se que todo mundo terá pelo menos uma atividade que eles estejam ansiosos para fazer, e procure um equilíbrio de atividades que seja inclusivo aos desejos de todos.
Assim que você tiver um itinerário geral definido, busque datas que funcionem para todos, e estejam preparados para fazer ajustes se as atividades dependem de temporadas ou não são oferecidas durante as datas de suas férias. Não tente colocar muita coisa no mesmo dia. Inclua tempo de viagem até os destinos e tempo de descanso conforme necessário para impedir que os membros da família fiquem sobrecarregados.
Dica especial: o modelo itinerário de viagem no Evernote pode ajudar você a definir tudo em um local centralizado. Além de manter os seus níveis de stress sob controle, permite que você acompanhe destinos, atividades e custos, bem como horários e reservas caso seus planos mudem.
Fique de olhos abertos
Planejar férias em família é uma coisa, pagar é outra. Quanto mais ofertas você encontrar, mais consegue incluir atividades adicionais no seu orçamento e expandir o escopo das férias. Correr atrás de descontos pode ajudar você a encontrar bons negócios em coisas como viagem e hotel, essenciais para qualquer viagem com a família pois geralmente são os aspectos mais caros. Alguns bons negócios podem fazer a diferença entre férias limitadas e algo bem mais abrangente.
Dica especial: use o Web Clipper para salvar e armazenar descontos que você encontrar online. Isso inclui artigos, endereços de sites e capturas de tela, que podem ser adicionados a um caderno “férias” ou etiquetados de acordo com seu tema para serem consultados mais tarde.
Decida limites de orçamento
Poucas coisas são piores do que as ansiedades de orçamento quando você está planejando férias em família. Esse é um dos motivos pelo qual o planejamento é tão importante: ele impede que suas férias custem mais do que você tinha em mente. O stress evitado, além dos custos e dívidas, ajudarão você a desfrutar e relaxar ainda mais nas suas férias.
Isso significa definir limites claros de gastos e se prender a eles. Talvez pode significar cortes a um aspecto da viagem para atender as necessidades de outro, incluindo uma pequena reserva para emergências e despesas inesperadas. Finalmente, e talvez mais importante, calcule seu orçamento cuidadosamente, incluindo hotéis, refeições, despesas com viagens, ingressos para atrações locais entre outros. Certifique-se que cada custo é levado em consideração e prepare-se para cancelar alguns planos se for necessário para se manter no orçamento.
A maneira mais óbvia de usar o Evernote para planejar férias em família é criar um caderno antes da viagem. Você vai querer incluir notas com informações de voo e hotéis. Mas, se você está viajando com crianças, talvez é bom incluir coisas que vão deixar os mais novos ocupados. Sugiro uma nota com ideias de jogos para crianças, links para piadas apropriadas, e outra nota com locais para ver e coisas a fazer com os mais jovens. É claro que as crianças vão buscar filmes e YouTube, mas se você planejar com antecedência, pode conseguir sugerir a boa e velha diversão analógica.
—Especialista Evernote Dave Edwards
Tenha uma lista de verificação, antes e depois
Fonte: Shutterstock
Uma das melhores maneiras de manter um orçamento de férias é com uma lista de tudo que você precisa e o custo dessas coisas. Isso inclui desde essenciais (transporte, acomodação, remédios e documentação) até luxos como drinks na beira da piscina ou dinheiro para souvenirs. Nada pode arruinar um orçamento (e férias) mais do que algo que você esqueceu no estágio de planejamento e agora deve levar em consideração no meio da sua viagem. Quanto mais abrangente for a lista, melhor você poderá manter o orçamento de suas férias em família.
Dica especial: o Início no Evernote é uma ótima ferramenta integrada para gerenciar suas férias inteiras. Com ele, você pode visualizar cada aspecto de sua lista de verificação de férias com frequência para ver itens como tarefas em aberto, guias de viagem, itinerários e mais; além de capturas de tela e favoritos para documentos essenciais como bilhetes de avião e reservas de hotel.
Férias bem planejadas são férias divertidas
Você não consegue se divertir se não relaxar, e quanto mais com antecedência planejar as férias em família, mais fácil será. Com o Evernote, você consegue acompanhar cada detalhe das suas férias e planejar de acordo. Só não esqueça do filtro solar!