40% off Evernote Personal. Limited time offer.

Economize 40% no novíssimo Evernote Personal. Termina em 03/10.

Adquira agora

Productivity • Using Evernote

Como redefinir o sucesso e encontrar felicidade na sua vida

O que você está sentindo agora? Cansaço? Burnout? Dificuldade de lidar com tudo? Então, você não está só. 2020 foi um ano que a maioria de nós gostaria de esquecer, já que a COVID-19 impactou cada aspecto de nossas vidas.

Você pode ter começado 2020 com grandes metas (nós começamos!), e viu logo depois tudo caindo pelas bordas quando a vida pegou um caminho inesperado. Isso é frustrante, certamente. Mas tente não se comparar com planos que você vez nos ‘tempos de antes’, ou comparar seu progresso com o de outros. Em vez de se martirizar por ‘falhar’, aqui está uma ideia radical: você pode redefinir o sucesso.

Talvez você não tenha perdido peso, deixado de fumar, ou escrito aquele livro; às vezes, simplesmente chegar no final do dia inteiro é uma conquista. Não significa desistir dos seus sonhos; significa que você viverá para enfrentar mais um dia. Redefinir o sucesso leva em consideração suas circunstâncias e libera você de ter que conquistar tudo agora.

Um momento para refletir

“Não pode existir a vida sem mudança, e ter medo do que é diferente ou desconhecido, é ter medo da vida.”

-Theodore Roosevelt

Começamos esta série de posts um ano atrás com uma promessa: “Ajudar você a construir sua caixa de ferramentas flexível para o sucesso, com uma série anual cobrindo as pedras fundamentais da produtividade.” Mal sabíamos o que 2020 iria trazer. Então, nós também tivemos que redefinir sucesso: desde ajudar você a ter mais produtividade até ajudar você a navegar território desconhecido.

O começo de um novo ano forma uma oportunidade natural para pausar, refletir no que você conquistou, e definir suas metas e intenções para o ano que está por vir. Agora, com o benefício de olhar para trás, só há uma questão que você precisa responder: após tudo que você passou em 2020, qual é a aparência do sucesso agora?

Para ajudar você a responder isso, gostaríamos de fazer nossa própria reflexão, e olhar para os registros anteriores na série, para ver como você pode aplicá-los conforme você define suas metas para 2021 e posteriores. Cada uma tem um pedaço do quebra-cabeças que, ao ser concluído, oferece a você tudo que você precisa para conquistar suas metas.

Aqui então, estão nove ferramentas indispensáveis para o sucesso – da maneira que você escolher defini-lo.

Supere seus maus hábitos

Milhões de pessoas dizem que querem melhorar alguma parte de suas vidas, mas esquisas mostram que apenas 8% de fato conquistam este objetivo.

O problema é que somos criaturas presas aos hábitos…literalmente. A psicóloga Wendy Wood diz: “Quando você repete uma ação muitas vezes em um dado contexto e depois ganha uma recompensa ao fazer isso, você está aprendendo de maneira devagar e incremental a associar aquele contexto com aquele comportamento.”

Para quebrar com seus maus hábitos, experimente essas estratégias então:

  • Identifique suas pistas. Baixe o modelo Recarga Diária do Evernote e use-o para gravar suas emoções e reações. Você também pode começar um diário para acompanhar seus sentimentos, e trabalhar com quaisquer pensamentos e emoções negativas; sem se preocupar com o que outras pessoas podem pensar.
  • Aumente o atrito. Dificultar a entrega a maus hábitos facilita a eliminação deles. Por exemplo, se você tem vício pelo seu smartphone, coloque-o em uma gaveta quando não estiver sendo utilizado. Ou crie uma lista de compras no Evernote para evitar fazer compras por impulso de itens que não são saudáveis.
  • Substitua bons hábitos. Enquanto você continuar a passar pelas mesmas pistas, seu cérebro vai reagir com as mesmas rotinas antigas. Em vez disso, crie uma tabela e adicione uma linha para cada uma das respostas que você quer mudar; depois, liste os ‘bons’ hábitos que você decidiu usar para substituí-los. Por exemplo, ao lado de “comer um chocolate às 15h”, você pode escrever “comer uma maçã”.
  • Acompanhe o seu progresso. Baixe o modelo Acompanhador de Hábitos do Evernote para ver como você está progredindo com seus novos hábitos, mas não se cobre demais se perder um dia! simplesmente perdoe-se por ser humano, e volte assim que puder.

Crie um plano

Criar um plano pode parecer uma inconveniência quando você quer que sua jornada para uma vida melhor comece agora. Mas atravessar um novo território é mais fácil quando você tem um mapa; seja para tirar férias, ganhar uma promoção, ou começar um novo negócio.

Veja como criar sua própria base para ação:

  • Escreva sua meta. Simplesmente escrever uma meta aumenta sua probabilidade de conquistá-la em até 42%. Você pode capturá-lo usando o modelo Metas Anuais do Evernote. Ou, se você preferir usar caneta e papel, digitalize-o no Evernote para conseguir consultá-lo a qualquer momento.
  • Divida suas metas em pedaços. Crie um plano que divide sua meta em passos pequenos e incrementais, depois escreva cada passo e defina um prazo para sua conclusão. Use os modelos Planejador Diário e Planejador Semanal e crie registros para cada passo que você precisa dar, e não se esqueça de se recompensar pelo progresso que tiver no percurso!
  • Reveja seu plano diariamente. Para permanecer no caminho, defina um lembrete para revisar sua nota de metas de maneira regular (diariamente, se possível). É uma ótima maneira de definir suas intenções para o dia e manter seu foco onde ele deve estar.
  • Permanecer na meta. Conforme você conclui cada ‘bloco’ do seu plano, separe um momento para comemorar seu progresso e reavaliar seu plano: ele ainda é prático? Há ajustes que você precisa fazer? Isso vai ajudar você a se lembrar de porquê começou com ele, e dará um impulso de energia muito necessário.

Mantenha o foco

Em momentos de incerteza (*gesticula mostrando tudo*), o objetivo não é de manter sua produtividade perfeita. Em vez disso, é encontrar espaços durante o dia que conduzem mais foco, e gradualmente reduzem distrações.

Aqui estão quatro maneiras de permanecer na tarefa e concluir seu trabalho:

  • Treine sua mente para ignorar distrações. Quando você precisar focar durante longos períodos de tempo, menos é mais. Esta é a ciência por trás da Técnica Pomodoro, que recomenda dividir o seu dia de trabalho em blocos de 25 minutos, separados por intervalos de cinco minutos. Você pode usar este modelo Evernote para capturar suas tarefas Pomodoro.
  • Conheça seu ritmo ultradiano. Dentro de um dia de 24 horas, alternamos entre blocos de 90 minutos de produtividade e foco aprimorado, conhecido como nosso ritmo ultradiano. Use este modelo Evernote para acompanhar seus níveis de foco, entusiasmo e energia, e economize seus projetos mais criativos e estratégicos para quando você tem mais foco.
  • Dê uma viajada. Não, é sério. Dar-se permissão para viajar na sua mente (em momentos predeterminados) pode ser uma estratégia de produtividade surpreendentemente eficiente. Separe um tempo para viagem intencional, depois configure um lembrete no Evernote, mas se certifique de escolher uma janela de tempo quando seu ritmo ultradiano não está no esforço focado.
  • Escolha o local correto. Se você não possui um home office, pistas contextuais podem fazer com que um espaço tenha uma sensação diferente. Tire uma foto ou crie uma lista de verificação dos itens no seu ‘espaço de trabalho’. Isso facilitará a preparação de cada dia, e a realização do trabalho.

Mantenha-se organizado

Desorganização desperdiça tempo e dinheiro. O objetivo final é organizar sua vida para ajudar você a encontrar calma e pensar de maneira mais clara. Apesar disso ter uma aparência diferente para todo mundo, você pode experimentar com abordagens diferentes para ver o que dá certo para você:

  • Crie convenções de nomenclatura padronizadas para rótulos e arquivos digitais. Isso ajuda você a manter a si e ao seu espaço digital organizado. Experimente usar um caractere especial ou emoji no começo das suas notas mais importantes para que elas sempre apareçam no topo da sua lista de notas. Ou, se classificar por data é útil para você, use um formato de data AAAA-MM-DD para que a ordem alfabética seja a mesma da ordem por data.
  • Use a automação para conectar aplicativos. Pular entre aplicativos o dia inteiro não só impacta sua produtividade, como também aumenta as chances de perder informações ou ter dados demais armazenados em certos aplicativos. Ferramentas como Zapier e IFTTT podem ajudar você a se conectar com seus aplicativos favoritos, para que as informações automaticamente fluam entre cada um.
  • Otimize seu espaço de mesa. Identifique de três a cinco itens que você usa com mais frequência e mantenha estas coisas dentro do alcance. Ou faça com que sua mesa reproduza nossa tendência natural de processamento linear. Coloque ‘itens de entrada’, como seu computador ou telefone, na esquerda e itens de saída, como grampeadores e papeis concluídos na direita.
  • Seja sem papel. Digitalizar arquivos em papel no Evernote é tão simples quanto usar a câmera do seu smartphone. Quando estiver no aplicativo Evernote, toque no ícone de câmera e aponte seu dispositivo para o item que você deseja digitalizar.
  • Faça da organização um hábito. Separe um tempo para organização como você faria se estivesse fazendo uma reunião ou grande evento. Separe dez minutos ao final de cada dia e configure um lembrete para limpar seu espaço físico e digital, ou deixe uma hora nas sextas-feiras para focar na organização. Você pode acompanhar tudo isso usando o Modelo Revisão Semanal GTD do Evernote.

Encontre a inspiração

Steve Jobs disse uma vez:, “Criatividade é uma questão de conectar as coisas. Quando você pergunta às pessoas criativas como foi que elas fizeram alguma coisa, elas se sentem um pouco culpadas porque não fizeram de fato, apenas enxergaram algo.”

Aqui estão três passos para pegar estas conexões esquivas e impulsionar sua criatividade:

  • Treine seu cérebro no pensamento divergente. Isso encoraja o pensamento espontâneo e livre que aceita várias soluções para um problema. Uma maneira de desenvolver a habilidade é com exercícios sinéticos. Para começar, escolha quaisquer duas coisas, como um abajur e uma caixa de lenços, e escreva quantas associações entre eles você conseguir. Repita o exercício a cada dia com novos itens.
  • Capture todas as suas ideias. É importante que elas capturem tudo, para que você possa progredir de fazer conexões entre dois objetos aleatórios até encontrar uma conexão inspirada entre duas ideias até então desconexas. Comece criando um caderno “Ideias”no Evernote para capturar todas as suas ideias, depois separe um tempo regular para revisar todas elas.
  • Introduza o inesperado. Quanto mais diversas forem suas experiências, maior a probabilidade de inovação. Você pode dar uma partida na sua criatividade ao ler histórias, começar um novo hobby, ouvir música, ou conversar com uma nova pessoa. Salve e anote em PDFs e outros conteúdos no Evernote para acompanhar seus pensamentos e reações conforme você é exposto ao inesperado.

Esteja aberta às possibilidades

Apesar de ser importante focar, fazer isso demais em uma única coisa pode causar uma limitação de visão mental, fechando você para novas ideias. O resultado disso é que seu trabalho pode começar a se sentir mundano e sem inspiração.

Aqui estão quatro estratégias para romper a monotonia para que você possa estar mais aberta para a inspiração:

  • Convide algo novo. As pessoas tendem a se inspirar mais quando estão abertas a novas experiências. Então é só uma questão de se afastar do problema atual, e seguir rumo a algo fora da sua rotina normal para liberar sua mente de maneira deliberada e abrir caminho para ideias novas.
  • Busque perspectivas diferentes. Isso não é uma questão de se comparar com ninguém; é sobre buscar conteúdo de qualidade no seu campo que venha de perspectivas diferentes. Salve qualquer coisa que acenda uma ideia para um de seus projetos no Evernote, não importa se você está no seu computador ou dispositivo móvel.
  • Treine sem pressão. Construir sua habilidade no que você quiser conquistar é como construir o caminho para a inspiração chegar. Para começar, verifique seu calendário no começo de cada semana de trabalho e agende pelo menos 30 minutos de tempo livre. Dessa forma, você possui um espaço sagrado na sua semana onde pode refinar suas habilidades relacionadas a trabalho.
  • Quando a inspiração chegar, dê as boas-vindas a ela. Se você falhou ao capturar um pensamento fugitivo, não se preocupe, isso acontece nas melhores famílias. Em vez disso, mantenha suas ferramentas por perto para capturar o brilhantismo inesperado sempre que acontecer. Sincronize sua conta Evernote para todos os seus dispositivos e use atalhos para manter as notas onde você capturou a inspiração sempre na ponta dos dedos.

Capture suas ideias

O fundador da Evernote, Stepan Pachikov disse uma vez que “Um momento interessante na vida dura só um momento”. O desafio é agarrar estes momentos, estas ideias brilhantes, para que possam viver para sempre. Para fazer isso, você precisa de uma estratégia para capturá-los quando a inspiração bater.

Veja como tirar ideias de sua cabeça e colocar em uma nota:

  • Silencie suas dúvidas com a escrita livre. O objetivo da escrita livre é simples: escrever sem parar. Escolha um limite de tempo, coloque sua caneta no papel, ou suas mãos no teclado, e não pare até o tempo acabar. Crie uma nota dedicada no Evernote que sirva como um diário, onde você pode armazenar toda a sua escrita livre.
  • Dite suas ideias. Se você está sentindo que não vai a lugar algum capturando suas ideias criativas com uma caneta ou teclado, grave-se explicando-as em voz alta. Grave uma nota de áudio diretamente no Evernote, depois adicione comentários a ela mais tarde. Você pode até usar as capacidades de fala para texto do seu dispositivo para transcrever suas ideias.
  • Desenhe um mapa da mente.Quando uma nova ideia ainda é só uma semente, é impossível focar na parte específica. Em vez disso, capture aquela pequena fagulha (uma única palavra ou imagem) com o objetivo de dar um tranco em novos fluxos de inspiração. Desenhe um mapa mental diretamente no Evernote no seu iPhone ou iPad usando seu dedo ou uma caneta stylus.
  • Crie um space para colaboração. Para começar, simplesmente crie um caderno no Evernote e clique no botão Compartilhar para convidar seus colegas para contribuírem. O resultado final é uma representação colaborativa multimídia da ideia de todo mundo. Eles podem salvar e anotar em imagens e PDFs no Evernote, e usar o Web Clipper para capturar páginas da web inspiradoras.

Treine a adaptabilidade

Não dá pra sempre saber ou controlar o que o amanhã reserva, mas você pode controlar como reage a mudanças. Você vai afundar e se afogar, ou vai encontrar um chão firme e aproveitar as novas oportunidades? Sua adaptabilidade, junto com as características sobrepostas de resiliência e inteligência emocional, podem mudar o equilíbrio da balança.

Aqui estão três conjuntos de ferramentas específicas que você pode usar agora mesmo para tornar-se mais adaptável, e navegar até mesmo a mudança mais assustadora:

  • Siga o seu norte. Para se tornar mais adaptável, você precisa de metas grandes o suficiente para fornecerem um verdadeiro norte na sua vida, e autoconhecimento suficiente para descobrir onde você está com relação a estas metas. Pergunte-se: Qual é o meu objetivo pessoal ou profissional? O que me faz sentir realização como ser humano? Que partes de mim são tão fundamentais que mudanças externas não podem arruiná-las? Escreva suas respostas e volte a elas sempre que sentir ansiedade ou aquela sensação de estar à deriva.
  • Aumente sua zona de conforto. Felizmente, você não precisa escolher entre conforto e pânico. Há uma terceira zona no meio do caminho: a zona de aprendizado. Nela, nos tornamos mais adaptáveis. Um livro comum ou arquivo de fagulha no Evernote pode ajudar você a capturar ideias, artigos, e imagens interessantes, e fornecer uma fonte interminável de inspirações.
Three concentric circle representing the Comfort Zone, Learning Zone, and Panic Zone.
  • Aprenda com os seus erros (e seus sucessos). Isso pode parecer uma passagem para a baixa autoestima, mas um registro de fracassos acaba sendo uma ferramenta poderosa para o crescimento. Procure os motivos específicos pelos quais as coisas não deram certo. Você precisa de mais treinamento? Um plano melhor? Mais suporte dos seus colegas? Como você pode se preparar melhor para a próxima tentativa? A lição é não é que você errou, mas que pode melhorar.

Domine a autodisciplina

Apesar de todas as perturbações que 2020 nos trouxe, cada novo dia é uma oportunidade de reiniciar o seu olhar, recalibrar sua mira, e tentar novamente. Junto com criar um plano para o que você espera alcançar, há uma habilidade de importância vital que você precisa dominar: autodisciplina. Depois, quando eventos inesperados ocorrerem (porque certamente isso vai acontecer), você terá a força para resistir a tentação e permanecer com foco perfeito nas suas metas, não importa o que a vida mande para você.

Algumas das ferramentas que você já pegou nessa jornada possuem vários usos, então aqui estão três dicas para construir a autodisciplina que ajudarão você a permanecer forte em momentos difíceis:

  • Capture e se comprometa. Se você vai dirigir pelo país sem um mapa, chegará em algum lugar, mas tem uma grande chance de não ser onde você queria. É a mesma coisa com suas metas: sem um plano, quem sabe onde elas acabarão? Em vez disso, crie uma nota no Evernote e adicione uma lista de verificação para construir um plano de ação para cada meta. Use o Web Clipper para capturar qualquer coisa da web que ajude você a visualizar a conquista do seu objetivo.
  • Entenda seus pontos fortes… E os pontos fracos. Assim que você tiver uma compreensão mais profunda de onde você atua melhor e onde precisa de uma ajudinha, pode jogar de acordo com seus pontos fortes e minimizar os pontos fracos. Use o Acompanhador de Foco e Energia Diários para ajudar você a identificar seus momentos mais produtivos, e planejar o seu dia de acordo.
  • Acompanhe, reflita e corrija. É fácil de perder a coragem quando você erra, mas o fato de você ter tentado é uma vitória, e você ainda aprendeu algo valioso no processo: o que não dá certo. Use o modelo de Revisão Semanal do Evernote para pegar essa informação, fazer alterações quando você precisar, e continuar tentando até ter sucesso.

Se 2020 nos ensinou algo, é que não importa a qualidade do seu planejamento para futuro, sempre haverá surpresas. O verdadeiro sucesso vem de aprender como navegar estas mudanças inesperadas e manter o foco no que você deseja conquistar. Mas, com uma compreensão clara dos desafios que você enfrenta, e a determinação para superá-los, você ainda vai atingir suas metas.

Organize seu trabalho e desafogue sua vida com o Evernote.

Cadastre-se Gratuitamente