Notícias Evernote

Focados no caminho à frente

Faz alguns meses que escrevi a você pela última vez sobre o progresso da Evernote, e nesse tempo o mundo mudou de maneira que poucas pessoas podiam ter imaginado.

Enquanto continuamos a enfrentar a pandemia de COVID-19, meu coração está com todos aqueles que perderam entes queridos vítimas desta doença horrível. Também quero expressar minha gratidão sincera a todos que estão ajudando o mundo a enfrentar este inimigo invisível, geralmente se colocando em grande risco.

Assim como qualquer outra empresa, a Evernote também teve que enfrentar desafios e riscos inesperados. Sempre tivemos uma equipe distribuída, com pessoas espalhadas em sete escritórios nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Mas tivemos que nos transformar em uma empresa 100% trabalhar de casa, quase que da noite pro dia. Não estamos nem perto de sermos os únicos, e reconheço a sorte que temos de fazer essa transição enquanto muitas outras empresas não podem. Ainda assim, é uma mudança enorme. Há uma curva de aprendizado para garantir que nossos funcionários permaneçam conectados uns aos outros e conectados ao seu próprio bem-estar, tudo isso enquanto colaboram de maneira bem-sucedida a continuar o progresso nas metas de nossa empresa e nos nossos compromissos com você.

Muitos de vocês perguntaram onde estamos nestes objetivos, e quando vocês podem esperar nossos novos clientes aplicativos nas suas mãos. A boa notícia é que tivemos um progresso substancial nas bases do Evernote. Apesar de boa parte deste progresso estar abaixo da superfície, ele nos prepara para uma inovação mais rápida no futuro. E, enquanto os aplicativos estão demorando bem mais do que esperávamos, estamos tendo um progresso substancial rumo ao lançamento a cada semana que passa, tudo com o objetivo de levar a você um Evernote mais consistente e coerente.

Atualmente, estamos distribuindo versões Prévia no iOS, Android, Windows e Mac uma vez a cada duas semanas para um grupo de 20 mil testadores voluntários em 6 idiomas, com mais a caminho. Na gíria Evernote, uma “Prévia” é um estágio de lançamento voltado para o cliente que vem antes do Beta. Isso significa que versões de nossos novos aplicativos estão à solta agora. Conforme a Prévia é lançada, estes aplicativos terão buracos na funcionalidade, design, ou performance, mas a cada duas semanas, eles melhoram. Eles se tornam mais completos. Sua performance melhora (estamos atualmente avaliando a performance de nossas versões Windows e Mac com 50 mil notas de contas teste). Estes são ingredientes necessários para ter uma versão Beta mais ampla, e por fim, uma verão produção que é lançada para todos os nossos clientes.

Também tivemos progresso na nuvem. Estas mudanças são menos visíveis, mas a base do Evernote é tão importante quanto os aplicativos que construímos sobre ela. Em um de nossos vídeos Bastidores, falei sobre nossa migração bem-sucedida de bilhões de notas do armazenamento legado para o armazenamento na nuvem escalonável horizontalmente. Esta migração ocorreu silenciosamente, enquanto você estava usando o serviço, e sem ninguém perceber. Nos últimos meses, repetimos este sucesso.

Dessa vez, migramos com sucesso todos os metadados de permissões, que descrevem que é o proprietário de cada nota e caderno, e quem tem direitos de acesso a notas compartilhadas, cadernos e spaces. Novamente, conquistamos esta migração enquanto milhões de usuários estavam usando os serviços todo dia, e novamente sem ninguém perceber.

Mudanças na nuvem não são imediatamente óbvias para um usuário final, mas elas importam, e os benefícios se acumulam. Esta migração representou outro grande bloco de construção para transformar nossa infraestrutura em uma moldura mais moderna, confiável e escalonável; um passo necessário para nós entregarmos nossos novos clientes e inovar em um ritmo mais rápido.

O Evernote pode parecer simples do lado de fora, mas é incrivelmente difícil renovar um serviço usando esta escala e complexidade a partir do zero. Porque não é só criar e editar notas. É sobre milhões de pessoas que usam o Evernote todos os dias, com uma quantidade incrível de casos de uso singulares. Temos que descobrir, compreender, e levar em conta o máximo possível. Fazemos isto para minimizar o risco e nos certificar que as versões futuras do Evernote possam levar você ao deleite em vez da frustração.

Francamente, uma renovação nesta escala é algo que poucas empresas estão dispostas a enfrentar, porque é tão difícil de ser feito. Experimentamos como é difícil a cada vez que descobrimos outro desafio que não estava nos planos, ou um caso particular inesperado. Você está experimentando a dificuldade ao ver como está demorando para chegarmos lá: mais do que imaginávamos, mais do que gostaríamos, e mais do que você deveria esperar.

Ter progressos é cada vez mais difícil em meio a uma pandemia global. Mas saiba uma coisa: Não perdemos nosso foco. Permanecemos decididos em nossa busca para construir um Evernote cada vez melhor para você; algo que temos orgulho de defender, e em que você pode se apaixonar novamente enquanto carrega pelo seu trabalho, seus projetos pessoais e sua vida.

Seja das nossas mesas de jantar, nossos sofás da sala, ou nossas varandas, estamos trabalhando muito e continuaremos e seguir adiante para você. A cada vez que lançamos uma nova versão interna, ou uma nova Prévia vai para os testadores, a animação é palpável. Ficamos incrivelmente felizes quando eles se mostram dignos de promoção para o Beta. E quando os colocamos em suas mãos em um lançamento geral, todos respiramos aliviados, e imediatamente começamos a trabalhar para entregar o que vem depois.

Construir um Evernote melhor não é fácil. Agradeço você continuar conosco enquanto subimos esta montanha juntos. E espero podermos desfrutar juntos da vista do outro lado.

Organize seu trabalho e desafogue sua vida com o Evernote.

Cadastre-se Gratuitamente