Produtividade

Ensine seus filhos a se verem livres da bagunça (e ficarem animados com isso)

É um fato que crianças fazem bagunça. Ensiná-las a se verem livres da bagunça e manterem a organização não é uma tarefa impossível, mas é uma habilidade que precisa de treino regular. E enquanto isso, elas ganham habilidades valiosas que seguirão pelo resto da vida.

Mas isso não significa que é fácil. Toda criança tem seu jeito de fazer as coisas e aprende no seu próprio ritmo. A maioria dos adultos também não é tão boa em organizar como deveria! A boa notícia é que ensinar seus filhos a se livrar da bagunça é mais fácil do que parece. Ao executar de maneira regular algumas atividades simples para remover a bagunça e fazer uma boa limpeza, você pode ensiná-las a manterem a organização a vida inteira.

Fonte: Shutterstock

Se livrar da bagunça não é a mesma coisa que limpar?

Não, se livrar da bagunça não é a mesma coisa que limpar. Isso é uma diferença importante a ser feita ao ensinar crianças a se livrarem da bagunça.

Limpar envolve tarefas como varrer, passar aspirador de pó e limpar superfícies, coisas que precisam ser feitas independente do nível de bagunça. Por outro lado, se livrar da bagunça é mais uma questão de organização: colocar as coisas onde devem estar de maneira que fique fácil encontrá-las, enquanto você se livra de itens não utilizados que ocupam espaço.

É claro que apesar de serem tarefas separadas, elas andam de mãos dadas. A limpeza não acontece sem você se livrar da bagunça antes. É difícil passar aspirador no tapete se há pilhas de brinquedos espalhados.

Em muitos casos, crianças mais novas não podem participar da limpeza profunda, já que envolve produtos químicos e aparelhos como aspirador de pó. Mas você podeconectar a experiência de limpeza com o ato de recolher os brinquedos e se livrar da bagunça para colocá-las no processo. Crianças precisam entender que esse é o primeiro passo e que a limpeza vem depois.

Dica especial: Use o Evernote para salvar uma lista detalhada de onde as coisas dos seus filhos ficarão assim que você se livrar da bagunça, como um resumo dos melhores lugares para colocar seus brinquedos. Você pode até tirar fotos dos brinquedos e armazená-las na sua nota como lembrete visual.

Introduzindo o conceito de doar para caridade

Uma das partes mais importantes do processo de se livrar da bagunça é aprender a se livrar de coisas que possam ter associações sentimentais, mas não são mais relevantes para sua vida. Assim como muitas dessas lições, adultos podem ser igualmente difíceis como as crianças nisso, apesar de adultos terem menos desculpas. Crianças ainda estão aprendendo e podem achar difícil se separar de brinquedos que não servem mais para elas.

Fonte: Shutterstock

Esse é um bom momento para criar uma caixa de doação para levar para alguma instituição de caridade. Explique que os itens vão para uma nova casa com uma nova família, e não serão simplesmente jogados fora. Isso vai facilitar para as crianças entregarem estes tesouros desatualizados.

Dica especial: enquanto seus filhos aprendem como se livrar da bagunça ao separar pilhas para doação, você pode registrar todos os itens no Evernote. Identificar de maneira meticulosa o que você vai doar vale muito a pena na hora de fazer seus impostos, se você puder usar isso como dedução. Em vez de correr atrás de recibos, acompanhe as doações conforme são feitas.

Coloque-as para tomar conta de bazar de itens usados

Se vários itens na sua lista de doação ainda são funcionais e podendo ser vendidos, você pode pensar em fazer um bazar para que os vizinhos fiquem com eles. Se você fizer isso, envolva as crianças no processo de organização para que seja uma atividade familiar. Peça a opinião das crianças quando o assunto for organizar e etiquetar os itens, definir preços colocar placas e outras tarefas similares.

Fonte: Shutterstock

Quanto mais você encorajar as crianças a tomar a liderança, especialmente aquelas mais velhas que já estão prontas para algumas responsabilidades, mais elas terão entusiasmo para se livrarem da bagunça. Além de se sentirem conectadas ao processo e ajudarem seus pais, elas aprenderão uma boa lição no que diz respeito a se livrar de coisas desnecessárias. (Para crianças mais velhas, isso também pode significar um trocado após o bazar, algo que sempre é um bom motivador para aprender a se livrar da bagunça.)

Incentive para se livrarem da bagunça

Todo mundo sabe como é difícil convencer uma criança a fazer algo que ela não tem muito interesse. Em casos assim, talvez não seja demais oferecer incentivos para aprenderem como se livrar da bagunça de maneira efetiva.

Fazer um bazar pode dar um trocado extra para crianças mais velhas, mas estes incentivos não precisam sempre envolver dinheiro. Você não quer confundir se livrar da bagunça com tarefas de casa ou outras coisas parecidas que fazem parte da mesada. Em vez disso, busque benefícios que podem ser dados como recompensa para se livrar da bagunça. Talvez coisas que sejam de graça, mas divertidas, como escolher o filme que a família vai assistir na sexta a noite, ou mais tempo no videogame. Pergunte aos seus filhos qual é a recompensa ideal para o tempo livre para ter ideias. Eles podem dar algumas respostas muito interessantes.

Dica especial: Organize tarefas de organização e similares com um modelo de tarefas personalizável. Use este modelo para configurar lembretes para crianças se organizarem e acompanhe seus progressos rumo a recompensas, marcando os passos com emojis e imagens ao longo do caminho.

Comece a ensinar as lições importantes da vida logo cedo

Crianças geralmente querem ajudar na casa, se você pedir, e às vezes, mesmo sem pedir! Apesar disso gerar mais trabalho para pais ocupados, você também pode usar este impulso para eles começarem a aprender hábitos para toda a vida. Dê uma direção ao seu entusiasmo, coloque um pouco de brincadeira e você vai garantir que as lições de se livrar da bagunça ficarão com eles a vida toda.

Organize seu trabalho e desafogue sua vida com o Evernote.

Cadastre-se Gratuitamente