Os assassinatos de George Floyd em Minneapolis, Ahmaud Arbery na Georgia e Breonna Taylor em Louisville mais uma vez expuseram a angústia do racismo enraizado nos Estados Unidos. Abominamos a violência e hostilidade sem sentido que tantas pessoas que não são brancas enfrentam todos os dias, e enfrentam há gerações. Neste momento, todos nós recebemos o chamado para declarar o que defendemos e o que queremos fazer com relação a isso.
Na Evernote, posicionamo-nos contra o racismo, desigualdade racial e injustiça, em todas as suas formas evidentes e veladas. Acreditamos que Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). E acreditamos que fazer um mundo melhor é a responsabilidade de todos.
Muitas empresas adotaram posturas públicas apoiando o Black Lives Matter nas últimas semanas. Até agora estivemos silenciosos em público, mas dentro da Evernote, nossas conversas têm sido frequentes, profundas, e por vezes dolorosas. Nosso foco tem sido em apoiar nossos funcionários agora e encontrarmos juntos um caminho adiante.
Nosso diálogo começou com um e-mail que escrevi para a empresa no dia 1º de junho. Nele, eu disse:
Não há nenhum lugar para o racismo e violência. Como uma família Evernote, devemos estar unidos e apoiando esta simples verdade. Espero que em nossa jornada juntos, tenhamos cultivado um ambiente de confiança, transparência e uma vontade de ouvir verdades difíceis de engolir. Provamos que como indivíduos e como uma equipe, estamos dispostos a confrontar problemas impossíveis. Isso é bom, pois esse é um problema que precisa de todos nós.
Mas, sabemos que falar não é suficiente. Ficar na lateral não é suficiente. Para criar uma mudança duradoura, precisamos fazer mais. Precisamos amplificar vozes que ficaram muito tempo sem serem ouvidas, e precisamos fazer mais.
Ao longo das últimas duas semanas, começamos a explorar maneiras de realizar ações significativas como indivíduos e como uma empresa. Como primeiro passo, muitos de nós demos apoio pessoal a uma variedade de organizações e iniciativas que trabalham para acabar com a injustiça e a igualdade sistêmicas, incluindo Black Lives Matter, Equal Justice Institute, NAACP e Southern Poverty Law Center.
A Evernote não é uma organização vasta, mas nossas operações englobam quatro grandes centros urbanos nos EUA, e outros ao redor do mundo. Como próximo passo, estamos trabalhando por toda a empresa para identificar e priorizar ações que possam ter o maior impacto nas nossas comunidades locais, e dentro de nossos próprios muros.
Dr. Martin Luther King, Jr. disse uma vez para alunos da Oberlin College, que “sempre é a hora certa de fazer o que é a coisa certa”. Na Evernote, comprometemo-nos a transformar palavras em ação, para que possamos juntos buscar maior progresso como sociedade.