Usando o Evernote

Sistemas de Anotação Atemporais para Estudantes

Em salas de aula ao redor do mundo, milhões de estudantes (desde o primário, até os níveis mais altos da pesquisa acadêmica) continuam a tradição de serem os anotadores mais consistentes. Apesar de passarmos por mudanças muito grandes na tecnologia ao longo das últimas quatro décadas, a essência e metodologia da anotação permanecem em grande parte intactas. O que costumava ser completamente manual e que levava tempo, agora foi integrado para ser mais digital, sem papel, e o mais importante, fácil.

Não importa se estão escrevendo rapidamente em um caderno ou capturando notas de aula em um laptop ou dispositivo móvel, estudantes ainda precisam encontrar maneiras de lembrar o que os professores disseram durante a aula. Do que adianta suas anotações, se você não pode consultá-las enquanto estuda? Esse é o objetivo né?

Anotação é essencial para o processo de aprendizado. É por isso que encontrar o melhor sistema de anotação que funciona para você é tão importante.

Conquistar (e manter) a organização

A vida como estudante pode ser bagunçada, especialmente quando você está equilibrando todas as suas aulas com atividades extracurriculares e às vezes trabalho. Você quer começar o ano escolar com organização e manter-se assim conforme adiciona mais notas e projetos à sua carga de trabalho.

O segredo é não só ter um espaço organizado para suas notas, como também um sistema de anotação organizado. Como você gerencia suas notas pode impactar de maneira significativa como você as revisa quando for a hora de estudar.

Encontrar um método para organizar seu trabalho escolar é essencial. Mas, só porque um tipo de organização funciona para o seu amigo e outro para você, não significa que você está fazendo algo errado. A organização, assim como a anotação, é uma preferência pessoal.

Dica especial: não há nada errado em fazer anotações do jeito tradicional com papel e caneta. Mas, fazer anotações com o Evernote pode ajudar você a melhorar o nível de suas anotações. Com o Evernote, você pode criar cadernos diferentes para cada matéria para manter tudo no mesmo lugar. Além disso, você pode construir pilhas de cadernos para cada semestre, ano, ou área de estudo.

Transformando suas notas em conhecimento

Como estudante, você aprende através da exposição repetida à informação. Porém, para realmente aprender, você precisa continuar revisando o material. É por isso que anotação é tão importante.

A anotação permite que você grave informações importantes quando está aprendendo em aula ou enquanto faz as tarefas de casa, revisar quando for necessário e consultar mais tarde para provas e projetos. Usar smartfones, tablets e laptops para anotação pode melhorar de maneira significativa o aprendizado.

Quando você está fazendo anotações, não se preocupe em escrever tudo palavra por palavra:

  • Capture e grave somente as informações que você não sabe, bem como os detalhes para dar suporte a estas novas informações.
  • Identifique e destaque os materiais mais importantes e novas informações que você está aprendendo.
  • Reveja e estude as informações mais tarde; configure um lembrete, para não esquecer!
  • Depois, você pode relembrar-se das informações quando for necessário, como quando estiver fazendo mais pesquisas, conectando ideias em um papel ou fazendo suas provas.

Vamos abordar isso com uma perspectiva psicológica. Para construir uma memória de longo prazo, sua mente passa por quatro estágios: decodificação, consolidação, armazenamento e recuperação. Curiosamente, eles são similares às fases da anotação.

  1. Decodificação – Escrever notas, ouvir áudio, ver fotos e o ato de absorver informações.
  2. Consolidação – Neste estágio, sua nova memória fica mais forte porque você está identificando os insights-chave e destacando novos insights.
  3. Armazenamento – Você pode armazenar suas notas em um caderno físico usando papel e caneta ou em um sistema digital como o Evernote para revisar facilmente.
  4. Recuperação – Revisitar e ler suas notas e as outras informações que você capturou conforme está estudando, aplicando seu conhecimento em um teste ou usando-o em um contexto do mundo real.

Escolhendo seu estilo de anotação

A anotação é algo profundamente pessoal. Como você implementa um método em especial reflete não só os seus hábitos produtivos, como também a forma com que você pensa e o seu fluxo de trabalho criativo. Para algumas pessoas, organizar informações em formatos de níveis e listas é a chave para o sucesso. Para outras, são sistemas visuais que as ajudam a enxergar a informação de um novo jeito.

Não importa qual seja o seu sistema, o desafio é universal: como analisamos o barulho, peneiramos as informações e decidimos o que é importante?

Apesar do processo parecer complicado, há dois sistemas de classificação primários de anotação: linear e não linear. Mas o método que você usa depende de uma escolha pessoal, o ambiente de classe que você está, e a forma como seu cérebro trabalha. Estas são as algumas das abordagens comuns, e todas são fáceis de implementar no Evernote!

O Método de Linhas Gerais

Com suas origens no século XVI, o método de linhas gerais é provavelmente o estilo mais clássico de anotação de lápis e papel no qual você captura as informações usando numerais romanos e arábicos.

Sua durabilidade é parte do seu legado; ele funciona no papel, mas também é extremamente fácil de adaptar e implementar digitalmente.

Com um modelo linear, você também pode usar marcadores ou outros caracteres e símbolos. Use sua criatividade e organize suas linhas gerais usando quaisquer símbolos que deem certo para você.

Esta tática de anotação funciona em quase qualquer configuração de aula, e ajuda você a gravar seu conteúdo rapidamente. Além de capturar pontos chave, ele também te ajuda a catalogar e lembrar o que os subtópicos tem a ver com os conceitos maiores. Como este estilo de anotação busca capturar as partes importantes de uma aula, é fácil transformar suas notas em questões que você possa usar mais tarde para estudar para provas.

O Método Cornell

Originalmente inventado nos anos 50 na universidade que carrega o seu nome, o Cornell é considerado por muitos como um dos melhores sistemas de anotação.

!

Separado em três seções distintas, o sistema Cornell permite que você capture e recupere as informações em um único lugar. Ao usar o Cornell, você pode focar nos principais conceitos e ideias das aulas e construir o aprendizado a partir dali. Este sistema é perfeito para alunos de escola ou faculdade em situações de aulas. Também é um bom sistema para levar para o seu primeiro estágio ou emprego.

  1. Gravação: Durante uma aula, use a coluna de anotação na esquerda para gravar a aula usando frases.
  2. Perguntas: Formule perguntas na coluna da direita baseado nas suas notas de aula, logo após o seu término (enquanto elas ainda estiverem frescas na sua cabeça). Escrever perguntas ajuda a esclarecer significados, revelar relacionamentos, estabelecer continuidade e fortalecer a memória. Anotar perguntas também prepara o caminho para estudar mais tarde.
  3. Recitar: Cubra a coluna de anotação com uma folha de papel. Depois, olhando para as perguntas ou somente para as palavras-chave na coluna da direita, diga em voz alta, nas suas próprias palavras, as respostas para as perguntas, fatos, ou ideias indicadas pelas palavras-chave.
  4. Refletir: Reflita sobre o material fazendo perguntas para si mesmo, como por exemplo: “Qual é o significado destes fatos? Sobre qual princípio eles estão baseados? Como posso aplicá-los? Como eles se encaixam naquilo que já conheço? O que está além deles?
  5. Revisão: Gaste pelo menos dez minutos cada semana revisando todas as suas notas anteriores. Se você fizer isso, provavelmente vai reter as informações e arrasar na sua próxima prova.

Dica especial: Adicione destaques, sublinhados ou símbolos ao redor da informação que é importante para os seus estudos. Se puder, evite escrever frases inteiras. O objetivo da anotação é dar uma dica para si mesmo de coisas que seu professor pode indicar como importante, e ajudar a criar guias de estudo pessoais. Se você está fazendo anotações no Evernote, crie uma legenda no topo da sua nota para poder se lembrar do que cada elemento de formatação especial representa.

O Método de Frases

O modo de anotação de frase é um dos sistemas mais básicos. É exatamente o que parece ser: anotações em frases completas. Este método é uma excelente maneira de capturar as informações que seu professor está dizendo palavra por palavra. Mas, você perde a capacidade de organizar suas notas usando listas numeradas ou com marcadores.

Como o que você escreveu não está organizado em parágrafos, vai ser necessário voltar e revisar o material mais tarde.

De acordo com o University Librarian, o método de frases de anotação pode ser dividido em três passos fáceis.

  1. Escreva cada frase em uma linha separada.
  2. Numere suas linhas.
  3. Reveja suas notas.

Se você digita rapidamente e as informações forem apresentadas de maneira organizada, este pode ser o sistema de anotações perfeito para você.

Dica especial: apesar deste método ter sido feito para ser frases completas, pode ser útil criar seus próprios códigos para te ajudar a digitar mais rápido. Se você usa linguagem abreviada para conversar com amigos nas redes sociais, coloque-a no seu sistema de anotação. Por exemplo, use c/ (com) e vc (para você). Se quiser criar um sistema mais complexo, coloque uma legenda no começo de suas notas para poder consultar sempre que quiser.

Um método de anotação simples

Este sistema de anotação não tem um nome próprio, mas terá um grande impacto na sua formação. Você está aprendendo muito em aula, então é importante gravar recursos importantes, pontos chave das aulas, perguntas a serem feitas e itens de ação para você mesmo.

Com este modelo Notas de aula, você pode manter as seções como estão, ou personalizá-las para se adequarem às suas necessidades. De qualquer maneira, você estará pronto para o sucesso!

Dicas de anotação adicionais para estudantes

Desde anotações até destaques, aqui estão algumas maneiras adicionais para levar suas notas ao próximo nível.

Participe de aulas regularmente. Não precisamos dizer que a presença consistente nas aulas é uma grande parte do sucesso acadêmico. Você precisa absorver o material de aula para compreender as leituras dos livros e se preparar para provas e projetos finais. Além disso, se você pensar bem, cada vez que falta uma aula, você está perdendo dinheiro. Lembre-se que você está pagando por estas aulas, mesmo se estiver em uma universidade ou escola pública!

Seja criativo com sua anotação. Você deve escolher qualquer sistema de anotação que funcione melhor para você, mas sinta-se no controle para usar sua criatividade nele. Adicione símbolos, destaques, emojis e cores nas suas notas. Qualquer coisa que ajude você a lembrar-se de que o que você está escrevendo é a melhor maneira de fazer anotações.

Torne-se um leitor ativo. Quando você está estudando para uma aula ou desenvolvendo ideias para escrever projetos, tente muito ler ativamente e compreender o material.

Faça perguntas. Pergunte ao seu professor ou parceiros de estudo dúvidas adicionais conforme você faz as anotações para ampliar mais sobre tópicos específicos. Ao fazer estas perguntas, você pode melhorar sua compreensão do material e adicionar mais às suas notas.

Cite fontes. Muitas aulas precisam de bibliografias anotadas, então você economizará tempo se capturar as fontes que você estuda. Use o Web Clipper do Evernote para acompanhar suas fontes conforme você faz anotações para nunca mais perder tempo pesquisando as fontes quando for a hora de criar sua bibliografia.

Junte notas escritas à mão com notas digitais. Use o recurso de digitalização de documentos do Evernote para capturar suas notas escritas à mão e armazená-las no caderno apropriado. Dessa forma, você não precisa se preocupar em perder suas grandes ideias!

A anotação é essencial para o sucesso acadêmico, mas não precisa ser assustadora. Há muitos sistemas de anotação dentre os quais você pode escolher para te ajudar a ser mais eficiente e eficaz na hora de aprender. Então, não importa se você é um anotador clássico, um anotador visual, ou algo no meio do caminho, o Evernote está aqui para ajudar você a se tornar um melhor anotador.

Estude de maneira mais inteligente com o Evernote Personal: 50% de desconto para estudantes.

Registre-se agora