Produtividade

Transforme seu espaço de trabalho

Esse post foi originalmente escrito por: Joshua Zerkel, Diretor Mundial de Gerenciamento de Contas e Treinamentos do Evernote, um Organizador Profissional Certificado, e o autor do livro best-seller “Evernote at Work”.

Você sabia que o design e o layout do seu ambiente de trabalho pode ter um grande impacto na produtividade do time? Pesquisas na área sempre mostram que pequenas mudanças podem trazer grandes resultados. Logo, vale a pena avaliar como maximizar o potencial em sua empresa. Aqui, vamos considerar algumas áreas que poderíamos pensar em mudar desde já.

Comece avaliando como agrupar as equipes, de modo que eles possam trocar ideias e trabalhar em conjunto. Espaços abertos podem ser fantásticos por criarem um clima descontraído no trabalho, e isso é excelente para melhorar o bem estar e o engajamento das pessoas. Se o seu time é pequeno, considere compartilhar o espaço com outras empresas em espaços de Co-Working. Além de melhorar o clima, o relacionamento cria oportunidades de networking e troca de experiências entre pessoas com funções similares.

Outra maneira de melhorar a produtividade no trabalho é considerar as cores. Escritórios tradicionais podem ser maçantes e monótonos, mas nada o impede de incluir cores nas paredes. Essa é uma tática conhecida para estimular a criatividade utilizada por empresa que dependem da criatividade dos funcionários. Se você não pode fazer mudanças radicais, considere cartazes, quadros e objetos que estimulem a criatividade e quebrem o clima de monotonia sem a necessidade de realizar reformas ou pinturas na parede.

Finalmente, ofereça liberdade para que seus funcionários encontrem a maneira mais confortável para realizar seu trabalho. Se eles preferem um lugar calmo e silencioso para se concentrar, faça o possível para oferecer isso. Ofereça facilidades como o acesso a um café agradável para uma reunião de brainstorming. Ser flexível com seus funcionários os torna engajados e motivados se sua equipe tiver uma gestão eficiente. A comunicação é chave para isso, e você deve sempre tentar envolver sua equipe nos processos de decisão.

 

É óbvio que cada ambiente e equipe possuem uma dinâmica diferente, e a melhor maneira de encontrar o modelo ideal que funcione para você é experimentar. Mas a mensagem que deixamos é: tenha sempre em mente o impacto que o ambiente pode causar em seus trabalhadores e busque sempre maneiras de maximizar a produtividade considerando essa variável.

Faça um upgrade nas suas notas com o Evernote Premium.

Seja Premium