Ícone do site

Evite o burnout do trabalho remoto com estas dicas simples

Não importa se você é gerente, freelancer ou colaboradora, o trabalho remoto rapidamente se tornou o novo normal. Empresas descobriram que conseguem economizar nos custos de manter um escritório ao permitir que os funcionários trabalhem de casa pelo menos parte do tempo. Enquanto isso, funcionários podem ter mais flexibilidade ao atingir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e economizar tempo e dinheiro no transporte até o escritório. O efeito do trabalho remoto foi transformador para as empresas, mas também trouxe à tona novos componentes de stress e desafios que precisam ser abordados.

Source: Shutterstock

O burnout do trabalho remoto, por exemplo, pode rapidamente se tornar um problema caso não seja abordado. O isolamento e uma falta de estrutura afetam alguns trabalhadores de maneira negativa, o que, por sua vez, pode impactar a produtividade e causar um monte de problemas de bem-estar. A boa notícia é que gerentes e líderes de equipe podem fazer muito para lutar contra estes problemas em potencial, ao garantir que os funcionários que estão trabalhando de casa tenham o que é necessário para fazer seus trabalhos remotos, construir canais para permanecerem em contato com outros membros da equipe, e ajudá-los a gerenciar seu equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Enquanto isso, os funcionários também devem buscar uma postura proativa com relação aos seus equilíbrios. Apesar de cada empresa ser diferente, algumas dicas no geral podem ajudar você a descobrir este equilíbrio nas suas operações. Não importa se você é gerente, freelancer ou funcionário, evitar o burnout é essencial.

Para gerentes

Gerentes possuem a tarefa de implementar a política operacional de uma empresa, enquanto também lidam com as necessidades dos trabalhadores sob sua supervisão. Isso fica muito mais complexo em um modelo de trabalho remoto, onde os gerentes precisam equilibrar vários calendários para determinar quem vai voltar ou não para o escritório. Serviços de limpeza devem ser ajustados, problemas como hora extra precisam ser resolvidos, e em alguns casos, definir estações de trabalho e recursos similares do novo normal também entram em jogo.

Source: Shutterstock

Gerentes equilibram várias tarefas ao longo do dia, e as responsabilidades da posição geralmente envolvem um comprometimento de tempo muito grande. Isso significa que gerentes são tão vulneráveis ao burnout do trabalho remoto como qualquer pessoa; na verdade, podem até ser mais vulneráveis. Gerentes podem considerar como normal trabalhar de 12 a 16 horas por dia, além de finais de semana. Quando isso transborda na vida pessoal (que é o que acontece quando você trabalha remoto) o burnout aparece logo depois.

A solução

Promova um equilíbrio entre vida pessoal e profissional para você e para outros membros da equipe.

Aplicar as mesmas técnicas para sua equipe pode encorajar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional neles também.

Dica especial: Início no Evernote é uma maneira fantástica de organizar e integrar o seu dia. Ele é totalmente personalizável para mostrar apenas o que você precisa, e você pode fazer ajustes e adicionar lembretes facilmente.

Para freelancers

Source: Shutterstock

Trabalhadores freelancers são uma parte cada vez maior da mão de obra. A maior parte deles trabalha de casa, então não é nenhuma surpresa que eles são extremamente vulneráveis ao burnout.

Freelancers geralmente seguem um ciclo de trabalho que envolve fartura ou pobreza. Por conta disso, eles costumam pegar o máximo de projetos que conseguem encaixar em seu tempo disponível. Se não for vigiado, isso pode levar à fadiga ou algo pior, especialmente se eles estão trabalhando de casa, que pode acabar com um equilíbrio de vida pessoal e profissional.

A solução

Encontre equilíbrio para o seu ciclo de trabalho remoto como freelancer para evitar fadiga e burnout desnecessários.

Dica especial: Freelancers podem se preparar para reuniões, apresentações e outros eventos ao criar notas e conectá-las a eventos da Google Agenda. Isso ajuda a reduzir o stress e evitar sentimentos de burnout.

Para funcionários

Trabalhadores de jornada integral remotos acabam cumprindo horas determinadas. Apesar de terem flexibilidade em como organizam seus dias, também precisam fazer a maior parte por conta própria, sem ninguém para se conectar. Isso também é uma grande contribuição para o burnout do trabalho remoto.

A solução

Pense nestas sugestões para enfrentar o cansaço:

Dica especial: Tarefas permitem que você personalize seu plano de jogo o quanto precisar. Defina metas mais amplas e separe-as em itens diários mais gerenciáveis, enquanto separa de suas outras listas de tarefa da vida, tudo isso concentrando-as no mesmo lugar!

Descanse, mesmo se não estiver cansada

Source: Shutterstock

Todo mundo se beneficia de um descanso e intervalos, apesar do que o descanso parece depende em quem você é e quais são seus interesses. Isso pode significar se exercitar, ou praticar seus hobbies, assistir um episódio da sua série preferida, ou só deitar no sofá e não fazer nada. Não importa o que é descansar para você, certifique-se de planejar e agendar um tempo de descanso todo dia.

O trabalho remoto não deve ser cansativo

Trabalhar remoto pode te deixar sugado no final do dia e ter um impacto na sua saúde mental, mas não deve ser desse jeito. Na verdade, com as ferramentas certas e de olho nos meios práticos de atingir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, você pode fazer isso trabalhar a seu favor e evitar o burnout. Separe um tempo para si mentalmente e fisicamente. Faça pequenos intervalos para recarregar, pare de olhar os e-mails quando o seu horário terminar, e lembre-se que o seu melhor será diferente a cada dia.

Sair da versão mobile