Usando o Evernote

Batendo o ponto: equilíbrio entre produtividade, vida pessoal e profissional

Atingir um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal já era difícil antes da pandemia do COVID-19. Depois, trabalhar de casa se tornou o ‘novo normal’ e os limites entre nossas vidas pessoais e profissionais quase desapareceram. Parece exagero? Os números não mentem: mais da metade dos trabalhadores agora ultrapassam 40 horas por semana e mais de 60% relatam trabalhar nos fins de semana.

Porém, mais do que nunca, as pessoas estão procurando maneiras de trabalhar de maneira mais inteligente, ao invés de trabalhar mais, dentro do horário comercial. Mas como você bate o ponto (em casa ou no trabalho) sem sacrificar a produtividade?

O segredo é organizar-se. Quanto mais organização tiver, mais produtividade terá, e logo uma vida profissional e pessoal equilibrada se torna uma realidade em vez de uma ideia louca. Você pode manter seus níveis de produtividade e bater o ponto na hora certa, sem a preocupação de ter que deixar trabalho inacabado nas suas mãos.

Mantenha a vida e o trabalho separados, mas organize no mesmo lugar

Sem os limites claros, pode ser quase impossível “desligar” o trabalho e “ligar” a vida pessoal. Separar fisicamente sua vida profissional e vida pessoal é um começo, mas mesmo se você conseguir manter espaços separados, a própria natureza do nosso mundo coloca os dois lados em rota de colisão, sempre se batendo em nossos computadores, dispositivos móveis e contas de redes sociais.

Mas, mesmo se não for possível criar esta separação fisicamente, separar mentalmente o trabalho e a vida pessoal pode ter um efeito profundo nos seus processos de pensamento e capacidade de organização.

Aplicativos de gerenciamento de projeto e produtividade individuais podem ajudar, mas como foram feitos para um propósito específico, esta abordagem geralmente não é o ideal porque você alterna entre diversos aplicativos para diversas tarefas. A frustração que resulta disso é um precursor para abandonar completamente a estratégia organizacional.

Uma ferramenta que permite que você trabalhe e mantenha as tarefas de casa separadas, mas organiza-as em um só lugar, pode ser o fator diferencial.O  Evernote Professional junta a função de vários aplicativos existentes (gerenciamento de tarefas, visibilidade de calendário, e coleta e recuperação de informações) em um único ponto de acesso, facilitando na hora de organizar cada aspecto de sua vida e encontrar aquele equilíbrio que sempre parece fugir.

Dica especial: conectar o Evernote com sua Google Agenda junta suas notas e calendário, deixando as notas mais fáceis de encontrar para que você possa realizar mais coisas. Agora, você pode conceitualizar sua carga de trabalho e dividi-la em partes gerenciáveis enquanto mantém seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Clientes Evernote Professional ou Teams também podem adicionar vários widgets de bloco de rascunho e nota fixada para personalizar o aplicativo e manter tudo no caminho certo. Por exemplo, você pode usar blocos de rascunho de cores diferentes para diferenciar prioridades profissionais e pessoais. E como o  Evernote sincroniza entre todos os seus dispositivos, suas informações estão sempre com você.

Mantenha o foco para conseguir bater o ponto na hora

Trabalhar de casa pode ser uma bênção e uma maldição. Por um lado, você está livre de toda a burocracia do escritório. Por outro? Você nunca está fora do horário comercial. É difícil manter a cabeça dentro do jogo quando você trabalha O. TEMPO. TODO. Mas você realmente precisa daquelas horas extras? Ou é uma questão de gerenciar seu tempo melhor? Se for isso, pense em filtrar tarefas desnecessárias e desenvolver estratégias para deixar seu dia mais eficiente.

Começar o dia com um entendimento claro dos seus limites profissionais, junto com um dia de trabalho que seja claramente definido, dará a você mais produtividade e diminuirá a hora extra. E, ao garantir que as tarefas estejam concluídas no final do dia, você pode manter aquela divisão importantíssima: desligar seus compromissos profissionais, independente de onde você esteja trabalhando, e bater o ponto na hora certa.

Para se desconectar completamente, desligue seu computador e se afaste da mesa de trabalho. Quanto mais você consegue se separar da mentalidade do trabalho, mais relaxado será seu tempo de folga. Isso também permitirá que você recarregue e tenha mais produtividade ao voltar para o trabalho.

Aqui estão algumas estratégias para ajudar:

  • Reveja suas tarefas concluídas no final do dia de trabalho. Tenha gratidão pelo trabalho concluído, e defina metas razoáveis para o dia seguinte.
  • Defina uma hora de término do seu dia de trabalho. Não precisa ser necessariamente uma hora tradicional como 17h30, mas precisa ser uma hora razoável que não mude.
  • Crie um terceiro espaço que age como uma ponte entre o trabalho e o lar. Isso pode ajudar você a preparar a mudança mental necessária para fazer a transição de trabalhador para pai/mãe, companheiro/a. Esta ponte pode ser levar o cachorro para passear, criar um trajeto para o trabalho, ou fazer exercícios.

Dica especial: use as Tarefas no Evernote para criar uma lista de tarefas no começo de cada dia e priorize-as de acordo. Você pode manter tudo no mesmo lugar, junto com seu calendário, lembretes e prazos para projetos a longo prazo. Se você gerenciar uma equipe, também pode usar as Tarefas para redistribuir e equilibrar a carga dos funcionários.

Estar sempre ocupado é o problema

Você já ouviu falar da ilusão de produtividade? Quando as pessoas parecem estar sendo produtivas, mas não são? Essa necessidade de mostrar que estão ‘ocupados’ o tempo todo, faz com que os trabalhadores sejam improdutivos e trabalhando mais do que deveriam, enquanto desperdiçam recursos e tempo. Isso também cria stress e mais hora extra. Listas de tarefas podem ajudar se as tarefas estão organizadas em ordem de prioridade. Modelos de gerenciamento, como o modelo Eisenhower (separar as tarefas em quatro categorias baseado em sua urgência e importância) podem ser muito úteis aqui.

Dica especial: o painel de controle do Início fornece visibilidade completa no seu dia de trabalho, incluindo listas de tarefas que organizam suas tarefas. Você pode personalizar seu Início para mostras as informações que você deseja, e com tudo no mesmo lugar, é fácil ver o que precisa ser conquistado. Defina níveis de prioridade para suas tarefas usando sinalizadores, prazos, etiquetas e emojis, e pense em criar uma convenção de etiquetas para ter uma organização mais fácil.

Separação pode ser uma coisa boa

No mundo extremamente competitivo de hoje, muitos de nós se sentem obrigados a dar aquele extra. A ideia de “separar-se” pode ser vista como negativa, com conotações de improdutividade. Mas, saber como e quando se separar, é tão importante para sua produtividade quanto saber como e quando mergulhar completamente.

Quando as pessoas não conseguem se separar do trabalho com uma certa frequência, isso gera desastre para o seu bem-estar mental e físico, que pode diminuir a motivação e a produtividade. Então, desconecte, relaxe e volte com uma nova perspectiva. Vai fazer toda a diferença.

Organize seu trabalho e desafogue sua vida com o Evernote.

Cadastre-se Gratuitamente