2021/01/04

Estado do Produto

Minha última atualização neste espaço foi há três meses, e a Evernote tem estado extraordinariamente ocupada. Em setembro, estávamos começando a lançar nossos novos aplicativos, Agora, conforme seguimos rumo a um novo ano, chegou a hora de dar uma atualização sobre a transição de produto na qual estamos navegando, e recuar com os olhos abertos na hora de contabilizar nossos esforços; um recuo que reflita o que estamos vendo no uso dos produtos, bem como o que estamos ouvindo de vocês.

Lançamos novos aplicativos para todas as nossas plataformas núcleo: Mac, Windows, iOS e Android. O Android foi a última a ser lançada, com sua implementação iniciando em 1º de dezembro, limitado a este ponto a dispositivos rodando Android 10 ou mais recentes. Esperamos ampliar o suporte à versão de SO nos meses iniciais de 2021. Até lá, dispositivos com SO Android mais antigos continuarão a usar o aplicativo Evernote da geração anterior.

Apesar de termos feito progresso considerável em nossos novos aplicativos, ao reconstruí-los do zero, os lançamentos não foram tão suaves quanto gostaríamos. Apesar de um processo de QA extenso, e um programa beta longo, alguns de nossos clientes encontraram bugs frustrantes e problemas de performance.

Por exemplo, nas versões anteriores de nossos lançamentos, alguns clientes viram suas notas repetidamente duplicadas enquanto as editavam. Bugs com nossa ferramenta de compartilhamento de extensão no iOS deixaram a captura de conteúdo problemática e a velocidade e confiança de baixar notas para uso offline não entregou o que era esperado. Igualmente, versões iniciais de nossos aplicativos Mac e Windows tinham problemas com links de notas, e forneciam acesso inconsistente a atalhos de teclado. Nossos usuários power mais avançados rapidamente relataram bugs até então desconhecidos, incluindo relatos de problemas esporádicos de performance e sincronização. Movemos rapidamente para corrigir muitos destes problemas, e continuamos a ter progresso significativo com cada lançamento, mas reconhecemos que encontrar bugs assim é frustrante.

Além dos bugs, algumas de nossas decisões de UX e funcionalidade geraram reclamações de clientes de longa data enquanto foram louvadas por outros. Era inevitável um certo atrito como resultado de nossa decisão de alinhar nosso design pelas plataformas de maneira mais próxima. Como mencionei em nossos vídeos Bastidores, a Evernote evoluiu para cinco experiências divergentes em cinco plataformas diferentes. Para reunificar os aplicativos e dar a você uma experiência mais integrada pelos dispositivos, tivemos que fazer centenas de escolhas individuais sobre a UX e a funcionalidade que formaram a base para o novo Evernote. Levamos cada uma dessas decisões em consideração cuidadosamente porque elas significavam trocas; trocas essas que tinham o potencial de melhorar alguns fluxos de trabalho, enquanto atrapalhavam outros.

Mas talvez o mais controverso tenha sido nossa decisão de lançar os novos aplicativos Mac e Windows enquanto ainda faltam alguns recursos usados por alguns de nossos clientes mais intensivos. Acreditamos que este era o caminho certo porque usuários Mac e Windows que dependem de recursos faltantes poderiam continuar a usar (e reinstalar se necessário) seu cliente Evernote Legacy para Mac ou Windows. Enquanto isso, colocar os novos aplicativos nas mãos das pessoas agora, mesmo se eles só atendam as necessidades de 90% de nossos clientes, abriu nossa capacidade de iterar rapidamente, para que possamos trabalhar pelo acúmulo de reconstruir recursos anteriormente disponíveis e continuar o progresso nos novos recursos que estão por vir.

Olhando para trás, acho que erramos ao falhar em definir expectativas reais com nossos usuários power antes destes lançamentos. Se tivéssemos aumentado as comunicações para ajudar nossos usuários mais intensivos avaliarem de cara se a nova versão do Windows ou Mac estava pronta para eles, acredito que poderíamos ter evitado muito do deslocamento que eles passaram na exploração dos novos aplicativos. Mesmo assim, lançar os novos clientes no mercado nos permitiu aumentar a velocidade significativamente ao longo dos últimos meses, então acreditamos que ainda estamos no caminho certo.

Tendo dito tudo isso, quero ser claro sobre onde estamos.

Agora estamos enviando software mais rápido do que nunca. A velocidade do software foi um dos motivos adicionais que fizemos esta renovação de cima abaixo em nossos aplicativos e infraestrutura. Desde nosso primeiro lançamento iOS em setembro, enviamos seis versões em seguida, resolvendo bugs e problemas de desempenho, bem como preenchendo buracos que incluem opções de classificação nos resultados de pesquisa, adicionando etiquetas pela extensão de compartilhamento, imprimindo notas, e a capacidade de visualizar PDFs protegidos por senha. No Windows e Mac, enviamos nove lançamentos e começamos e fechar os buracos de recursos ao adicionar a capacidade de editar datas de criação de nota, exibição de lista no topo, melhorias de modo escuro, contagens de nota na navegação esquerda, e a capacidade de fazer notas rápidas e capturas de tela com o Evernote Helper. Reconhecemos a necessidade de aumentar a transparência, para que você possa ver os próximos lançamentos na seção "Em Breve" das notas da versão.

Estamos priorizando os problemas de sincronização e performance. A promessa da Evernote em ajudar você a "lembrar-se de tudo e conquistar qualquer coisa" depende de uma sincronização livre de erros e performance rápida. Quando a sincronização dá errado, ou a performance não está a par, não estamos tendo sucesso. Como planejamos versões em nosso novo ciclo de lançamento acelerado, resolver estes problemas é a prioridade. Cada versão desde o lançamento contém correções e melhorias para sincronização e/ou performance, e vamos continuar a manter este foco.

Estamos ouvindo o seu feedback e tomando ações relativas a ele. Trabalhar na escala de milhões de clientes é desafiador; quase qualquer decisão deixará algumas pessoas maravilhadas e outras chateadas. Felizmente, temos uma base de usuários apaixonada, que separou um bom tempo para explicar em detalhes como as mudanças que fizemos impactaram suas abordagens diversas ao Evernote. Se erramos em algo, este feedback pode nos ajudar a reavaliar. Por exemplo, recentemente restauramos a capacidade dos usuários de escolher entre formatos de link internos e externos ao copiar um link de nota. Nas próximas versões, vamos restaurar muitos atalhos de teclado (e um guia de referência rápida), mover o menu de inserção para ficar mais facilmente ao alcance em telas maiores, e mudar os links de notas para exigir apenas um clique.

Vamos equilibrar o atendimento do acúmulo com o envio de novas funcionalidades. Usuários que voltaram para as versões Evernote legacy do Mac ou Windows, querem que preenchamos os buracos de recursos faltantes. Por outro lado, a maioria dos clientes Evernote está ansiosa para novas capacidades. Ambas as necessidades são reais, então você pode ter certeza que vamos perseguir ambas em paralelo, tirando proveiro de nosso novo ciclo de lançamento mais rápido. Ao mesmo tempo que estivermos trabalhando pelo acúmulo de recursos, você nos verá lançando novas funcionalidades no beta em todos os nossos novos aplicativos. Já lançamos a integração com o Google Drive para iOS, e há algumas semanas, começamos um beta privado de um novo recurso significativo, com ainda mais funcionalidades a caminho.

Permanecemos comprometidos a deixar o Evernote cada vez melhor para nossos clientes. Ficou claro que ainda temos muito trabalho a ser feito antes que nossos aplicativos encantem a todos. Mas também é verdade que muitos de nossos clientes já estão encontrando muito sucesso com estes aplicativos, como podemos ver na melhoria das métricas de envolvimento de produto medidas entre milhões de usuários. Por exemplo, entre os novos aplicativos, os clientes estão criando mais notas, e têm mais probabilidade de compartilhar ou etiquetar notas do que nos clientes Legacy. Então, apesar de nosso trabalho não estar concluído, nossa direção é clara.

Acreditamos que a cada número de semanas, com cada versão, temos a oportunidade de demonstrar porque entramos nesta jornada há dois anos. Com cada versão, estamos derrubando problemas e construindo embalo. Com cada versão, vamos reconquistar a confiança daqueles que enfrentaram problemas, e avançar rumo ao nosso objetivo de encantar você com todas as emocionantes novas capacidades. Estou confiante que os primeiros meses de 2021 serão um começo emocionante para um ano produtivo e emocionante com o Evernote.